TEMPORALIDADES NÔMADES NO ENSINO SUPERIOR. FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA E PROFISSÃO ACADÊMICA A PARTIR DE MISTURAS METODOLÓGICAS ALTERNATIVAS

Autores

  • Jonathan Aguirre Universidad Nacional de Mar del Plata– CONICET
  • Luis Porta Universidad Nacional de Mar del Plata– CONICET
  • Mariana Foutel Universidad Nacional de Mar del Plata- CIMED

Palavras-chave:

Ensino Superior; Formação Pós-Graduada; Profissão Acadêmica.

Resumo

Um dos objetos de estudo no campo do ensino superior é a formação pós-graduada e seus vínculos materiais e simbólicos com o início, o desenvolvimento e a consolidação da profissão acadêmica universitária. Este objeto está em constante dinamismo e permanente expansão temática e metodológica. Apresentamos aqui os principais resultados de uma pesquisa de pós-doutorado em que foram investigadas as intersecções explícitas e tácitas da formação pós-graduada e da profissão acadêmica a partir das narrativas autobiográficas e profissionais dos acadêmicos da Universidade Nacional de Mar del Plata. O artigo que partilhamos descreve os vínculos que se entrelaçam entre essa formação e a profissão académica local a partir da exploração de anuários estatísticos, dos resultados obtidos nos mais de 200 inquéritos realizados a professores e investigadores do UNMdP e de testemunhos de académicos. das diferentes faculdades da universidade de Mar del Plata. Ao recuperar estas narrativas, centramo-nos no valor biográfico das suas narrativas onde se revelam as tramas cronotópicas e as temporalidades nómadas que ocorrem no futuro da formação, e a complexa amálgama entre a vida pessoal e profissional evidenciada no desenrolar das suas histórias. Os achados narrativos configuram-se em interstícios a partir dos quais construir o campo da pesquisa educacional de forma alternativa, tornar visível a face humana da formação pós-graduada e produzir deslocamentos e debates futuros em torno da própria profissão acadêmica nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathan Aguirre, Universidad Nacional de Mar del Plata– CONICET

    Doctor en Humanidades y Artes mención Educación por la Universidad Nacional de Rosario, (Argentina). Docente, Investigador y Director del Departamento de Cs de la Educación de la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata. Investigador Asistente del CONICET. Investigador del Centro de Investigaciones Multidisciplinarias en Educación de la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata 

  • Luis Porta, Universidad Nacional de Mar del Plata– CONICET

    Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad de Granada, España. Investigador Principal del CONICET. Docente e Investigador del Departamento de Cs de la Educación de la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata. Director del Doctorado en Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Mar del Plata y del Centro de Investigaciones Multidisciplinares en Educación de la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata.

  • Mariana Foutel, Universidad Nacional de Mar del Plata- CIMED

    Doctora en Humanidades y Artes mención Educación por la Universidad Nacional de Rosario, (Argentina). Magister en Administración de Sistemas y Servicios por la Universidad Favaloro, (Argentina). Docente e investigadora del Departamento de C. de la Educación de la Facultad de Humanidades-UNMdP. Investigadora del Centro de Investigaciones Multidisciplinarias en Educación de la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata. 

Referências

Aguirre, J. (2022). El Rostro Humano de las políticas educativas. Narrativas del proyecto de formación docente “Polos de Desarrollo”. Mar del Plata: EUDEM.

Aguirre, J. (2021a). La formación de posgrado en la profesión académica argentina. Exploraciones a partir del proyecto APIKS y los anuarios estadísticos universitarios. Revista de Educación, 23(2), 1-15.

Aguirre, J. (2021b). Profesión Académica y Formación Doctoral. El caso argentino en el marco del estudio internacional APIKS. Revista Praxis. 25(1), pp.1-15.

Aguirre, J. y Porta, L. (2021). La formación doctoral desde coordenadas biográficas y profesionales. Narrativas de académicos(as) de la Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina. RMIE, 26(91), pp. 1035-1059.

Aguirre, J. y Porta, L. (2022). Texturas biográfico-narrativas en la formación de posgrado. Entre expansiones temáticas y sinfonías vitales. Archivos De Ciencias De La Educación, 16(22),. Recuperado de https://doi.org/10.24215/23468866e111

Aguirre, J. Foutel, M. y Porta, L. (2023). Intersecciones tácitas y manifiestas entre la formación de posgrado y la profesión académica: La Universidad Nacional de Mar del Plata en contexto. Revista del IICE. Ciudad de Buenos Aires. 53(1), pp.1-15.

Altbach, P.G. (2005). The Decline of the Guru: The Academic Profession in Developing and Middle- Income Countries. Boston: Center for International Higher Education Lynch School of Education.

Clark, B. (1987). The academic life: small words, different words. Carnegie Foundation for Advanced of Teaching, Princenton, NJ.

Arfuch, L. (2010). Sujetos y narrativas. Acta Sociológica, (53), 19–41. Recuperado de https://doi.org/10.22201/fcpys.24484938e.2010.53.24297

Bajtín, M. (1991). Las formas del tiempo y del cronotopo en la novela. Madrid:Taurus.

Coccia, E. (2010.) La vida sensible de las cosas. Buenos Aires: Ed. Marea.

Denzin, N. y Lincoln Y. (2015). Manual de investigación cualitativa, IV: métodos de recolección y análisis de datos. México: Gedisa.

Foutel, M. y Marquina, M. (2021). Editorial Dossier Profesión Académica y Educación Superior.

Revista de Educación. 24(2), pp. 1-9

Foutel, M. Aguirre, J. y Musticchio, A. (2023). La profesión académica en perspectiva de género(s). Intersecciones descriptivas en académicos en formación desde la base de datos de APIKS. Revista Argonautas. Educación y Ciencias sociales. 14(21), pp.1-15

Fuksman, B. U. y Nosiglia, M. C. (2020). El lugar de la investigación en la profesión académica argentina: hallazgos del estudio internacional APIKS. Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la Educación, (12), 61-81.

García P. y Fernández Lamarra, N. (2023). Educación Superior y futuro: lecturas de la hoja de ruta para la Educación Superior propuesta por UNESCO desde una perspectiva latinoamericana Série Estudos, Campo Grande, MS. 28(62). 127-148

Haraway, D. (2016). Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press

Mancovsky, V. (2021). Pedagogía de la formación doctoral. Relatos vitales de directores de tesis.

Buenos Aires: Ed. Biblios.

Marquina, M. (2020). Between the global and the local: The study of the academic profession from a Latin American perspective. Higher Education Governance & Policy, 1(1), 63-75.

Marquina, M. y Reznik, N. (2022). Internationalized academics in Argentina: A privilege or an option? TÜBA Higher Education Research/Review; 12(1), pp.1 – 13

Marramao, G. (2009). Minima Temporalia. Tiempo, espacio y experiencia. Barcelona:Gedisa

Marramao, G. (2008). Kairós. Apología del tiempo oportuno. Barcelona: Gedisa.

Nosiglia, M. C. y Fuksman, B. (2022). Las desigualdades de género en la profesión académica de las universidades nacionales argentinas: resultados de la encuesta APIKS (Academic Profession In The Knowledge-Based Society). Revista Del IICE, (52). Recuperado de

https://doi.org/10.34096/iice.n52.11013

Pérez Centeno, C., Aiello, M. (2021). Contratos docentes, tareas múltiples: la relación entre docencia e investigación en las universidades nacionales argentinas. Revista de Educación 24(2).61-93.

Pérez Centeno, C. y Fernández Lamarra, N. (2022). La Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación y el campo de la educación comparada. Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la Educación, (17), 118-123.

Piovani, J. M. (2018). Triangulación y métodos mixtos. En: A. Marradi., N. Archenti. y Piovani, J. I. Manual de Metodología de las Ciencias Sociales. Buenos Aires: Siglo XXI.

Porta, L. y Aguirre, J. (2019). Aportes del enfoque biográfico-narrativo a la comprensión de la docencia y la profesión académica en la universidad. Revista Face,. 25(53), 71-89.

Porta, L., Aguirre, J. y Proasi, L. (2021). A profissão acadêmica e a formação no campo didático- pedagógico de professores universitários: O caso da pós-graduação da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Revista Internacional de Formação de Professores, Sao Paulo, Brasil.6(1),1-21.

Porta, L. (2021). La expansión biográfica. Buenos Aires. EUDEBA

Porta, L. y Ramallo, F. (2022). Los afectos en la investigación: devenires performáticos en la educación. Praxis Educativa, 26(2), 1-14.

Ricoeur, P. (2004). Tiempo y Narración. Buenos Aires. Siglo XXI.

Teichler, U., Arimoto, A. y Cummings, W.K. (2013). The changing academic profession: Major findings of a comparative study. Dordrecht: Springer (in press).

Teichler U. (2017). Academic Profession, Higher Education. En: J. Shin., P. Teixeira. (Eds.), Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions. Springer, Dordrecht.

Publicado

2024-08-01

Como Citar

TEMPORALIDADES NÔMADES NO ENSINO SUPERIOR. FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA E PROFISSÃO ACADÊMICA A PARTIR DE MISTURAS METODOLÓGICAS ALTERNATIVAS. (2024). Integración Y Conocimiento, 13(2), 220-243. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/45931

Artigos Semelhantes

321-330 de 407

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.