A universidade como espaço de reprodução da violência de gênero. Reflexões que contribuem para a construção de um espaço universitário livre de violência

Autores

  • Ariel Gustavo Aybar Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Sociales. Instituto de Política, Sociedad e Intervención Social (IPSIS). Área Feminismos, Género y Sexualidades del Centro de Investigaciones “María Saleme de Burnichon” (FemGeS - CIFFyH)
  • Maria Fernanda Espejo Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Sociales. Instituto de Política, Sociedad e Intervención Social (IPSIS). Área Feminismos, Género y Sexualidades del Centro de Investigaciones “María Saleme de Burnichon” (FemGeS - CIFFyH)

Palavras-chave:

violência masculina, masculinidades, universidade, política feminista

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a experiência de sensibilização e diálogo sobre práticas reconhecidas como violentas em uma disciplina do segundo ano da Faculdade de Matemática, Astronomia, Física e Informática da Universidade Nacional de Córdoba (FAMAF - UNC). Essa intervenção se baseia em uma solicitação feita pelo professor dessa disciplina à Equipe de Pesquisa "Representações e práticas em torno da violência de gênero" (FemGES do CIIFyH-UNC). Essa instância rompe com a dinâmica cotidiana da sala de aula e abre espaço para o questionamento pessoal e coletivo no ambiente universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bourdieu, Pierre. (2000). La dominación masculina. Ed. Anagrama.

Cabral, Mauro (2009). “Cisexual”. Extraído de La masculinidad como proyecto político extractivista. una propuesta de re-conceptualización.

Chejter, Silvia; Kornblit, Ana Lia; Figari, Carlos; Bennett, Jane; Acha, Omar; Pecheny, Mario (2009). “Política, epistemología y ética en la investigación social: reflexiones a partir de los estudios sobre sexualidades. Argumentos.” Revista de crítica social N° 11. https://publicaciones.sociales.uba.ar/index.php/argumentos/article/view/796

Fabbri, Luciano (2021). “La masculinidad como proyecto político extractivista. Una propuesta de re-conceptualización”. La masculinidad Incomodada. Editora UNR.

Fals Borda, Orlando (2007). La investigación acción en convergencias disciplinarias. https://historiactualdos.blogspot.com/2008/11/la-investigacin-accin-en-convergencias.html

Jones, Daniel y Blanco, Rafael (2021). Varones atravesados por los feminismos. Deconstrucción, distancia y reforzamiento del género. En L. Fabbri (comp.). La masculinidad incomodada. 45-60. UNR Editora y Homo Sapiens

Korol, Claudia (2015). La educación popular como creación colectiva de saberes y de haceres. Polifonías Revista de Educación - Año IV - Nº 7 -2015 - pp 132-153

Korol, Claudia (2016) “Feminismos populares. Las brujas necesarias en los tiempos de cólerax” Revista Nueva Sociedad N°265, septiembre-octubre de 2016. ISSN: 0251-3552,

Martin, Ana Laura (2021). RUGE, el género en las universidades. RUGE-CIN, 2021.

Moltoni, Rocío Mariel (2020). “Lo personal es la política universitaria. Un análisis de las tramas feministas que originan y componen la Red Interuniversitaria por la igualdad de género y contra las violencias”. Cátedra Paralela, 115–137. https://catedraparalela.unr.edu.ar/index.php/revista/article/view/17

Rovetto, Florencia y Figueroa, Noelia (2017). “Que la universidad se pinte de feminismos para enfrentar las violencias sexistas”. En Descentrada, 1, (2), 1-6. Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Centro Interdisciplinario de Investigaciones en Género (CInIG). http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/70183

Segato, Rita (2016) “Pedagogía de la crueldad en un mundo de dueños”. La antropóloga Rita Segato reflexiona sobre la violencia hacia las mujeres y la cultura de la dominación. https://www.diagonalperiodico.net/cuerpo/30739-pedagogia-la-crueldad-mundo-duenos/

Segato, Rita (2017) “La primera víctima del mandato de masculinidad es el hombre” https://www.lacapital.com.ar/ovacion/la-primera-victima-del-mandato-masculinidad-es-el-hombre-n1456007.html

Solans, Mariana Laura (2021) “Contribución de las universidades argentinas públicas al logro del ODS sobre la igualdad de género y empoderamiento de las mujeres y las niñas” (2015-2019) REVISTA EDUCACIÓN SUPERIOR Y SOCIEDAD, VOL. 33 No 2, 713-737 https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.293

Soldevila, Alicia y Domínguez, Alejandra (comp.) (2014). Violencia de género, una realidad en la universidad. Escuela de Trabajo Social. Universidad Nacional de Córdoba.

Torlucci, Sandra; Vazquez Laba, Vanesa; Perez Tort, Mailén (2019) “La segunda reforma universitaria: políticas de género y transversalización en las universidades.” REVCOM. Revista científica de la red de carreras de Comunicación Social. Universidad Nacional de La Plata Argentina.

Trebisacce, Catalina y Dulbecco, Paloma (2021). “Feminismos universitarios en la elaboración de los protocolos contra las violencias (2014-2019)” Ana Laura Martin (comp.) RUGE, el género en las universidades. (pp. 69 – 95)

Informes de gestión desde el Plan de Acciones y Herramientas para prevenir, atender y sancionar las violencias de género en el ámbito de la UNC años 2017, 2018, 2019, 2020, 2021. https://www.unc.edu.ar/plan-de-acciones-y-herramientas-para-prevenir-atender-y-sancionar-las-violencias-deg%c3%a9nero-en-el-27/

Publicado

2023-12-08

Como Citar

Aybar, A. G., & Espejo, M. F. (2023). A universidade como espaço de reprodução da violência de gênero. Reflexões que contribuem para a construção de um espaço universitário livre de violência. Polémicas Feministas, 7, 1–14. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/polemicasfeminista/article/view/42146