Trabalhadores, cidadãos e letrados. Aproximação ao Sílabário Democrático do Sindicato dos Professores do Chile (1943)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos últimos três meses de 1943, um comitê técnico formado por líderes da Unión de Profesores de Chile (UPCH), juntamente com escritores e artistas, criou o Silabario Democrático, que finalmente foi colocado em circulação em 1944. O objetivo deste artigo é abordar o conteúdo do Silabário, primeiro reconstruindo brevemente seu contexto de produção e depois desenvolvendo uma leitura geral de seu conteúdo, dividido em suas quatro seções. Argumentamos que, embora o texto estabeleça como tarefa imediata contribuir para a erradicação do analfabetismo, ele também tinha como objetivo tácito promover a identificação do leitor/estudante com uma classe (a classe trabalhadora) e com uma identidade nacional (ser chileno), ambas unidas por sua própria interpretação da história nacional, em que os governos da Frente Popular eram considerados o auge das possibilidades democráticas. Metodologicamente, o Silabario Democrático foi usado como matéria-prima para realizar uma análise de conteúdo. Para a reconstrução contextual, foram usados documentos das convenções da UPCH, bem como jornais nacionais como El Siglo, La Nación e o jornal da UPCH, Unidad.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está bajo licencia CC BY-SA 4.0
Los/as autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (ej: incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
Los/as autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cual estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Como Citar
Referências
Fuentes primarias
El Siglo (9 de enero de 1944).
El Siglo (23 de marzo de 1944).
El Siglo (19 de julio de 1944).
La Nación (10 de junio de 1930).
La Nación (23 de agosto de 1943).
La Nación (24 de agosto de 1943).
La Nación (6 de octubre de 1943).
La Nación (23 de diciembre de 1943).
La Nación (7 de enero de 1944).
La Nación (19 de febrero de 1944).
La Nación (24 de marzo de 1944).
La Nación (6 de junio de 1944).
La Nación (10 de junio de 1944).
Unidad (2da quincena julio 1936). N° 7.
Unidad (2da quincena de agosto 1936). N° 8.
Unidad (19 de agosto de 1937). N° 11.
Unidad (14 de octubre de 1937). N° 17.
Unidad (noviembre de 1944). N° 54.
UPCH (1935). N° 1.
UPCH (1936). N° 6.
UPCH (1936). N° 7.
UPCH (1936). N° 9.
UPCH (1938). N° 23.
UPCH (1938). N° 26.
UPCH (1942). N° 41.
UPCH (1944). N° 45.
Fuentes secundarias
Centro Latinoamericano de Demografía, Chile. XI Censo de población. [1940] (1972). Recopilación de cifras publicadas por la Dirección de Estadísticas y Censos (Santiago: CELADE, 1972), 12-13, pp. 567-568.
Franko, H. (1943). Acción Nacional contra el analfabetismo. Revista Educación 14, pp. 1-6.
Henríquez Vázquez, R. (2015). En estado sólido. Política y politización en la construcción estatal en Chile 1920-1950. Ediciones Pontificia Universidad Católica de Chile.
Moulian, T. (1981). Desarrollo político y estado de compromiso. Corporación de Investigaciones Económicas para Latinoamericana.
Pérez Navarro, C. (2022). Escuelas, proyecto social colectivo y renovación pedagógica: la experiencia de las Brigadas de Pequeños Maestros (Chile, 1929-1930). Espacio, Tiempo y Educación, 9(2), pp. 81-102.
Pérez Navarro, C. & Ibaceta, I. (2024). Infancias campesinas e Infancias Urbanas. Un acercamiento desde los silabarios ´Mi tesoro’ y ´Mi tierra´. Social and Education History, 13(1), pp. 58-79.
Reyes Campos, N. (2022). El pan de cada día. Salarios diarios y la distribución de las ganancias del crecimiento durante la industrialización en Chile, 1929-1975. Historia, 55(1), pp. 259-294.
Unión de profesores de Chile. (1943). Silabario democrático. UPCH.
Unión de Profesores de Chile. (1944). IV Conferencia. Educación y cultura al servicio de la democracia. UPCH.