A autoria afectada do protagonista de La mujer sin nombre (2021) por Vanessa Montfort

Autores

  • Susana Delgado Universidad Nacional de Mar del Plata

Palavras-chave:

emoções, género, reprodução cultural, economia afectiva

Resumo

Em 2021, Vanessa Montfort publicou o romance La mujer sin nombre, cuja página de título diz: "O mistério da mulher que escreveu algumas das obras mais importantes do século XX nas sombras". A história conta a vida de María Lejárraga que participou na Madrid literária dos anos 20, a Paris da Belle Époque, a luta política das mulheres durante a Segunda República, o exílio durante a Guerra Civil, e mais tarde durante o regime de Franco, e teve a amizade de personalidades culturais como Manuel de Falla, Juan Ramón Jiménez e Federico García Lorca, entre outros. O romance centra-se na protagonista para desvendar o mistério de ter escrito toda a sua produção e assiná-la com o nome do seu marido: Gregorio Martínez Sierra. De um quadro ligado à viragem afectiva e aos estudos de género, compreendemos que o mistério a desvendar desloca, no romance, os problemas sociais para uma esfera de sacralização. Se pensarmos que as emoções expõem um circuito reprodutivo que nos permite explicar como são geradas socialmente, como são reproduzidas e como são distribuídas através da economia dos efeitos, podemos compreender como, em paralelo, geram, legitimam e aceitam as desigualdades de género.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Delgado, Universidad Nacional de Mar del Plata

Universidade Nacional de Mar del Plata- Faculdade de Humanidades- Departamento de História. Grupo: História e Memória (Mar del Plata- Buenos Aires-Argentina). Instituto Nacional de Humanidades e Ciências Sociais (INHUS). Centro de Estudos Históricos (CEhis). Grupo: História e Memória. Associação Argentina de Investigadoras de História da Mulher e Estudos de Género (AAIHMEG).

Referências

Ahmed, Sara (2014). La política cultural de las emociones. UNAM.

Aguilera Sastre, Juan (2004). María Martínez Sierra, Artículos feministas a las mujeres republicanas. Berceo núm. 147, pp. 7- 40.

Acosta Mota, Alejandra y Castells Molina, Isabel (2022). Firmado Lejárraga de Vanessa Montfort: la autorización de una escritora fantasma. Revista de Filología núm. 44; pp. 105-124. https://doi.org/10.25145/j.refiull.2022.44.07

Álvarez, María Teresa (2018). Ellas mismas. Mujeres que han hecho historia contra viento y marea. La Esfera de los Libros.

Berlant, Lauren (2020). El optimismo cruel. Caja Negra.

Boltanski, Luc (2000). El amor y la justicia como competencias. Tres ensayos de sociología de la acción. Amorrortu.

Blanco, Alda (1989). Introducción. En María Martínez Sierra, Una mujer por caminos de España, (pp. 7-46). Castalia.

González Peña, María Luz y Aguilera Sastre, Juan (2019). Epistolario Manuel de Falla -María Lejárraga y Gregorio Martínez Sierra (1913-1943). EUG

Johnson, Roberta (2016). La teoría feminista en Tu eres la paz de María Martínez Sierra. Actas del XIV Congreso AIH (Vol. III). Centro Virtual Cervantes. https://cvc.cervantes.es/literatura/aih/pdf/14/aih_14_3_038.pdf

Lizarraga Vizcarra, Isabel (2020). Luz ajena. El enigma de María Lejárraga. Espuela de Plata.

Macón, Cecilia (2020). Prólogo. Laurent Berlant: el sonido, la furia y los afectos. En Lauren Berlant, El optimismo cruel. Caja Negra

Macón, Cecilia (2018). Rebeliones feministas contra la configuración afectivo-patriarcal. Un relato posible para la agencia. Heterotopias, vol. 3, núm, 5. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/heterotopias/article/view/29038

Macón, Cecilia (2013). Sentimus ergo sumus: el surgimiento del “giro afectivo” y su impacto sobre la filosofía política. Revista Latinoamericana de Filosofía Política, vol. II, núm. 6, pp. 1-32. http://rlfp.org.ar/wp-content/uploads/2013/07/Sentimus-ergo-sumus-Cecilia-Macon.pdf

Martínez Sierra, Gregorio (1915). Carta a las mujeres de España. Renacimiento http://bibliotecavirtual.larioja.org/bvrioja/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=154352

Martínez Sierra, María (2000 [1953]). Gregorio y yo. Medio siglo de colaboración. Pre-Textos.

Montfort, Vanessa (2021). La mujer sin nombre. Penguin Random House.

Montfort, Vanessa (2019). Firmado Lejárraga. Centro Dramático Nacional.

Moraña, Mabel (2012). Postscriptum. El afecto en la caja de herramientas. En Mabel Moraña e Ignacio Sánchez Prado, El lenguaje de las emociones. Afecto y cultura en América Latina (pp. 313-339). Iberoamérica.

Nevado, Luci (2022, 1 de marzo). Una escritora que tuvo que hacer desaparecer su nombre. lacallemayor.net. https://lacallemayor.net/una-escritora-que-tuvo-que-hacer-desaparecer-su-nombre/

O’Connor, Patricia W. (2013) María Martínez Sierra y sus paraísos perdidos: Algunas obras desconocidas. En María Teresa González de Garay Fernández y José Díaz-Cuesta Galián (coord.), El exilio literario de 1939, 70 años después: actas (pp. 99-111). Universidad de La Rioja. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4536775.pdf

O’Connor, Patricia (2002). Sortilegio de amor y los trágicos triángulos amorosos en la vida y obra de Martínez Sierra. En Juan Aguilera Sastre (coord.), María Martínez Sierra y la República: ilusión y compromiso. II Jornadas sobre María Lejárraga. Instituto de Estudios Riojanos. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=818933

O’Connor, Patricia (1987). Gregario y María Martínez Sierra. Crónica de una colaboración. La Avispa.

Pollock, Griselda (2013). Visión y diferencia. Feminismo, feminidad e historias del arte. Fiordo.

Rancière, Jacques (2010). El espectador emancipado. Manantial.

Rodrigo, Antonina (1994). María Lejárraga, una mujer en la sombra. Vosa.

Sánchez Blanco, Laura y Hernández Huerta, José Luis (2012). La educación femenina en el sistema educativo español (1857-2007). El futuro del pasado núm. 3. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3941222

Solé, Joan (2015). Spinoza. La filosofía al modo geométrico. Arcángelo Maggio.

Trapiello, Andrés (1997). Los nietos del Cid. La nueva Edad de Oro de la literatura española (1898-1914). Planeta.

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Delgado, S. (2022). A autoria afectada do protagonista de La mujer sin nombre (2021) por Vanessa Montfort. Polémicas Feministas, 6, 1–23. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/polemicasfeminista/article/view/39423

Edição

Seção

Dossiê temático