DESAFIOS PROFUNDOS, CERTEZAS LIMITADAS: A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NOVATOS URUGUAIOS À LUZ DA EXPERIÊNCIA COMPARATIVA

Autores

  • María Ester Mancebo Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República del Uruguay
  • Virginia Coitinho Consejo de Formación en Educación, Administración Nacional de Educación Pública

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31960

Palavras-chave:

inserção profissional; professores novatos; Uruguai

Resumo

Este trabalho estuda a relação entre o ensino superior e o trabalho no campo da profissão docente, focalizando a transição da formação inicial para o desempenho laboral dos professores do ensino médio nos anos imediatos à sua qualificação. Partindo da situação do Uruguai, desenvolvemos uma visão comparativa com a região, principalmente Argentina e Chile. As questões de pesquisa propostas foram: Qual a realidade dos professores iniciantes uruguaios na segunda década do século XXI e em que medida esses professores se sentem aptos a enfrentar os múltiplos desafios da inserção profissional? algumas das afirmações sobre a formação, que grau de satisfação você sente em seu trabalho como professor? Como resultado da pesquisa, constatamos que os professores iniciantes no Uruguai consideram que dominam tanto o conteúdo disciplinar quanto as estratégias de ensino, mas afirmam que a formação inicial não os preparou para ensinar em contextos diversos, para gerir a inclusão na sala de aula. Na pesquisa realizada na região, esse aspecto coincide com o que emerge dos dados do Uruguai. Por sua vez, os iniciantes entendem que a formação inicial não contribuiu muito para poder utilizar o conhecimento sobre tecnologias em sala de aula. A inserção de novos professores em contextos socioculturais complexos é vista como um problema, dada a lógica institucional da região, o que dificulta ainda mais sua adaptação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANEP (2018). Censo Nacional Docente, Informe de Resultados. Dirección Sectorial de Planificación Educativa. Recuperado de https://censodocente2018.anep.edu.uy/censo

Aguerrondo, I. y Vezub, L. (2003). Los primeros años como maestro. Desarrollo profesional de los docentes uruguayos. Programa de modernización de la educación media y formación docente. Montevideo: ANEP – MEMFOD.

Ávalos, B. (2009). La inserción profesional de los docentes. En Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 13 (1). Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41902

Ávalos, B., Carlson, B. y Aylwin, P. (2004). La inserción de profesores neófitos en el sistema educativo: ¿cuánto sienten que saben y cómo perciben su capacidad docente en relación con las tareas de enseñanza asignadas? Informe Proyecto FONDECYT 1020218. Recuperado de http://repositorio.conicyt.cl/handle/10533/162628

CES. Monitor Liceal. Recuperado de: http://servicios.ces.edu.uy/monitorces/servlet/datosdepartamentales

Cisternas, T. (2016). Profesores principiantes de Educación Básica: dificultades de la enseñanza en contextos escolares diversos. Estudios Pedagógicos, XLII (4).

Flores, C. (2014). Inducción de profesores novatos en Chile: un estudio de caso. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 51 (2), 41-55. Recuperado de https://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel

Gorichón, S.; Salas, M.; Araos, M. J.; Yañez, M.; Rojas-Murphy, A. y Jara-Chandia, G. (2020). Prácticas de mentoría para la inducción de docentes principiantes: análisis de cuatro casos chilenos al inicio del proceso. Revista Calidad en la Educación, (52), 12-48. Recuperado de http://dx.doi.org/10.31619/caledu.n52.824

Iglesias, A. (2018). Formación docente e inserción laboral. Los profesores principiantes en las escuelas secundarias de la CABA en el marco de las reconfiguraciones del siglo XXI. Revista del IICE/44. Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/index

INEEd (2014). Informe sobre el estado de la educación en Uruguay 2014-2015. Montevideo: INEEd.

INEEd (2017). Informe sobre el estado de la educación en Uruguay 2017-2018. Montevideo: INEEd.

INEEd (2019). Informe sobre el estado de la educación en Uruguay 2017-2018. Montevideo: INEEd.

Litwin, E. (2012). El oficio de enseñar. Condiciones y contexto. Buenos Aires: Ed. Paidós.

Mancebo, M. E. (2016). La transformación frustrada: condiciones de trabajo y carrera docente en Uruguay (2005-2014). Propuesta Educativa, 45.

Marcelo, C. (2002). Los profesores como trabajadores del conocimiento: Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, (30), 27-56.

Marcelo, C (1999). Estudio sobre la estrategia de inserción profesional en Europa. Revista Iberoamericana de Educación (19). Recuperado de https://rieoei.org/historico/oeivirt/rie19a03.htm

Ruffinelli, A. (2014a) Dificultades de la iniciación docente: ¿iguales para todos? Revista Estudios Pedagógicos, Xl (1), 229-242. Recuperado de http://dx.doi.org/10.4067/S0718-070520140001000

Ruffinelli, A (2014b). ¿Qué aprenden los docentes en su primer año de ejercicio profesional? Representaciones de los propios docentes principiantes. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana. Pontificia Universidad Católica de Chile, 51 (2), 56-74. Recuperado de http://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel/article/view/658

Ruffinelli, A. (2013). La calidad de la formación inicial docente en Chile: la perspectiva de los profesores principiantes. Calidad en la educación, 39. Recuperado de https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-45652013000200005

Serra, J.C., Krichesky, G. y Merodo, A. (2009). Inserción laboral de docentes noveles del nivel medio en la Argentina. Una aproximación a partir de los egresados de la Universidad Nacional de General Sarmiento. Profesorado, Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 13 (1), 195-208.

Solís, M.; Núñez, C.; Vásquez, N., Contreras, I. y Ritterhaussen, S. (2016). Problemas en la inserción profesional de profesores: necesidad de mentoría. Estudios Pedagógicos XLII (4). Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052016000500012

Vaillant, D. y Marcelo, C. (2015). El ABC y D de la Formación Docente. Madrid: Narcea.

Vaillant, D. y Marcelo, C. (2001). Las tareas del Formador. Málaga: Ediciones Aljibe.

Vaillant, D. (2009). Políticas de inserción a la docencia en América Latina: La deuda pendiente. Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado, 13 (1), 28-41.

Vezub, L. y Alliaud, A. (2012). El acompañamiento pedagógico como estrategia de apoyo y desarrollo profesional de los docentes. Aportes conceptuales y operativos para un programa de apoyo a los docentes principiantes de Uruguay. Uruguay: OEI.

Villegas-Reimers, E. (2003). Teacher professional development: an internacional review of the literature. Paris: UNESCO. Recuperado de http://goo.gl/eJMIkW

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Dossiê: “Ensino Superior e trabalho: um elo complexo”

Como Citar

DESAFIOS PROFUNDOS, CERTEZAS LIMITADAS: A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NOVATOS URUGUAIOS À LUZ DA EXPERIÊNCIA COMPARATIVA. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(1), 105-124. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31960

Artigos Semelhantes

11-20 de 244

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.