Estereótipos e preconceitos de gênero entre estudantes universitários

Autores

  • Ivana Troncoso Universidad Austral
  • Marcela Muratori Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Universidad de la Defensa Nacional (UNDEF)

Palavras-chave:

estereótipos de gênero, sexismo, Jovens estudantes

Resumo

O processo de integração das mulheres no sistema universitário foi uma conquista dos direitos das mulheres, mas, mesmo assim, ainda existem preconceitos com relação ao seu papel dentro desse sistema ou estereótipos associados sobre as carreiras que deveriam estudar. Por essa razão, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as crenças e atitudes sobre o papel da mulher no sistema universitário em instituições públicas e privadas na cidade de Buenos Aires e nos subúrbios de Buenos Aires. Para isso, foi realizado um estudo empírico com 142 alunos de universidades públicas e privadas, seculares e religiosas, e de cursos de psicologia e engenharia. Os resultados mostram que os participantes exibem estereótipos de gênero rígidos e níveis moderados de sexismo. Ao mesmo tempo, foram identificadas diferenças significativas nas atitudes em relação às mulheres de acordo com as características da instituição e o programa de graduação cursado pelos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bem, Sandra Ruth Lipsitz (1974). The measurement of psychological androgyny. Journal of consulting and clinical psychology, 42(2), 155.

Bem, Sandra Ruth Lipsitz (1984). Androgyny and gender schema theory: a conceptual and empirical integration. Nebraska Symposium on Motivation. Nebraska Symposium on Motivation, 32, 179-226.

Brito Rodríguez, Sonia, Basualto Porra, Lorena, & Posada Lecompte, Margarita (2020). Percepción de prácticas de discriminación, exclusión y violencia de género en estudiantes universitarias. Revista interdisciplinaria de estudios de género de El Colegio de México, 6.

Castro Solano, Alejandro, & Nader, Martín. (2006). La evaluación de los valores humanos con el Portrait Values Questionnaire de Schwartz. Interdisciplinaria, 23(2), 155-174. Recuperado en 06 de septiembre de 2022, de http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1668-70272006000200002&lng=es&tlng=es

Díaz-Gómez, Eduardo Raúl (2020). Liderazgo transformacional y equidad de género: el caso de estudiantes de posgrado. Revista Universidad y Empresa, 22(39), 69-89.

Espinoza, Ana María & Albornoz, Natalia (2023). Sexismo en educación superior: ¿cómo se reproduce la inequidad de género en el contexto universitario? Psykhé, 32(1), 1-37.

Fernández Herrera, Sandra, Alvarado Payihuanca, Massiel, & Arias Gallegos, Walter L. (2020). Sexismo ambivalente y violencia en relaciones de enamoramiento en universitarios de Arequipa. Revista De Psicología, 9(1), 47–73. Recuperado a partir de https://revistas.ucsp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/299

Glick, Peter, & Fiske, Susan T. (2001). Ambivalent sexism. En Advances in experimental social psychology (pp. 115-188). Academic Press.

Glick, Peter, & Fiske, Susan T. (1997). Hostile and benevolent sexism: Measuring ambivalent sexist attitudes toward women. Psychology of women quarterly, 21(1), 119-135.

Herrera, Sandra Fernández, Payihuanca, Massiel Alvarado, Gallegos, Walter L. Arias (2019). Sexismo ambivalente y violencia en relaciones de enamoramiento en universitarios de Arequipa. Revista de Psicología, 9(1), 47-73.

Husain-Talero, Soraya, & Angulo, Luis Guillermo Muñoz (2019). Caracterización del liderazgo femenino en ámbitos militares. Reflexiones a partir de las experiencias de las alféreces en su fase de mando. cadernos pagu.

Jiménez Bandala, Carlos Alberto, Patlán, Juana, & Llanos Gómez, José Carlos (2019). Análisis de los valores deseables, deseados y practicados entre jóvenes universitarios desde el Modelo de Schwartz. Nova scientia, 11(23), 00018. Epub 10 de marzo de 2020.https://doi.org/10.21640/ns.v11i23.1917

León-Ramírez, Beatriz, Sanvicén-Torné, Paquita & Molina-Luque, Fidel (2018). Gender Stereotypes within the University. Does sexism determine the choice of degree amongst university students? Revista Española de Sociología, 27 (3), 433-449. Doi: 10.22325/fes/res.2018.20

Madolell Orellana, Rocío, Gallardo Vigil, Miguel Ángel, & Alemany Arrebola, Inmaculada (2020). Los estereotipos de género y las actitudes sexistas de los estudiantes universitarios en un contexto multicultural. Revista de la Universidad de Granada, 24(1), 284-303. DOI: https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i1.8148

Ministerio de Educación Argentina (2019-2020). Mujeres en el Sistema Universitario Argentino. Secretaría de Políticas Universitarias.

Morales, J. Francisco, Gaviria, Elena, Moya, Miguel & Cuadrado, Isabel (2007). Psicología social: tercera edición. Madrid, España: McGraw Hill.

Morón, Nazareth Gallego (2018). Discriminación de género en el sistema universitario argentino. Revista Estudos Feministas, 26(2)- DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n251339

Muratori, Marcela, Delfino, Gisela Isabel, & Botero Rojas, María Camila. (2018). Género, liderazgo y prejuicios: Estudios con cadetes del Colegio Militar de la Nación. Universidad de la Defensa Nacional; Defensa Nacional; 1; 1; 7-2018; 241-261-

Muratori, Marcela, & Casadei, Camila García (2022). Sexismo y estereotipos de género en estudiantes universitarios de una institución militar. Perspectivas: Revista Científica de la Universidad de Belgrano, 5(1), 103-129.

Niremberg, Olga (2006) Participación de adolescentes en proyectos sociales. Aportes Conceptuales y pautas para su evaluación. Tramas sociales. Paidós: Buenos Aires.

Tallavas, María Isabel Ocampo, & Aragón, Magaly Hernández (2022). Estudiantes universitarios y trayecto formativo: Una mirada desde el perfil valoral construido. Educere: Revista Venezolana de Educación, (83), 141-158.

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Troncoso, I., & Muratori, M. (2023). Estereótipos e preconceitos de gênero entre estudantes universitários. Polémicas Feministas, 7, 1–16. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/polemicasfeminista/article/view/41884