Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo tem como objetivo descrever uma sequência didática referente à Ecologia,fundamentada no ensino por investigação, com alunos de uma turma do 3º ano do EnsinoMédio bem como avaliar o posicionamento dos alunos a respeito da metodologia de ensinoutilizada. Também busca analisar em que medida os objetivos de ensino propostos foramalcançados. A abordagem metodológica amparada no ensino por investigação possibilita aoaluno: compreender o modo coletivo e ativo da produção científica; ampliar seu raciocíniológico, realizando explicações causais; e desenvolver suas habilidades investigativas. Paracompreender a percepção dos alunos sobre a abordagem metodológica desenvolvida,utilizamos os seguintes instrumentos para a constituição dos dados: gravações audiovisuaise anotações de campo, portfólios e entrevistas. Os resultados apontam que o envolvimentodos alunos no contexto da investigação faz com que o ensino de ecologia, muitas vezesentendido como um ensino descritivo e com muitos nomes, torne-se inovador, inesperadoe atraente, ocasionando uma aprendizagem com sentido.
Detalles del artículo
Cómo citar
Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia. (2016). Revista De Educación En Biología, 19(2), (pp. 57-72). https://doi.org/10.59524/2344-9225.v19.n2.22484
Sección
Experiencias Educativas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que no se permite un uso comercial de la obra original ni de las posibles obras derivadas, la distribución de las cuales se debe hacer con una licencia igual a la que regula la obra original.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) después del proceso de publicación, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Cómo citar
Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia. (2016). Revista De Educación En Biología, 19(2), (pp. 57-72). https://doi.org/10.59524/2344-9225.v19.n2.22484