Quando chegar é voltar. A campanha audiovisual de Axel Kicillof ao governo de Buenos Aires

Conteúdo do artigo principal

Mariano Cicowiez
https://orcid.org/0000-0002-1251-0927

Resumo

Uma série de anúncios de televisão que a Frente de Todos transmitiu nas eleições de 2019 em Buenos Aires introduziu um elemento sobre a faixa de imagem que atraiu alguma atenção da mídia. É um carro com o qual o líder do binômio, Axel Kicillof, percorreu o interior da Província de Buenos Aires para que o espaço político que representava recuperasse o governo do referido território, após um período de quatro anos administrado pelo Cambiemos aliança. Em nosso estudo acreditamos ser oportuno examinar, a partir daquele veículo e de outros operadores de superfície, a diegese que passou pelos anúncios que poderíamos chamar de Chegando, pois os elementos, espaços e situações que os compõem revelam um significado conotado mais amplo que o encontro . entre candidatos e eleitores. A metodologia consistiu na realização de um corpus de unidades de observação, de acordo com a dimensão da trama que as unifica e os espaços referenciais em que se dá a trama das manchas. O impacto esperado consiste em um estudo da faixa imagética dos anúncios publicitários, uma vez que os dispositivos técnicos de propaganda sobre a política partidária eleitoral constituem amostras pertinentes para examinar um aspecto substancial da cultura visual contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cicowiez, M. (2022). Quando chegar é voltar. A campanha audiovisual de Axel Kicillof ao governo de Buenos Aires. Astrolabio, (29), 238–261. https://doi.org/10.55441/1668.7515.n29.30900
Seção
Artículos de investigación

Referências

ABÉLÈS, Marc. (1998). Rituales y comunicación política moderna. En El nuevo espacio público, pp. 140-157. Barcelona: Gedisa.

ANNUNZIATA, Rocío. (2013). “La figura del «hombre común» en el marco de la legitimidad de proximidad: ¿un nuevo sujeto político?”. Astrolabio – Nueva Época, 10, 127-155. Recuperado en: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/astrolabio/article/view/3597/4500 [consulta: setiembre de 2020].

ANNUNZIATA, Rocío. (2018). “«Si viene, yo lo voto»: la proximidad en timbreos y visitas de Mauricio Macri durante la campaña electoral y su primer año de gobierno (2015-2016)”. Austral Comunicación, 7-1, 57-90. Recuperado en: https://ojs.austral.edu.ar/index.php/australcomunicacion/article/view/222/pdf_1 [consulta: setiembre de 2020].

AUMONT, Jacques y MARIE, Michel. (2006). Diccionario teórico y crítico del cine. Buenos Aires: La Marca.

BORDWELL, David y THOMPSON, Kristin. (1993). El arte cinematográfico. Una introducción. Barcelona: Paidós.

CASETTI, Francesco y DI CHIO, Federico. (2014). Cómo analizar un film. Barcelona: Paidós.

CASTELLS, Manuel. (2009). Comunicación y poder. Madrid: Alianza.

FERNÁNDEZ, José Luis. (2020). “Un presidente entre la pandemia y el postbroadcasting”. Question/Cuestión. Periodismo / Comunicación, Edición especial Vol. 1: Incidentes III. Parte I: Conflictos, 1-27. Recuperado en: https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/5979/5137 [consulta: agosto de 2020].

GAUDREAULT, André y JOST, François. (1995). El relato cinematográfico. Cine y narratología. Barcelona: Paidós.

GROYS, Boris. (2015). La obligación del diseño de sí. En Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea, pp. 21-35. Buenos Aires: Caja Negra.

GUBERN, Román. (1987). La mirada opulenta. Exploración de la iconosfera contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili.

JAKOBSON, Román. (1985). Lingüística y poética. En Lingüística y poética, pp. 25-75. Madrid: Cátedra.

LIPOVETSKY, Gilles y SERROY, Jean. (2015). La estetización del mundo. Vivir en la época del capitalismo artístico. Buenos Aires: Anagrama.

MACHADO, Arlindo. (2009). El sujeto en el cine. En El sujeto en la pantalla. La aventura del espectador, del deseo a la acción, pp. 9-119. Barcelona: Gedisa.

MANIN, Bernard. (1998). Metamorfosis del gobierno representativo. En Los principios del gobierno representativo, pp. 237-287. Madrid: Alianza.

MIRZOEFF, Nicholas. (2003). Introducción. ¿Qué es la cultura visual? En Una introducción a la cultura visual, pp. 17-61. Barcelona: Paidós.

MITCHELL, William John Thomas. (2019a). Cuatro conceptos fundamentales de la ciencia de la imagen. En La ciencia de la imagen. Iconología, cultura visual y estética de los medios, pp. 23-30. Madrid: Akal.

MITCHELL, William John Thomas. (2019b). Estética de los medios. En La ciencia de la imagen. Iconología, cultura visual y estética de los medios, pp. 109-119. Madrid: Akal.

MITRY, Jean. (2006). Estética y psicología del cine. 1 Las estructuras. México: Siglo XXI.

PEIRCE, Charles Sanders. (1974). La ciencia de la semiótica. Buenos Aires: Nueva Visión.

ROSANVALLON, Pierre. (2009). La legitimidad democrática. Imparcialidad, reflexividad, proximidad. Buenos Aires: Manantial.

SCHAEFFER, Jean-Marie. (1990). La imagen precaria. Del dispositivo fotográfico. Madrid: Cátedra.

SIGAL, Silvia y VERÓN, Eliseo. (2014). Perón o Muerte. Los fundamentos discursivos del fenómeno peronista. Buenos Aires: Eudeba.

THOMPSON, John B. (1998). Los media y la modernidad. Una teoría de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós.

VERÓN, Eliseo. (1987). La palabra adversativa. Observaciones sobre la enunciación política. En AA. VV., El discurso político. Lenguajes y acontecimientos, pp. 11-26. Buenos Aires: Hachette.

VERÓN, Eliseo. (1998). Mediatización de lo político. Estrategias, actores y construcción de los colectivos. En Gilles Gauthier, André Gosselin y Jean Mouchon (comps.), Comunicación y política, pp. 220-236. Barcelona: Gedisa.

VERÓN, Eliseo. (2001). El cuerpo de las imágenes. Bogotá: Norma.

WAISBORD, Silvio. (1995). El gran desfile. Campañas electorales y medios de comunicación en la Argentina. Buenos Aires: Sudamericana.

WATZLAWICK, Paul; BEAVIN BAVELAS, Janet; y JACKSON, Don D. (1997). Algunos axiomas exploratorios de la comunicación En Teoría de la comunicación humana, pp. 49-71. Barcelona: Herder.

XAVIER, Ismael. (2008). El discurso cinematográfico: la opacidad y la transparencia. Buenos Aires: Manantial.

Otras fuentes

Frente de Todos. (2019a). Llegando 6 de octubre [Spot]. Recuperado en: https://www.facebook.com/116053261893854/videos/393546531319513/ [consulta: mayo de 2020].

Frente de Todos. (2019b). Llegando 25 de octubre [Spot]. Recuperado en: https://www.facebook.com/kicillofok/videos/320118028819291/ [consulta: mayo de 2020].

Frente de Todos. (2019c). Al igual que toda nuestra campaña [Spot]. Recuperado en: https://www.facebook.com/116053261893854/videos/738281003264088/ [consulta: mayo de 2020].

Frente de Todos. (2019d). Vamos a poner en marcha la provincia [Spot]. Recuperado en: https://www.facebook.com/116053261893854/videos/1088836567987309/ [consulta: mayo de 2020].

Frente de Todos. (2019e). Axel en persona [Spot]. Recuperado en: https://www.facebook.com/kicillofok/videos/361057334818140/ [consulta: mayo de 2020].

Junta Electoral de la Provincia de Buenos Aires. (2019). Elecciones 27 de octubre de 2019. Escrutinio definitivo. Provincia de Buenos Aires. Cargo: Gobernador. Recuperado en: http://www.juntaelectoral.gba.gov.ar/resultados-generales/2019gob.pdf [consulta: abril de 2020].