Cânone androcêntrico no programa de sociologia da Universidade Nacional da Colômbia: contribuições para a superação da violência epistêmica

Autores

  • Cristina Rubio Salcedo Universidad Nacional de Colombia
  • Yenny Carolina Ramírez Universidad Nacional de Colombia
  • María Valentina Coronel Coronel Universidad Nacional de Colombia

Palavras-chave:

Canon, sociología, violencia epistemica, feminismo, Universidad

Resumo

As disputas sobre a definição do cânone na teoria social levaram à consolidação de um campo disciplinar androcêntrico que implica uma série de esquecimentos voluntários de outras vozes, outros problemas, outros métodos para estudar a sociedade; esses esquecimentos são uma forma de violência epistêmica. Este artigo começa com a definição do cânone clássico e seu caráter androcêntrico, e expõe as evidências de sua aplicação na Universidade Nacional da Colômbia. Em seguida, apresentamos várias contribuições da crítica feminista ao cânone, o apagamento das mulheres que ele acarreta e os efeitos de sua aplicação no campo sociológico acadêmico e profissional. Finalmente, apresentamos diferentes propostas sobre como desestabilizar o cânone, como reescrever a história da disciplina contra o apagamento das mulheres e como repensar a sociologia que queremos contribuir para desenvolver.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Acuerdo 008 - Universidad Nacional de Colombia (2008). Edu.co. Recuperado el 20 de julio de 2023, de http://www.legal.unal.edu.co/rlunal/home/doc.jsp?d_i=34983

Addams, Jane (2013). Hull-House: el valor de un centro social. Paraninfo.

Aldana Santana, Selene (2020). La historia de la Sociología: Si no te la contaron violeta, no te la contaron completa. Acta Sociológica, (81), 59-95. https://doi.org/10.22201/fcpys.24484938e.2020.81.77669

(2022). Remando en mares hostiles: la violencia epistémica contra las mujeres en la sociología. Revista Pensamiento Feminista, (1), 62-71. Estado de México.

Alexander, Jeffrey (1991). La centralizad de los clásicos en Giddens, A., Turner, J. et al. La teoría social, hoy. Alianza.

(1995). Las teorías sociológicas desde la Segunda Guerra Mundial: análisis multidimensional. Editorial Gedisa.

Arango, Luz Gabriela (2007). Presentación. En La mujer y la cultura moderna. Tres ensayos. Marianne Weber. Archivos del Índice.

(2011). A la sombra de los padres fundadores de la sociología. En El género: Una categoría útil para las ciencias sociales. Universidad Nacional de Colombia. Facultad de Ciencias Humanas. Escuela de Estudios de Género.

Bourdieu, Pierre y Passeron, Jean Claude (1964). Les Héritiers, les étudiants et la culture. Les Éditions de Minuit.

Bourdieu, Pierre (2000). Cuestiones de sociología. Istmo.

Campagnoli, Mabel Alicia (2015). ¡Andá a lavar los platos! Androcentrismo y sexismo en el lenguaje. En Bach, A.M. (coord.) Para una didáctica con perspectiva de género (pp. 59-105). Miño y Dávila y Unsam Edita.

Collins, Patricia Hill (1989). The social construction of Black feminist thought. Signs: Journal of Women in Culture and Society, 14, 745-73.

(1991). Black feminist thought: Knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. Routledge.

Connell, Robert William (1997). Why is classical theory classical? American journal of sociology, 102(6), 1511-1557.

Chernilo, Daniel y Mascareño, Aldo (2005). Universalismo, particularismo y sociedad mundial: Obstáculos y perspectivas de la sociología en América Latina. Persona y Sociedad, 19(3), 17-45.

Da Cunha, Mónica (2015). El currículum como Speculum. En Bach, A.M. (coord.) Para una didáctica con perspectiva de género (pp. 153-209). Miño y Dávila y Unsam Edita.

Debia, Eliana (2019). Notas sobre violencia de género y enseñanza de la sociología clásica en universidades nacionales públicas argentinas. De Prácticas y Discursos: Cuadernos de Ciencias Sociales, 8(12), 17. https://doi.org/10.30972/dpd.8124038

Feito Alonso, Rafael (2020a). La difícil coordinación en la enseñanza de la Sociología. Revista Española De Sociología, 29(2). https://doi.org/10.22325/fes/res.2020.23

(2020b). La docencia de la Sociología. Revista Española De Sociología, 29(2). https://doi.org/10.22325/fes/res.2020.22

Foucault, Michael (2008). Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. Siglo XXI. (Versión original 1966).

Fraser, Nancy (2013). Fortunes of feminism: From state-managed capitalism to neoliberalism crisis. Verso.

Gilas, Karolina Mónika (2021). Ciencia Política en masculino. El sesgo androcéntrico en la enseñanza de la disciplina en México. Revista De El Colegio De San Luis, 11(22), 1-28. https://doi.org/10.21696/rcsl112220211319

hooks, bell (1994). Teaching to transgress: Education as the practice of freedom. Routledge.

Lengermann, Patricia Madoo y Niebrugge, Gillian (2007). The Women Founders: Sociology and Social Theory 1830-1930. Waveland Press.

López Miranda, Claudia Elisa (2022). La reflexión en torno a la ausencia de las mujeres en los programas de sociología en el Estado de México. Revista Pensamiento Feminista, (1), 72-80. Estado de México.

Luhmann, Niklas (1998). Sistemas sociales. Anthropos.

McNay, Lois (1999). Gender, Habitus and the Field: Pierre Bourdieu and the Limits of Reflexivity. Theory, Culture & Society, 16(1), 95-117. doi: 10.1177/026327699016001007

O'Brien, Mary (1981). The politics of reproduction. Routledge and Kegan Paul.

(1989). Reproducing the world: Essays in feminist theory. Boulder, CO: Westview.

Pérez, Moira (2019). Violencia epistémica: reflexiones entre lo invisible y lo ignorable. El lugar sin límites. Revista de Estudios y Políticas de Género, 1, 81-98.

Salazar, Maria Cristina (1991). La Investigación-Acción participativa. Inicios y desarrollo. Magisterio Editorial.

(2006). El proceso de profesionalización del trabajo social. Trabajo social (Universidad Nacional de Colombia), (8), 27-36.

Seoane, Javier B. (2006). La disputa del Canon clásico en la sociología. Espacio Abierto, 15(4), 705-724.

Smith, Barbara (1988). Contingencies of value: Alternative perspectives for critical theory. Harvard University Press.

Sola, Jorge, Sádaba, Igor y Rendueles, César (2020). Entre la docencia carismática y la burocratización de la enseñanza: las crisis de la sociología y los dilemas de su aprendizaje. Revista Española de Sociología, 29(2). https://doi.org/10.22325/fes/res.2020.25

Sprague, Joey (1997). Hombres Sagrados y artillería pesada: El Canon/Cañón de La Teoría Social. Género y Sociedad, 11(1), 88-109.

Valdés, Manuel Tomás Valdés (2020). Algunas reflexiones sobre la situación del grado en Sociología en España. Revista Española de Sociología, 29(2), 411-418. https://doi.org/10.22325/fes/res.2020.28

Wallerstein, Immanuel (1999a). El legado de la sociología, la promesa de la ciencia social. Nueva Sociedad.

(1999b). Impensar las ciencias sociaies. Siglo XXI.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Cânone androcêntrico no programa de sociologia da Universidade Nacional da Colômbia: contribuições para a superação da violência epistêmica. (2023). Polémicas Feministas, 7, 1-21. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/polemicasfeminista/article/view/41881

Artigos Semelhantes

11-20 de 136

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.