Estimulos para internacionalização e critérios de qualidade nas universidades de Paraguai

Autores

  • Soledad Oregioni Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET); Centro de Estudios Interdisciplinarios en Problemáticas Internacionales y Locales (CEIPIL/UNICEN/CICBA)
  • Laura Avondet Centro de Estudios Interdisciplinarios en Problemáticas Internacionales y Locales (CEIPIL/UNICEN/CICBA)

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34112

Palavras-chave:

internacionalização universitária / qualidade / regionalização / Paraguai.

Resumo

Nas últimas décadas a internacionalização universitária se acelerou e espalhou na Região da América Latina. Este processo de natureza multidimensional, complexa, não neutra e transversal às funções substantivas da universidade é estimulado por políticas de promoção e avaliação pensadas e desenvolvidas em quadros estruturais mais amplos, que constituem um conjunto de hábitos, pressões e expectativas que afetam as dinâmicas de produção e disseminação do conhecimento. O objetivo do artigo é compreender o processo de internacionalização das universidades públicas do Paraguai, a partir de uma perspectiva situada, identificando tanto as particularidades e os estímulos gerados pelas políticas de avaliação, qualidade e / ou credenciamento, quanto a incidência de políticas de integração regional baseadas na construção de estruturas institucionais. Os níveis de análise utilizados são nacionais e regionais, apontando uma das suas dimensões: a relação entre a internacionalização do ensino superior e os critérios de qualidade que se institucionalizaram no século XXI. A hipótese que sustenta o trabalho é a de que a institucionalidade criada em escala regional tem constribuido a construir estruturas que disputam o sentido da lógica que emerge do modelo hegemônico de internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Altbach, P. (2001). La crisis en la educación superior multinacional. Calidad en la Educación, (14), 1-4. Recuperado de doi: https://doi.org/10.31619/caledu.n14.474 DOI: https://doi.org/10.31619/caledu.n14.474

Botto, M. (2016). La política de educación superior en el MERCOSUR: ¿un modelo contra-hegemónico? Integración y Conocimiento, 5 (1), 26-45. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/14696

Brítez Carli, R. (2014). Reforma institucional y diversificación de los sistemas de educación superior en Paraguay: el caso de Paraguay. Integración y Conocimiento, (3), 49-58 Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento /article/view/9245

Gamarra, L; Duarte, E. y Villalba, E. (2019). Paraguay. En M. F. Álvarez. (Comp.), Caracterización y democratización de la educación superior en Mercosur ampliado. Córdoba: Universidad Nacional de Villa María.

CONES. (2017). Libro Blanco para la Educación Superior/Ñanearanduka tuichavéva. Recuperado de http://www.cones.gov.py/libro-blanco-para-la-educacion-superior/

Cox, R. (2014). Fuerzas sociales, estados y órdenes mundiales: Más allá de la Teoría de Relaciones Internacionales. Relaciones Internacionales, (24), 99-116. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/relacionesinternacionales/article/view/5195 DOI: https://doi.org/10.15366/relacionesinternacionales2013.24.006

Dávalos, L. S. (2017). El estado de la ciencia en Paraguay (Tesis de maestría). Universidad Politécnica de Valencia, Valencia. Recuperado de https://riunet.upv.es/bitstream/handle/10251/

/D%C3%81VALOS%20%20El%20estado%20de%20la%20ciencia%20en%20Paraguay.pdf?sequence=1

Fernández Lamarra, N. (2007). Educación Superior y Calidad en América Latina y Argentina. Los procesos de evaluación y acreditación. Buenos Aires: IESALC/UNESCO-EDUNTREF.

García Guadilla, C. (2010). Heterogeneidad y concentración en las dinámicas geopolíticas del conocimiento académico. Reflexiones y preguntas para el caso de América Latina. En M. Mollis, C. Nuñez Jover y C. Garcia-Guadilla. (Coord.), Políticas de postgrado y conocimiento público en América Latina y el Caribe. Buenos Aires, Argentina: CLACSO e Instituto Gino Germani.

García, L. B. y Di Marco, M. C. (2015). El nivel de Postgrado en Argentina y Paraguay: hacia una matriz de comparación. Trabajo presentado en V Congreso nacional e internacional de estudios comparados en educación, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de http://www.saece.com.ar/docs/congreso5/trab023.pdf

Gómez Morales, G. (2020). Desarrollo del concepto y práctica de la calidad en la educación superior en el Paraguay. Integración y Conocimiento, 9(1), 50–70. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/27595

Lima M. y Machado C. (2009). El sistema mundial de educación superior: entre la internacionalización activa y pasiva. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 14 (3), 583–610. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000300004

Manual de Santiago. (2007). Manual de indicadores de internacionalización de la ciencia y la tecnología. Buenos Aires, Argentina: RICYT-CYTED.

MEC, CIIE (2013). Las Universidades: Una aproximación al contexto, estructura y resultados. Recuperado de file:///C:/Users/2017/Downloads/universidades.pdf

MERCOSUR (2015). Manual de procedimientos del sistema ARCU-SUR. Recuperado de http://edu.mercosur.int/arcusur/images/MANUAL_DEL_SISTEMA.pdf

Oregioni, M. (2017). Internacionalización universitaria desde una perspectiva situada: tensiones y desafíos para la región latinoamericana. Revista Internacional de Educación Superior, 3(1), 114-133. Recuperado de https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7667 DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7667

Oregioni, M. (2018). Las redes como instrumento para orientar la internacionalización universitaria hacia América Latina, de cara a la CRES 2018. En D. Del Valle. (Comp.), Ponencias del Coloquio Regional Balance de la Declaración de Cartagena y Aportes para la CRES 2018. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: IEC- CONADU-CLACSO.

Pedregal Cortés, R. (2018). El Ascendente Camino de la Internacionalización de la Educación Superior en China. Revista Análisis 89, 7(20), 85-115. DOI: https://doi.org/10.32870/mycp.v7i20.542

PND (2014). Plan Nacional de Desarrollo. Paraguay 2030. Recuperado de https://www.stp.gov.py/pnd/wp-content/uploads/2014/12/pnd2030.pdf

Rama, C. (2005). La política de educación superior en América Latina y el Caribe. Revista de la Educación Superior, (2)134, 47-62. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/604/60411920005.pdf

Real, G.; Marran, A. y Souza M. (2019). Las influencias del sistema de acreditación de cursos universitarios del mercosur en el marco normativo brasileño. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 14(3), 1655-1668. Recuperado de https://search.proquest.com/openview/ DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12739

da92486b513c8ebc28df0777a6c6dede/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4775926

Rivarola, D. (2008). La universidad paraguaya, hoy. Revista da Avaliação da Educação Superior, 13(2), 533-578. Recuperado de: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-407720080002000 14 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000200014

Rivarola, D. (2000). La Reforma educativa en el Paraguay. Santiago de Chile: Publicación de las Naciones Unidas. Recuperado de https://repositorio.cepal.org/handle/11362/5972?locale-attribute=es

Robledo Yugueros, R. (2016). Informe Nacional: Paraguay. Recuperado de https://cinda.cl/wp-content/uploads/2019/01/educacion-superior-en-iberoamerica-informe-2016-informe-nacional-paraguay.pdf

Rodríguez, J. C. y Vázquez, V. (2013). Las Universidades: Una aproximación al contexto, estructura y resultados. Paraguay: Centro de Investigación e Innovación Educativa (CIIE). Recuperado de file:///C:/Users/2017/Downloads/universidades.pdf

Sebastián, J. (2017). Algunos dilemas en torno a la internacionalización de la educación superior. Educación superior y sociedad, 21(21), 119-145. Recuperado de https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/30

Soares Dos Santos, M. y Cambours De Donini, A. (2010). Políticas de integração e internacionalização da educação superior no MERCOSUR educativo. Trabajo presentado en X Coloquio Internacional obre Gestion Universitaria en América del Sur, Mar del Plata, Argentina. Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/30378027.pdf

UNESCO. (2002). Informe nacional sobre educación superior en Paraguay: informe final. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000131667

Universia-CINDA (2016). Informe Nacional: Paraguay. Educación Superior en Iberoamérica. Recuperado de https://cinda.cl/wp-content/uploads/2019/01/educacion-superior-en-iberoamerica-informe-2016-informe-nacional-paraguay.pdf

Villalba Benítez, E. (2017). Desafíos de la gestión universitaria: Reflexiones en torno a las prácticas y tendencias en Paraguay. RAES, (15), 36-56. Recuperado de http://www.revistaraes.net/revistas/raes15_art2.pdf

Villanueva, E. (2005). La acreditación en América Latina. El caso de Argentina. En J. Gines Mora y N. Fernández Lamarra. (Coord.), Educación Superior. Convergencia entre América Latina y Europa, pp. 280-283. Buenos Aires, Argentina: Eduntref. DOI: https://doi.org/10.35362/rie350878

Publicado

2021-07-25

Como Citar

Oregioni, S., & Avondet, L. . (2021). Estimulos para internacionalização e critérios de qualidade nas universidades de Paraguai. Integración Y Conocimiento, 10(2), 264–283. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34112