Aprendizados e percepções na Noite dos Museus

Autores

  • María Fernanda Melgar Universidad Nacional de Río Cuarto
  • Romina Cecilia Elisondo Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Río Cuarto
  • Florencia Elizabeth Fernández Licenciatura en Psicopedagogía, Universidad Nacional de Río Cuarto
  • - Lazarte Licenciatura en Psicopedagogía, Universidad Nacional de Río Cuarto

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n2.28291

Palavras-chave:

Noite dos Museus, Aprendendo, Contexto, Museus, Educação

Resumo

A Noite dos Museus é um evento internacional que desafia novos públicos. No artigo, apresentamos um estudo qualitativo sobre as percepções de diferentes grupos sobre o evento. Pretendemos compreender as percepções e avaliações sobre o evento construídas pelas pessoas que participaram das edições NM Río Cuarto 2017 e 2018. Estamos interessados ​​nesta pesquisa que enfoque os processos de aprendizagem desenvolvidos pelos participantes no âmbito do evento. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Para saber mais sobre o evento, o meio mais utilizado é o "boca a boca" e algumas redes sociais. A maioria das pessoas mencionou que comparece ao evento porque tem interesse em explorar e aprender coisas novas. Amigos, familiares e companheiros são os grupos que mais se destacam para compartilhar o evento. A diversidade de atividades e conteúdos foi o que o público mais gostou. As análises emergentes são de interesse para o desenho de políticas educacionais e culturais referentes à LS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barron, P y Leask, A (2017) Visitor engagement at museums: Generation Y and ‘Lates’ events at the National Museum of Scotland. Museum Management and Curatorship, 32:5, 473-490, DOI: 10.1080/09647775.2017.1367259

Bialogorski, M. y Fritz, P (2004), “¿Cómo impacta la Noche de los Museos en nuestros visitantes? Un estudio de público en la ciudad de Buenos Aires”. Inédito. Recuperado de http://network.icom.museum/fileadmin/user_upload/minisites/icom-argentina/pdf/BIALOGORSKI-FRITZ_NOCHE_DE_LOS_MUSEOS.pdf- consultado el día 18-09-2019.

Bruner, J. (1997). La Educación, puerta de la cultura. Barcelona: Aprendizaje Visor

Cole, M. (1999). Psicología Cultural. Una disciplina del pasado y del futuro. Madrid: Morata.

Elas, S. y Leonardi, V. (2018), La noche de los museos en Buenos Aires en el marco del turismo cultural. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6358786 Consultado el día 22-03-19.

Falk, J. y Dierking, L. (2000), Learning from museums. Visitor experiences and the making of meaning. Lanham, USA: Altamira Press.

Gerber, G.L. (2001), Relationships among informal learning environments, teaching procedures and scientific reasoning ability. International Journal of Science Education, 23(5), 535-549.

Germain. F. (2016) Visiting the museum at night: A decidedly different experience. Loisir et Société / Society and Leisure, 39:3, 433-450. DOI: 10.1080/07053436.2016.1244146.

Gordin, V., y Dedova, M. (2014). Cultural innovations and consumer behaviour: the case of Museum Night. International Journal of Management Cases, 16 (2): 32-40.

Melgar, M. F; Elisondo, R y Donolo, D (2018). Experiencias en museos. Zonas educativas posibles. Revista Edetania. Estudios y propuestas socioeducativas, 53: 241-256. Recuperado de: http://revistas.ucv.es/index.php/Edetania/article/view/333/360. Consultado 23/4/2020

Melgar, M.F., Chiecher, A., Elisondo, R., Donolo, D. (2017), “Museos y consumo cultural. Percepciones y experiencias en la Noche de los Museos”. E-rph: Revista electrónica de Patrimonio Histórico, ISSN-e 1988-7213, Nº. 21, 2017, págs. 171-204. Recuperado de https://revistadepatrimonio.es/index.php/erph/article/download/243/227 consultado el día 11-09-2019.

Melgar, M.F., Elisondo, R., Chiecher, A. (2016), Ciudades, museos y creatividad. Estudio de público en la Noche de los Museos. Arte y Ciudad - Revista de Investigación Nº 10 octubre de 2016. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es › descarga › articulo consultado el día 19-09-2019.

Milman, E. (2018), “Significaciones en torno a la “Noche de los Museos” en el Museo de Antropología de la Universidad Nacional de Córdoba”.Trabajo Inédito. Universidad Nacional de Córdoba.

Rinaudo, M. (2014), Estudios sobre los contextos de aprendizaje. Arenas y fronteras. En P. Paoloni, M. Rinaudo& A. González Fernández (comps.) Cuestiones en Psicología Educacional: cuestiones teóricas, metodológicas y estudios de campo (pp.163-205). Tenerife: Sociedad Latinoamericana de Comunicación Social (SLCS). Recuperado de http://www.cuadernosartesanos.org/2014/cde01.pdf. Consultado el 30-08-2019.

Zabala, M.E. y De Carli, M.C. (2015), La “noche” construida por los visitantes del Museo de Antropología FFyH- UNC. Caso de estudio, la Noche de los Museos, Revista del Museo de Antropología, 8 (1): 125-132. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/antropologia/article/view/11465/12174 Consultado el día 18-09-2019.

Publicado

2020-08-30

Edição

Seção

Museología

Como Citar

Melgar, M. F., Elisondo, R. C., Fernández, F. E. ., & Lazarte, .-. (2020). Aprendizados e percepções na Noite dos Museus. Revista Del Museo De Antropología, 13(2), 153-160. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n2.28291

Artigos Semelhantes

21-30 de 767

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.