Abordagens do conteúdo sobre artrópodes nos livros didáticos do ensino médio no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo contribui com um olhar investigativo sobre a questão dos Livros Didáticos indicados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, para o ensino de biologia no nível médio do Brasil. O foco está nos conteúdos de tais livros sobre os Artrópodes. A pesquisa foi realizada por análise documental, orientando-se pelo que propõe o Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram analisados seis livros de biologia direcionados ao ensino oficial de nível médio, editados por diferentes autores. As análises evidenciaram que tais livros, de forma geral, apresentam limites na abordagem dos conteúdos sobre Artrópodes, especialmente os referentes aos conceitos de morfologia e fisiologia desse filo, bem como nas relações entre o conteúdo de Artrópodes e o cotidiano dos alunos. Este trabalho busca contribuir com uma reflexão mais crítica sobre o livro didático de biologia do ensino oficial de nível médio no Brasil.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que no se permite un uso comercial de la obra original ni de las posibles obras derivadas, la distribución de las cuales se debe hacer con una licencia igual a la que regula la obra original.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) después del proceso de publicación, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).