A popularização da arqueologia pré-histórica na Argentina: o problema da antiguidade do homem e seus dispositivos visuais (1860-1920)

Autores

  • Cecilia Simón Departamento de Humanidades, Universidad Nacional del Sur, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n2.25851

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Dispositivos visuais, Arqueologia pré-histórica

Resumo

Neste artigo nos propomos a analisar a popularização da arqueologia pré-histórica na Argentina no início do século XX, a partir do estudo dos dispositivos visuais criados e utilizados para apresentar conhecimentos sobre a origem e evolução de nossa espécie. Para tal, apresentamos três exemplos das formas que este conhecimento adquiriu e das práticas associadas ao seu estudo: o percurso visual das hipóteses explicativas sobre os modos de vida dos primeiros habitantes da região do Rio da Prata, a apresentação de imagens sobre os trabalhos arqueológicos em a imprensa e a exposição da vida pré-histórica em museus e projetos de parques temáticos. Através destes casos, analisamos os mecanismos que operaram na construção e circulação do conhecimento sobre a arqueologia em diferentes contextos e para diversos públicos. O estudo da visualidade a partir da sua condição de imagens-artefatos, ou seja, pelo seu caráter material e representacional, permite problematizar as relações que os grupos sociais têm mantido com a criação e promoção de conhecimentos sobre tempos e modos de vida. passado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ameghino, F. (1879a) La plus haute antiquité de l´homme dans le Nouveaux-Monde. En Compte rendu de la troisième sesión Congrès international des Américanistes 2 : 198-306.

Ameghino, F. (1879b) L´Homme Préhistorique dans La Plata. Revue d´Anthropologie 2 (2): 208-249.

Ameghino, F. ([1880-1881] 1947) La antigüedad del hombre en el Plata. Intermundo: Buenos Aires.

Ameghino, F. ([1884] 1935) Filogenia: Principios de clasificación transformista basados sobre leyes naturales y proporciones matemáticas (pp. 215-559). En Obras Completas y Correspondencia Científica de Florentino Ameghino 4. La Plata: Impresiones Oficiales.

Ameghino, F. (1908) Notas preliminares sobre el Tetraprothomo argentinus. Un precursor del hombre del mioceno superior de Monte Hermoso. Anales del Museo Nacional de Buenos Aires III(IX): 105-242.

Ballestero, D. (2013) Los espacios de la antropología en la obra de Robert Lehmann-Nitsche, 1894-1938. Tesis de Doctorado para obtener el título de Dr. en Ciencias Naturales, Facultad de Ciencias Naturales y Museo UNLP.

Ballestero, D. y Sardi, M. (2016) Enseñanza de la Antropología física en la Argentina de comienzos de siglo XX. Robert Lehmann-Nitsche y la formación de discípulos. Revista del Museo de Antropología 9(1): 107-120.

Bonomo, M. (2002) El Hombre Fósil de Miramar. Intersecciones en Antropología 3: 69-85.

Carden, F. (2005) Museo de La Plata. Los murales y su entorno. Revista Museo 19 (3): 25-30.

Carden, F. (2009) Los murales del Museo de La Plata. La Plata: Fundación Museo La Plata.

“Caricaturas contemporáneas” (17 de mayo de 1902). Caras y Caretas 5(189).

Castro, V. (1912) Memoria anual del Presidente de la Sociedad Científica Argentina correspondiente al XXXIXº período administrativo (1º abril de 1911 a 31 de marzo de 1912). Anales de la Sociedad Científica Argentina LXXIII: 292-304.

“El nuevo director del Museo Nacional” (26 de abril de 1902). Caras y Caretas 5(188).

Eskildsen, K. (2012) The Language of Objects. Christian Jürgensen Thomsen’s Science of the Past. Isis 103: 24-53.

Farro, M. (2009) La formación del Museo de La Plata. Coleccionistas, comerciantes, estudiosos y naturalistas viajeros a fines del siglo XIX. Rosario: Prohistoria.

Farro, M. (2012) Imágenes de cráneos, retratos antropológicos y tipologías raciales. Los usos de las primeras colecciones fotográficas del Museo de La Plata a fines del siglo XIX. En Kelly, T. y Podgorny, I. (dir.) Los secretos de barba azul. Fantasías y realidades de los archivos del Museo de La Plata. Rosario: Prohistoria.

Gamble, C. y Kruszynski, R. (2009) John Evans, Joseph Prestwich and the Stone that shattered the time barrier. Antiquity 83: 461-475.

Goodrum, M. (2009) The Creation of Societies for the Study of Prehistory and Their Role in the Formation of Prehistoric Archaeology as a Discipline, 1867–1929. Bulletin of the History of Archaeology 19: 27-35.

Goodrum, M. (2014) Crafting a New Science. Defining Paleoanthropology and Its Relationship to Prehistoric Archaeology, 1860–1890. Isis 105(4): 706–733.

Herrero Ducloux, E. (1 de enero de 1907) Institutos científicos argentinos. El museo de La Plata. En diario La Prensa.

Lehmann-Nitsche, R. (1907) Nouvelles recherches sur la formation pampéenne et l´homme fossile de la République Argentine, recueil de contributions scientifiques de Mm. C. Burkhardt, A. Doering, J. Frueh, H. Von Ihering, H. Leboucq, R. Lehmann-Nitsche, E. Martin, S. Roth, W. B. Scott, G. Steinmann et F. Zirkel. Revista del Museo de La Plata XIV: 143-488.

Lehamann-Nitche, R. (9 de agosto 1912) El parque paleontológico argentino. En Fray Mocho.

Malosetti Costa, L. y Burucúa ,J. (2011) Pintura italiana en Buenos Aires en torno a 1910 (pp. 319-344). En Sartor, M. (coord.) América latina y la cultura artística italiana. Un balance en el Bicentenario de la Independencia Latinoamericana. Buenos Aires: Instituto Italiano de Cultura.

Moreno, F. (1890-1891) El Museo de La Plata. Rápida ojeada sobre su fundación y desarrollo. Revista del Museo de La Plata tomo I: 27-55.

Moser, S. (1992) The visual language of archaeology: A case study of the Neanderthals. Antiquity 66: 831-844.

Moser, S. (1998) Ancestral Images: The Iconography of Human Origins. Ithaca: Cornell University Press.

Moser, S. y Smiles, S. (2005) Introduction: The Image in Question (pp. 1-13). En Envisioning the Past. Archaeology and the Image. Londres: Blackwell Publishing.

“Notas científicas. El hombre fósil” (25 de diciembre de 1912). En La Nación.

“Notas Científicas. Homo Sinemento” (3 de agosto de 1913). En La Nación.

O´Connor, A. (2007) Finding Time for the Old Stone Age. A History of Palaeolithic Archaeology and Quaternary Geology in Britain, 1860–1960. Oxford: University Press.

Outes, F. y Bruch, C. (1910) Los aborígenes de la República Argentina. Manual adaptado a los programas de las Escuelas Primarias, Colegios Nacionales y Escuelas Normales. Buenos Aires: Angel Estrada y cía.

Pallenberg, J. “Carta a Florentino Ameghino, Buenos Aires, 24/6/1911” (p. 385). En Torcelli, A. (dir.) OC. y CC 23. La Plata: Taller de impresiones oficiales.

Podgorny, I. (1997) De la santidad laica del científico Florentino Ameghino y el espectáculo de la ciencia en la Argentina moderna. Entrepasados 13: 37-61.

Podgorny, I. (2009) El sendero del tiempo y de las causas accidentales. Los espacios de la prehistoria en la Argentina, 1850-1910. Rosario: Prohistoria.

Podgorny, I. (2015) Human Origins in the New World? Florentino Ameghino and the Emergence of Prehistoric Archaeology in the Americas (1875–1912). PaleoAmerica 1 (1): 68-80.

Podgorny, I. (2016) The Daily Press Fashions a Heroic Intellectual: The Making of Florentino Ameghino in Late Nineteenth-Century Argentina. Centaurus 58: 166-184.

Rudwick, M. (1992) Scenes from the Deep Time. Early pictorial representations of the prehistorical world. Chicago: The Chicago University Press.

Rudwick, M. (2000) Georges Cuvier´s paper museum of fossil bones. Archives of Natural History 1(27): 51-68.

Ruiz Zapatero, G. (1997) Héroes de piedra en papel: La prehistoria en el cómic. Complutum 8: 285-310.

Simón, C. (2018a) Los dispositivos visuales y la constitución de las evidencias en la arqueología argentina, 1850-1920. Tesis para obtener el título de Doctor de la Universidad de Buenos Aires en Arqueología. Disponible en FILODIGITAL. URI: http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/10770.

Simón, C. (2018b) Debates científicos y visuales: una aproximación a los procesos de producción de imágenes en las ciencias de la prehistoria rioplatense (1860-1890). Caiana13: 17-32.

URL:http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_2.php&obj=321&vol=13.

Szir, S. (2009) Entre el arte y la cultura masiva. Las ilustraciones de la ficción literaria en Caras y Caretas (1989-1908) (pp. 109-140). En Malosetti Costa, L. y Gené, M. (comp.) Impresiones porteñas. Imagen y palabra en la historia cultural de Buenos Aires. Buenos Aires: Edhasa.

Szir, S. (2011) El semanario popular ilustrado Caras y Caretas y las transformaciones del paisaje cultural de la modernidad Buenos Aires 1898-1908. Tesis para obtener el título de Doctor de la Universidad de Buenos Aires en Letras. Consultada en FILODIGITAL. URI: http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/1886.

Szir, S. (2013) Reporte documental, régimen visual y fotoperiodismo. La ilustración de noticias en la prensa periódica en Buenos Aires (1850-1910). Caiana 3. Disponible en: http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_2.php&obj=121&vol=3.

Sommer, M. (2006) Mirror, Mirror on the wall: Neanderthal as Imagen and `Distortion´ in Early 20th-Century French Science and Press. Social Studies of Science 36(2): 207-240.

Tell, V. (2009) Reproducción fotográfica e impresión fotomecánica: materialidad y apropiación de imágenes a fines del siglo XIX (pp.141-164). En Malosetti Costa, L. y Gené, M. (comp.) Impresiones porteñas. Imagen y palabra en la historia cultural de Buenos Aires. Buenos Aires: Edhasa.

Publicado

2020-08-30

Edição

Seção

Arqueología

Como Citar

Simón, C. (2020). A popularização da arqueologia pré-histórica na Argentina: o problema da antiguidade do homem e seus dispositivos visuais (1860-1920). Revista Del Museo De Antropología, 13(2), 105-118. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n2.25851

Artigos Semelhantes

1-10 de 792

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.