A inversão da teoria na etnografia na antropologia social

Autores

  • Fernando Alberto Balbi Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Instituto de Ciencias Antropológicas. Sección Antropología Social / CONICET.

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n2.25508

Palavras-chave:

Antropologia Social, Etnografia, Teoria, Metodologia, Perspectiva etnográfica

Resumo

Neste artigo, analiso a forma como a teoria atua na pesquisa etnográfica em antropologia social e / ou cultural. Defendo que a etnografia supõe o desdobramento de certos procedimentos analíticos que levam a relativizar a teoria - e, eventualmente, reformulá-la - a partir de seu confronto com os materiais etnográficos: a integração dinâmica das perspectivas nativas na análise; a combinação do holismo, a restrição da pré-seleção de materiais etnográficos e sua contextualização estrita; e vários usos de comparação. A seguir, ilustro esta declaração mostrando como minhas etnografias dos conflitos entre os membros de uma cooperativa de pescadores e o conceito peronista de "lealdade" levaram a alguns desenvolvimentos teóricos em torno da análise da dimensão moral da vida social. Finalmente, sugiro que esses procedimentos são o correlato no nível da metodologia da 'perspectiva etnográfica', uma teoria muito geral sobre a natureza da vida social que foi desenvolvida ao longo da história da disciplina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Alberto Balbi, Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Instituto de Ciencias Antropológicas. Sección Antropología Social / CONICET.

    Licenciado en Cs. Antropológicas (FFyL-UBA), Magister en Antropología Social (UNaM) y Doctor en Antropología (PPGAS, Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro). Profesor Regular Adjunto del Dpto. de Cs. Antropológicas (FFyL-UBA). Investigador Independiente (CONICET). Docente de la Maestría en Antropología Social (IDES / IDAES-UNSAM).

Referências

Archetti, E. (1997). The moralities of argentinian football. En: Howell, S. (ed.). The ethnography of moralities (pp. 99-125). London and New York: Routledge.

Balbi, F. A. (2017a): Servidumbre y emancipación de la comparación. En Balbi, F. A. (Ed.), La comparación en Antropología Social: problemas y perspectivas (pp. 29-76). Buenos Aires: Editorial Antropofagia.

Balbi, F. A. (2017b). Comparación, etnografía y generalización. Anuário Antropológico (42)1: 9-35. doi: 10.4000/aa.1628

Balbi, F. A. (2017c). Moral e interés. Una perspectiva antropológica. PUBLICAR en Antropología y Ciencias Sociales, Año XIV, No. XXIII: 9-30. Recuperado de http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/publicar/article/view/11710/45454575757808

Balbi, F. A. (2016). A moral como parte integral da produção da vida social. Uma leitura heterodoxa dos escritos de Emile Durkheim. Sociologia & Antropologia, 6(3): 755-778. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752016v638

Balbi, F. A. (2015). Retratistas de mariposas. Acerca del lugar subordinado de la comparación en la antropología social y cultural contemporánea. Revista del Museo de Antropología, 8(1): 171-186. doi: http://dx.doi.org/10.31048/1852.4826.v8.n1.9516

Balbi, F. A. (2012). La integración dinámica de las ‘perspectivas nativas’ en la investigación etnográfica. Intersecciones en Antropología, 14: 485-499. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179525429013

Balbi, F. A. (2007). De leales, desleales y traidores. Valor moral y concepción de política en el peronismo. Buenos Aires: Editorial Antropofagia.

Balbi, F. A. (2000). Interdependencia, memoria institucional y valores morales: fundamentos sociales de la moralidad en una cooperativa de pescadores entrerrianos. Avá. Revista de Antropología Social, 2: 95-111.

Bachelard, G. (1979). El racionalismo aplicado. Buenos Aires: Paidós.

Barth, F. (1975). Ritual and knowledge among the Baktaman of New Guinea. Oslo-New Haven: Universitetsforlaget-Yale University Press.

Bloch, M. (2005). Where did anthropology go? Or the need for ‘human nature’. Essays on cultural transmission, (1-19). Oxford: Berg.

Boivin, M., Rosato, A. y Balbi, F. A. (eds.). 2008: Calando la vida. Ambiente y pesca artesanal en el Delta entrerriano. Buenos Aires: Editorial Antropofagia.

Boivin, M., Rosato, A. y Balbi, F. A. (1999). Conflictos políticos y valores morales: usos simbólicos del modelo cooperativista. Etnía, 43: 171-188.

Bourdieu, P., Chamboredon, J. y Passeron, J. (1986). El oficio de sociólogo. México: Siglo XXI.

Cook, J. (11 de mayo de 2016). Ethnography: Translation [Correspondences, Cultural Anthropology website]. Recuperado de https://culanth.org/fieldsights/874-ethnography-translation

Da Col, G. (2017). Two or three things I know about ethnographic theory. Hau: Journal of Ethnographic Theory, 7(1): 1–8. doi: 10.14318/hau7.1.002

Da Col, G. y Graeber, D. (2011). Foreword: The return of ethnographic theory. Hau: Journal of Ethnographic Theory, 1(1): vi-xxxv. doi: 10.14318/hau1.1.001

Das, V., Jackson, M., Kleinman, A. y Singh, B. (2014). Introduction. Experiments between Anthropology and Philosophy: Affinities and antagonisms. En Das, V., Jackson, M., Kleinman, A. y Singh, B. (Eds.), The Ground Between. Anthropologists engage philosophy (pp. 1-26). Durham and London: Duke University Press.

Ellen, R. (2010). Theories in anthropology and ‘anthropological theory’. Journal of the Royal Anthropological Institute (N.S.), 16(2): 387-404. Recuperado de http://www.jstor.org/stable/40606106

Ellen, R. (1984). Introduction. En Ellen, R. F. (Ed.), Ethnographic research. A guide to general conduct (pp. 1-12). London: Academic Press.

Escobar, A. y Restrepo, E. (2005). “Otras antropologías y antropologías de otro modo”: elementos para una red de antropologías del mundo. En: Escobar, E., Más allá del Tercer Mundo. Globalización y Diferencia (pp. 231-256). Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia.

Evans-Pritchard, E. E. (1977). Los Nuer. Barcelona: Anagrama.

Fox, R. G. y Gingrich, A. (2002). Introduction. En Gingrich, A. y Fox, R. G. (Eds.), Anthropology, by comparison (pp. 1-24). London and New York: Routledge.

Fortes, M. (1945). The dynamics of clanship among the Tallensi. London: International African Institute - Oxford University Press.

Fortes, M. y Evans-Pritchard, E. E. (1979). Sistemas políticos africanos. En Llobera, J. (comp.), Antropología política (pp. 85-105) Barcelona: Anagrama.

Godelier, M. (1986). La producción de Grandes Hombres. Poder y dominación masculina entre los Baruya de Nueva Guinea. Marid: Akal.

Godelier, M. (1989). Lo ideal y lo material. Pensamiento, economías, sociedades. Madrid: Taurus.

Guber, R. (2016). Conocimiento antropológico, trabajo de campo y patetismo editorial. Cuestión de escala y de tiempo. [En sus propios términos. World Council of Anthropological associations website]. Recuperado de https://www.wcaanet.org/publications/propios_terminos/guber.shtml

Guber, R. (1991). El salvaje metropolitano. Buenos Aires: Legasa.

Gupta, A. y Ferguson, J. (1997). Discipline and practice: “The field” as site, method, and location in Anthropology. En: Gupta, A. y Ferguson, J. (Eds.), Anthropological locations : boundaries and grounds of a field science (pp. 1-46). Berkeley, Los Angeles and London: University of California Press.

Hastrup, K. (2005). Social anthropology. Towards a pragmatic enlightenment? Social Anthropology, 13(2), 133–149. doi: 10.1017/S0964028205001199

Hastrup, K. (1997). The dynamics of anthropological theory. Cultural Dynamics, 9(3), 351-371. doi: 10.1177/092137409700900305

Holy, L. (1984). Theory, methodology and the research process. En Ellen, R. F. (Ed.), Ethnographic research. A guide to general conduct (pp. 13-35). London: Academic Press.

Howell, S. (2018). Ethnography. En The Cambridge Encyclopedia of Anthropology. Recuperado de http://doi.org/10.29164/18ethno

Howell, S. (2017). Two or three things I love about ethnography. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7(1): 15-20. doi: 10.14318/hau7.1.004

Ingold, T. (2017). ¡Suficiente con la etnografía! Revista Colombiana de Antropología, 53(2): 143-159. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105052402007

Ingold, T. (2008). Anthropology is not ethnography. Proceedings of the British Academy, 154: 69-92. doi: 10.5871/bacad/9780197264355.001.0001

Kuper, A. (2002). Comparison and contextualization: reflections on South Africa. En Gingrich, A. y Fox, R. G. (Eds.), op. cit. (pp. 143-166).

Marcus, G. (25 de mayo de 2016). Ethnography: Integration. [Correspondences, Cultural Anthropology website]. Recuperado de https://culanth.org/fieldsights/879-ethnography-integration

MacDougall, S. (11 de mayo de 2016). Let’s keep ethnography, and talk more about how it’s done. [Correspondences, Cultural Anthropology website]. Recuperado de https://culanth.org/fieldsights/877-ethnography-deviation

Melhuus, M. (2002). Issues of relevance: anthropology and the challenges of cross-cultural comparison. En Gingrich, A. y Fox, R. G. (Eds.), op. cit. (pp. 70-91).

Miller, D. (2017). Anthropology is the discipline but the goal is ethnography. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7(1): 27-31. doi: 10.14318/hau7.1.006

Nader, L. (2011). Ethnography as theory. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 1(1): 211-219. doi: 10.14318/hau1.1.008

Palmeira, M. (2011). Prefacio. En: Leite Lopes, J. S. El vapor del diablo. El trabajo de los obreros del azúcar (pp. 57-62). Buenos Aires: Ed. Antropofagia.

Peirano, M. (1992). A favor da etnografía. Série Antropologia, PPAS-UNB, Brasilia. Recuperado de http://www.dan.unb.br/multisites/dan/media/docs/Serie130empdf

Pitt-Rivers, J. (1973): El análisis del contexto y el “locus” del modelo. En Tres ensayos de antropología estructural (pp. 13-48). Barcelona: Anagrama.

Putnam, H. (1981). Reason, truth and history. Cambridge: Cambridge University Press.

Restrepo, E. (2016). Etnografía: alcances, técnicas y éticas. Bogotá: Envión Editores.

Sahlins, M. (1988). Islas de historia. Barcelona: Gedisa.

Sahlins, M. (1981). Historical Metaphors and Mythical Realities. Structure in the early history of the Sandwich Islands Kingdom. Ann Arbor: The University of Chicago Press.

Sanjek, R. (2002). Ethnography. En Barnard, A. y J. Spencer (Eds.): Encyclopaedia of Social-Cultural Anthropology (pp. 295-302). London and New York: Routledge.

Shah, A. (2017). Ethnography?: Participant observation, a potentially revolutionary praxis. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 7(1): 45-59. doi: doi.org/10.14318/hau7.1.008

Shryock, A. (3 de mayo de 2016). Ethnography: Provocation. [Correspondences, Cultural Anthropology website]. Recuperado de https://culanth.org/fieldsights/871-ethnography-provocation

Strathern, M. (2004). Partial connections: updated edition. Walnut Creek, CA: AltaMira Press.

Visacovsky, S. (2017). Etnografía y antropología en Argentina: propuestas para la reconstrucción de un programa de investigación de lo universal. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, 27: 65-91. doi: 10.7440/antipoda27.2017.03

Wolf, E. (2001). On Fieldwork and Theory. En: Pathways of power. Building an anthropology of the modern world (pp. 49-62). Berkeley, Los Angeles, London: The University of California Press.

Yengoyan, A. (2006). Comparison and its discontents. En Yengoyan, A. (Ed.), Modes of comparison: theory and practice (pp. 137-158). Ann Arbor: The University of Michigan Press.

Publicado

2020-08-30

Edição

Seção

Antropología Social

Como Citar

A inversão da teoria na etnografia na antropologia social. (2020). Revista Del Museo De Antropología, 13(2), 203-214. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n2.25508

Artigos Semelhantes

31-40 de 95

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.