Reflexões sobre a relação entre arqueologia, museu e coleções no Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.31048/1852.4826.v12.n3.21698Palavras-chave:
Coleções arqueológicas, Museus, Patrimônio, Conservação, DissociaçãoResumo
O trabalho apresenta uma reflexão sobre o potencial atual de coleções arqueológicas e, especialmente, a coleção de museus para pesquisa arqueológica. Baseia-se em um exemplo concreto, como o diagnóstico feito em 2012 pela equipe do LAPPU no Museu Regional de Rocha Milton de los Santos em relação à pesquisa arqueológica e patrimonial na Área Protegida de Laguna de Rocha (República Oriental do Uruguai) posteriormente, fazer algumas considerações teóricas. O objetivo é fornecer reflexões que possam ser levadas em consideração no futuro para a definição de ações de manejo, medidas de conservação e o desenvolvimento de estratégias de musealização para essas coleções. Entendemos que, enquanto as intervenções arqueológicas e as coleções científicas continuarem sendo necessárias, é necessário, paralelamente, analisar continuamente da própria disciplina o papel desempenhado na construção do patrimônio e na formação de coleções e discursos nos museus.
Downloads
Referências
Almansa Sánchez. J. (2011) Arqueología para todos los públicos. Hacia una definición de la Arqueología Pública “a la española”. En ArqueoWeb, 13:87-107.
Arocena, R. (2011) Curricularización de la extensión: ¿por qué, cuál, cómo?. en “Integralidad: Tensiones y Perspectivas. Cuaderno N°1 de Extensión. Cuadernos de Extensión. Comisión Sectorial de Extensión y Actividades en el Medio (CSEAM). https://www.extension.udelar.edu.uy/wp-content/uploads/2017/11/Cuaderno-n%C2%B01-integralidad.pdf
Blasco, J., N. Bortolotto y G. Lamas (2017) Gestión de Colecciones Arqueológicas: Un desafío constante. En Cuaderno de resúmenes de ponencias y actividades de las Jornadas Académicas 2017 Prof. Washington Benavídez, pp. 393. FHCE, Udelar, Montevideo.
Bortolotto, N., A. Gascue, J. Baeza, J. Gómez Tincabelli, J.Lemos Zito y Ch. Duarte de Aarmas 2010. Extendiendo la Arqueología. Valorización del patrimonio cultural prehistórico en la enseñanza secundaria. Actas de las III Jornadas de Investigación y II de Extensión. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, pp. 21. http:// www.fhuce.edu.uy/jornada/2010/PONENCIAS/BORTOLOTTOetal.PDF
Cabrera Pérez, L. (2011). Patrimonio y Arqueología en la región platense. CSIC. Udelar, Montevideo.
Curbelo, M. C (2004) Reflexiones sobre el desarrollo teórico del pensamiento en la arqueología uruguaya. En Teoría arqueológica en américa del sur, editado por G. Politis y R. Peretti, pp 259-279, serie teórica n°3, ICUAPA, Argentina.
Desvallés, A.y F. Mairesse (2010) Conceptos claves de museología. ICOM.
Finola, H.A. (2016) Memorias en conflicto alrededor del Museo arqueológico Gustavo Le Paige, en San Pedro de Atacama, Chile. Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Questions du temps présent, mis en ligne le 25 janvier 2016, consulté le 11 novembre 2019. URL : http://journals.openedition.org/nuevomundo/69148; DOI: 10.4000/nuevomundo.69148
Funari, P. P. (2001) Public archaeology from a Latin American perspective. En Public Archaeology, American Anthropological Association. 1, 4, 2001, pp. 239-243.
Gascue, A., N. Bortolotto y M. Fleitas. (2015). Conservación y musealización de la Colección Arqueológica GALY. En Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano - Series Especiales, Nº2 Vol. 3, pp. 71-86.
Gianotti, C., y E. Villarmarzo. (2011). Relevamiento arqueológico rápido, identificación de elementos culturales de conservación del Área Protegida Laguna de Rocha. Actividad 4, Tarea 4.5. In Consultoría técnica para apoyar la elaboración del plan de manejo del Paisaje Protegido Laguna de Rocha. Futuro Sos. Montevideo.
Gómez, M. y B. de Tapol 2009 Medio siglo de Conservación Preventiva. Entrevista a Gaël de Guichen. Entrevista realizada por el Comité Científico Técnico del GEIIC (Marisa Gómez y Benoît de Tapol) en agosto de 2009. En Ge Conservación, N°0, pp. 35-44.
Hernández Hernández, F. (2006). Planteamientos teóricos de la museología. Ediciones Trea, España.
Hernández Hernández, F. (2010). Los museos arqueológicos y su museografía. Ediciones Trea, España.
Lamas, G., C. Bica, J. Blasco, E. Villarmarzo, B. Vienni, C. Gianotti, O. Marozzi, y B. Gentile. (2012). Informe Diagnóstico. Proyecto Actividad de extensión CSEAM 2012. Paisajes culturales y diagnóstico participativo en Museo Regional de Rocha Milton de los Santos. Rocha, 17pp.
Llop I Bayó, F. 1996. Los inventarios, herramienta de creación del patrimonio etnológico. Catalogación del Patrimonio Histórico. Cuadernos VI del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico. Junta de Andalucía. Conserjería de Cultura. Sevilla, pp. 49 – 51.
López Mazz, José Ma. (2004). Arqueología e identidad uruguaya: el saber y el poder en las vanguardias intelectuales. In Teoría arqueológica en America del Sur, edited by Gustavo Politis and Roberto Peretti, pp. 197–211. Facultad d. UNICEN, Olavarría.
López Mazz, José Ma. (2008). Investigación y Propuesta de Trabajo. El Componente Cultural en el Área de Reserva de Biosfera Bañados del Este. UNESCO, Montevideo.
Malán, M. (2013) Aportes desde la Arqueología en la revalorización de patrimonios locales. Una propuesta de gestión en torno a la colección arqueológica “René Mora”. Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano - Series Especiales No1 (3), Argentina.
Michalsky, S. (2006) Preservación de las colecciones. En Cómo administrar un museo: Manual práctico, pp. 51-90. ICOM, París.
Podgorny, I. (2005) La mirada que pasa: museos, educación pública y visualización de la evidencia científica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 231-64, 2005.
Prats, Ll. (2006). La mercantilización del patrimonio: entre la economía turística y las representaciones identitarias. Revista Ph 58: 72–80.
Pupio, Alejandra. (2007). Arqueólogos y coleccionistas en la formación del Patrimonio Arqueológico en la Provincia de Buenos Aires en la década de 1950. In Arqueología en las Pampas. Tomo II, editado por Cristina Bayón, Alejandra Pupio, Ma. Isabel González, Nora Flegenheimer, and Magdalena Frere, pp. 783–798. 1a. Sociedad Argentina de Antropología, Buenos Aires.
Quijano, Aníbal. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas., editedby Edgardo Lander, pp. 201–246. CLACSO. Buenos Aires.
ROU. 2010. Decreto No 61/010 (18 de febrero de 2010). Laguna de Rocha. Selección y delimitación del área natural protegida.
Salerno, V. (2013). Arqueología pública: reflexiones sobre la construcción de un objeto de estudio. En Revista Chilena de Antropología, Nº 27. pp. 7-38. Universidad de Chile, Santiago, Chile.
Salerno, V.M. y M. Vigna (2011). Acercamiento a la construcción del pasado prehispánico en una sala del Museo Pampeano de Chascomús entre 1939 Y 1992 Arqueología 18:181-207 • 2012 • Instituto de Arqueología • FFyL. UBA. ISSN en línea 1853-8126.
Sosa, M., J. Blasco y L. Bergatta. (2014). Conservar para Investigar: las colecciones arqueológicas del Museo de Arte Precolombino e Indígena. En Libro de resúmenes del II Congreso Internacional de Arqueología de la Cuenca del Plata, pp. 15, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Montevideo, Uruguay.
Tommasino, H.; Cano, A.; Castro, D.; Santos, C.; Stevenazzi, F. (2010): “De la extensión a las prácticas integrales”, en H. Tommasino (coord.), Hacia la Reforma Universitaria. La extensión en la transformación de la enseñanza: los espacios de formación integral, Montevideo: Udelar.
Vienni, Bianca y Jimena Blasco. (2014). Museos y socialización del patrimonio arqueológico en Uruguay. En: Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST – vol.7, n.2, 2014.
Vienni, Bianca, Eugenia Villarmarzo, Camila Gianotti, Jimena Blasco, Carla Bica, y Gastón Lamas. (2011). Ciencia Pública en construcción: El Programa de Educación patrimonial y Ciencia Pública del LAPPU (FHCE). In IV Jornadas de Investigación y III Jornadas de Extensión de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, octubre 2011, Montevideo. Ponencia GT35, edited by FHCE, pp. 1–12. Udelar, Montevideo.
Valdés Sagües, M. C. (2008). La difusión, una función del museo. En: Museos.es: Revista de la Subdirección General de Museos Estatales, No 4, pp.64-75. Disponible en: http://www.mcu.es/museos/docs/MC/MES/Rev04/Desde_Difusion_funcion_museoC_Valdes.pdf (Acceso: 20/07/2012).
Villarmarzo, E. 2017. Las lagunas costeras y su rol en la ocupación de las Tierras Bajas: El caso de Laguna de Rocha. Cuadernos do Lepparq (En prensa).
Villarmarzo, E., J. Blasco, G. Lamas, B. Gentile. (2017). Nuevos aportes a la Gestión integral del Paisaje Protegido Laguna de Rocha: investigación y sensibilización en torno a colecciones arqueológicas. VII Jornadas de Investigación, VI Jornadas de Extensión, V Encuentro de Egresados y Estudiantes de Posgrado de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 11-13 octubre de 2017, Montevideo. (EP)
Waller R. y P. S. Cato. (2009). Disociación. ICCROM (2009) (edición en español).
Documentos electrónicos
Ley de Museos y Sistema Nacional de Museos N° 19.037. Disponible en: http://archivo.presidencia.gub.uy/sci/leyes/2012/12/mec_837.pdf
ICOM (2008) Terminología para definir la conservación del patrimonio cultural tangible. Disponible en: http://www.icom-cc.org/54/document/icom-cc-resolucion-terminologia-espanol/?action=Site_Downloads_Downloadfile&id=748).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que têm publicações nesta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores reterão os seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação do seu trabalho, que estará sujeito à Licença de Atribuição Creative Commons (Licencia de reconocimiento de Creative Commons), que permite que terceiros compartilhem o trabalho enquanto o seu autor e a sua primeira publicação nesta revista.
b. Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão do trabalho publicado (por exemplo, depositá-lo num arquivo eletrônico institucional ou publicá-lo num volume monográfico), desde que a publicação inicial nesta revista seja indicada.
v. É permitido e recomendado aos autores que divulguem os seus trabalhos na Internet (por exemplo, arquivos telemáticos institucionais ou no seu site) antes e durante o processo de envio, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar citações do trabalho publicado. (Veja El efecto del acceso abierto - O efeito do acesso aberto.)