UMA REFLEXÃO SOBRE OS ENFOQUES ONTOLÓGICOS NA ARQUEOLOGIA: USOS, LIMITES E POSSIBILIDADES.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresentará e discutirá as principais características das abordagens ontológicas em arqueologia. Influenciadas pela “virada ontológica”, estas propostas colocam como eixo central a preocupação de conhecer realidades múltiplas a partir de reflexões sobre a própria natureza do ser e da matéria. Neste artigo proponho traçar o percurso teórico que conduziu a estas reflexões, destacando a abordagem teórico-metodológica proposta por Benjamin Alberti, denominada arqueologia ontológica recursiva. Ao longo deste estudo pretendo mostrar as bases desta abordagem, bem como as suas potencialidades de utilização e limites. Acredito que a reflexão sobre qualquer abordagem teórica é um exercício importante para ampliar as discussões e proporcionar novos entendimentos dentro da própria teoria arqueológica.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Copyleft
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
COPYRIGTH
O copyright e os direitos autorais dos artigos são de propriedade dos próprios autores.
Isso será indicado em cada artigo, bem como a licença Copyleft descrita acima.
Como Citar
Referências
Fuentes antiguas
Aristóteles
2011 Metafísica. Estudio Introdutório por Francisco Larroyo. Editorial Porrua, Ciudad de México.
Fuentes modernas
Agurcia Fasquelle, R. A.; Payson D. S. K. A. Taube
2016 Protecting Sacred Space: Rosalila's Eccentric Chert Cache at Copan and Eccentrics Among the Classic Maya. Precolumbia Mesoweb Press, San Francisco.
Alberti, B.
2016 Archaeologies of Ontology: Local Theories and Conceptually Open-ended Methodologies. The Annual Review of Anthropology 45:163-79.
Alberti, B. e Y. Marshall
2009 Animating archaeology: local theories and conceptually open-ended methodologies. Cambridge Archaeological Journal 19(3):344-356.
Arzápalo Marín, H. R.
1995 Calepino de Motul. Diccionario maya-español. México: Universidad Nacional Autónoma de México. Instituto de Investigaciones Antropológicas, Ciudad de México.
Barrera Vásquez, A.
1980 Diccionario Maya Cordemex. Maya-español. Español-maya. Redactores Juan Ramón Bastarrachea Manzano y William Brito Sensores; colaboradores Refugio Vermont Salas, David Dzul Góngora y Domingo Dzul Poot. Mérida: Ediciones Cordemex.
Bourdieu, P.
1990 The Logic of Practice. Polity Press, Cambridge.
Cabral, M. P.
2015 Traces of Past Subjects: Experiencing Indigenous Thought as an Archaeological Mode of Knowledge. Journal of Contemporary Archaeology 2(2): 1-7. DOI: https://doi.org/10.1558/jca.v2i2.28447.
Cabral, M. P.
2017 Sobre el ronquido del hacha y otras cosas extrañas: Reflexiones sobre la arqueología y otros modos de conocimiento. En Sentidos Indisciplinados. Arqueología, Sensorialidade y Narrativas Alternativas, editado por José Roberto Pellini; Andrés Zarankin; Melisa Salerno, pp. 221-250. JAS Arqueología S.L.U, Madrid.
Cabral, M. P.
2022 Cuando un pájaro viviente es un vestigio arqueológico: considerando la arqueología desde una perspectiva de conocimiento diferente. En Otros pasados: ontologías alternativas en el estudio de lo que ha sido, editado por Felipe Rojas; Byron Hamann; Benjamin Anderson, pp. 25-52. Universidad de los Andes Press/El Fondo de Promoción de la Cultura, Bogotá.
Christenson, A. J.
2006 Sacred Bundle Cults in Highland Guatemala. En Sacred Bundles. Ritual Acts of Wrapping and Binding in Mesoamerica, editado por Julia Guernsey y Kent F. Reilly III, pp. 226-246. Boundary end Archaeology Research Center, North Carolina.
Clifford, J.
1998 A experiencia etnográfica: antropología e literatura no século XX. Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Coole, D. y S. Frost
2010 Introducing the New Materialisms. En New Materialisms: Ontology, Agency, Politics, editado por Diana Coole y Samantha Frost, pp. 1-43, Duke University Press, Durham.
Deleuze, G. y F. Guattari
1999 Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3. Traducción de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Editora 34, São Paulo.
Deleuze, G. y F. Guattari
2017 Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Traducción de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Editora 34, São Paulo.
Descola, P.
2012 Más allá de Naturaleza y Cultura. Amorrortu Editores, Buenos Aires – Madrid.
Edgeworth, M.
2012 Follow the Cut, Follow the Rhythm, Follow the Material. Norwegian Archaeological Review 45(1):76-92.
Geertz, C.
1989 A interpretação das culturas. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Giddens, A.
1984 The Constitution of Society: Outline of the Theory of Structuration. Polity Press, Cambridge.
Gnecco, C. y P. Ayala Rocabado
2010 Pueblos indígenas y arqueología en América Latina. CESO, Facultad de ciencias sociales, Universidad de los Andes, Bogotá.
Gnecco, C.
2009 Caminos de la Arqueología: de la violencia epistémica a la relacionalidad. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 4(1):15-26.
Grecco Pacheco, D.
2021 The concept of wrapping and its ontological character among the Maya. Estudios Latinoamericanos 41:47–65.
DOI: https://doi.org/10.36447/Estudios2021.v41.art3
Grecco Pacheco, D.
2022 La historia de Pix Itzá. Un acercamiento a las diferentes miradas en relación a un “objeto arqueológico”. Anales de Arqueología y Etnología 77(1):43-69.
Grecco Pacheco, D.
2023a A arqueologia como prática cosmopolítica: ideias preliminares a partir do enfoque ontológico recursivo. Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 17(2):43-66. DOI: https://doi.org/10.31239/vtg.v17i2.41322.
Grecco Pacheco, D.
2023b Ontologías Tejidas. Los pix y los envoltorios entre los mayas. Tesis de Doctorado en Estudios Arqueológicos, Escuela Nacional de Antropología e Historia, Ciudad de México.
Guernsey, J.
2006 Late Formative Period Antecedents for Ritually Bound Monuments. En Sacred Bundles. Ritual Acts of Wrapping and Binding in Mesoamerica, editado por Julia Guernsey y Kent F. Reilly III, pp. 22-39. Boundary end Archaeology Research Center, North Carolina.
Hallowell, A. I.
1969 Ojibwa Ontology, Behaviour and World View. En Culture in History: Essays in Honor of Paul Radin, editado por Stanley Diamond, pp. 01-24. Columbia University Press, Nova York.
Hawkes, C.
1954 Archaeological theory and method: some suggestions from the Old World. American Anthropologist 56:155-168.
González-Abrisketa, O. y S. Carro-Ripalda
2016. La Apertura Ontológica de la Antropología Contemporánea. Revista de Dialectología y Tradiciones Populares 71(1):101-128.
Haber, A.
2012 Un-Disciplining Archaeology. Journal of the World Archaeological Congress 8(1):55-66.
Haber, A.
2009 Animism, relatedness, life: Post-Western perspectives. Cambridge Archaeological Journal 19(3):418-430.
Hamilakis, Y.
2013 Archaeology and the Senses: Human Experience, Memory, and Affect. Cambridge University Press, Cambridge.
Heidegger, M.
2018 El ser y el Tiempo. Traducción de José Gaos. Fondo de Cultura Económica, Ciudad de México.
Henare, A.; M. Holbraad y S. Wastell
2007 Thinking through things: theorising artefacts ethnographically. Routledge, Londres.
Hodder, I.
1982 Symbols in Action. Cambridge University Press, Cambridge.
Holbraad, M. y M. A. Pedersen
2017 The Ontological Turn. An Anthropological Exposition. Cambridge University Press, Cambridge.
Jofré, I. C.
2019 Seguir la huella y curar el rastro: memorias de una experiencia colectiva de investigación y militancia en el campo de arqueología argentina. En Arqueologías Vitales, editado por Henry Tantaleán y Cristóbal Gnecco, pp. 19-60. JAS Arqueología S.L.U, Madrid.
Latour, B.
2009 Jamais Fomos Modernos. Traducción de Carlos Irineu da Costa. 2ª ed. Editora 34, São Paulo.
Lima, T. A.
2006 Teoria arqueológica em descompasso no Brasil: o caso da Arqueologia Darwiniana. Revista de Arqueologia 19(1):125-141.
Miller, D.
2010 Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro.
Olsen, B.
2007 Genealogías de la asimetría: por qué nos hemos olvidado de las cosas. Complutum 18:287-291.
Olsen, B.
2010 In Defense of Things. Archaeology and the Ontology of Objects. Altamira Press, Maryland.
Ordoñez, M. T.
2012 Textiles on Eccentrics from Rosalila Tomb. Tegucigalpa. Informe, archivo Instituto Hondureño de Antropología e Historia, Copan.
Pellini, J. R., A. Zarankin, M. A. Salerno
2017 Sentidos Indisciplinados. Arqueología, Sensorialidade y Narrativas Alternativas. JAS Arqueología S.L.U, Madrid.
Pellini, J. R.
2018a Senses, Affects and Archaeology: Changing the Heart, the Mind, and the Pants. Cambridge Scholars Publishing, Cambridge.
Pellini, J. R.
2018b Archaeology of Affection. En Encyclopedia of Global Archaeology, editado por Claire Smith, pp. 1-9. Springer, Nueva York.
Pitarch, P.
2021 The folds of the world: An essay on Mesoamerican textile topology. HAU: Journal of Ethnographic Theory 11(3):1191-1205.
DOI: https://doi.org/10.1086/717128
Shanks, M. y C. Tilley
1987 Re-Constructing Archaeology. Theory and Practice. Routledge, Londres y Nueva York.
Schavelzon, S.
2016 Introdução. Dossiê: Cosmopolíticas e ontologias relacionais entre povos indígenas e populações tradicionais na américa latina. Revista de Antropologia, Universidade de São Paulo 59(3):7-17. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.124798.
Strathern, M.
2014 O efeito etnográfico. Cosac Naify, São Paulo.
Tantaleán, H. y C. Gnecco
2019 Arqueologías Vitales. JAS Arqueología S.L.U., Madrid.
Todd, Z.
2016 An Indigenous Feminist’s Take On The Ontological Turn: “Ontology” Is Just Another Word For Colonialism. Journal of Historical Sociology 29(1):4-22.
Troncoso, A.
2014 Relacionalidad, Prácticas, Ontologías y Arte Rupestre en el Centro Norte de Chile (2000A.C. a 1540 D.C.). Revista de Arqueología 27(2):64-87.
Venkatesan, S., M. Carrithers, M. Candea, K. Sykes y M. Holbraad
2010 Ontology is just another Word for Culture: Motion Tabled at the 2008 Meeting of the Group for Debates in Anthropological Theory, University of Manchester. Critique of Anthropology 30(2):152-200.
Viveiros de Castro, E.
2002 A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. Cosac & Naify, São Paulo.
Viveiros de Castro, E.
2004 Perspectival Anthropology and the Method of Controlled Equivocation. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America 2 (2):3-22.
Viveiros de Castro, E.
2015 Metafísicas Canibais: Elementos para uma Antropologia Pós-Estrutural. Cosac Naify, São Paulo.
Wagner, R.
2010 A Invenção da Cultura. Cosac Naify, São Paulo.
Watts, V.
2013 Indigenous Place-Thought and Agency amongst Humans and Non-humans (First Woman and Sky Woman go on a European Tour!). DIES: Decolonization, Indigeneity, Education and Society 2(1):20–34.
Webmoor, T. y C. L. Witmore
2005 Symmetrical archaeology. Metamedia, Stanford.
Weismantel, M.
2015 Seeing like an archaeologist: Viveiros de Castro at Chavín de Huantar. Journal of social archaeology 15(2):139-159.
Witmore, C. L.
2007 Symmetrical archaeology: excerpts of a manifesto. World archaeology 39(4):546-562.
Zarankin, A. y M. X. Senatore
2013 Storytelling; Big Fish y arqueología. Repensando el caso de Antártida. En Tempos Ancestrais, editado por Walter Fagundes Morales; Flavia Prado Moi, pp. 281-301. Annablume, São Paulo.