A trajetória biográfica no fazer: sobre a construção do saber docente em uma universidade suburbana
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo enfoca a relação entre as trajetórias profissionais e biográficas de professores universitários e o trabalho específico da docência em uma instituição fundada com um claro mandato de inclusão social: a Universidade Nacional José C. Paz. Inicialmente, são reconstruídos aspectos da carreira de um professor da referida universidade. Num segundo momento, são documentadas as formas como a bagagem construída em sua jornada formativa se expressa no desdobramento de suas aulas. Posteriormente, são analisadas as formas como o professor produz - em diálogo com os alunos - a relevância dos conteúdos da disciplina na formação profissional de quem estuda, e sua relação com a construção do conhecimento docente.
A produção e análise dos dados apresentados no artigo são orientadas a partir de uma abordagem biográfica, concebida como uma abordagem teórico-metodológica que permite compreender diferentes dimensões da realidade social. O corpus de fontes primárias foi construído entre meados de 2021 e o final de 2023, a partir do desenvolvimento prioritário de entrevistas e observações de aulas.
A relevância desta proposta analítica reside na possibilidade de conhecer aspectos da produção social e cotidiana de uma universidade suburbana e do direito ao ensino superior.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está bajo licencia CC BY-SA 4.0
Los/as autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (ej: incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
Los/as autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cual estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Como Citar
Referências
Díaz de Rada, A. (2003). Las edades del delito. Revista de Antropología Social, 12, pp. 261-286. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/838/83801213.pdf
Godard, F. (1998). Uso de las historias de vida en las Ciencias Sociales. En Lulle, T., Vargas, P. y Zamudio, L. (coord). Los usos de la historia de vida en las ciencias sociales. Colombia: Anthropos.
Hareven, T, y Masoaha, K. (1988). Turning points and transitions. Perceptions of the life course. Journal of family history, vol 13 no 3. Estados Unidos.
Mercado, R. (2002). Los saberes docentes como construcción social. Fondo de Cultura Económica.
Mercado, R. y Espinosa, E. (2022). Etnografía y el estudio de los saberes docentes en países de América Latina. Revista de Investigación Educativa Nº35. Recuperado de: https://cpue.uv.mx/index.php/cpue/article/view/2824
Muñiz Terra, L.M., Roberti, M.E., Ambort, M.E., Bidauri, M.D.L.P., Riva, M.F., y Viña, S. (2015). De la entrevista guionada a la entrevista biográfico-narrativa: reflexiones en torno a un trabajo de campo colectivo. IV Jornadas Internas del CIMeCS. Universidad Nacional de La Plata. Argentina.
Petrelli, L. (2013). Sobre el trabajo docente: sujetos, instituciones y experiencia. Editorial Académica Española.
Petrelli, L. (2018). Trabajo docente y procesos de inclusión en la Universidad Nacional de José C. Paz: enseñanza, dispositivos institucionales de acompañamiento y líneas ad hoc. En Goren, N. y Isacovich, P. (comps.). El trabajo en el conurbano bonaerense. Actores, instituciones y sentidos (pp. 185-216). Edunpaz. Recuperado de: https://edunpaz.unpaz.edu.ar/OMP/index.php/edunpaz/catalog/view/14/20/55-2
Petrelli, L. (2019). Enfoque biográfico, interpelaciones institucionales y tiempos superpuestos: notas para pensar trayectorias de docentes. I Jornadas Democracia y Desigualdades. Recuperado de: https://www.unpaz.edu.ar/sites/default/files/2019-06/28-32-PB.pdf
Petrelli, L. (2021). Enfoque biográfico para pensar el trabajo de enseñanza en una Universidad del Bicentenario. Propuesta Educativa, 30(55), pp. 115-127. Recuperado de: https://www.redalyc.org/journal/4030/403068897009/html/
Petrelli, L. y Mattioni, M. (2022). Enfoque biográfico y trabajo docente: tiempos, espacios y puntos de inflexión en las trayectorias de profesores de la UNPAZ. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, 12(2), e117. Recuperado de: https://doi.org/10.24215/18537863e117
Rockwell, E. (2018[1987]). Repensando la institución escolar: una lectura de Gramsci. En N. Arata, N., Escalante, J. y Padawer, A. (comps.). Elsie Rockwell. Vivir entre escuelas. Relatos y presencias. Antología esencial. CLACSO.
Rockwell, E. y Mercado, R. (1990). La práctica docente y la formación de maestros. En Rockwell, E. y Mercado, R. (coords.). La escuela, lugar de trabajo docente. DIE CINVESTAV.
Storino, S. (2023). La enseñanza desafiada. Notas pedagógicas desde una Universidad del Bicentenario. Anales de la Educación Común, Vol 4, Nº 1-2, pp. 358-369. Recuperado de: https://cendie.abc.gob.ar/revistas/index.php/revistaanales/article/view/1772