Interculturalidade, práticas de extensão e língua de sinais: a história de uma experiência compartilhada entre instrumentos musicais pré-colombianos, quipus e dinossauros
DOI:
https://doi.org/10.31048/1852.4826.v17.n1.44101Palavras-chave:
Extensão universitária, Língua de sinais, Acessibilidade, Arqueologia, PaleontologiaResumo
A Faculdade de Ciências Naturais e o Museu, pertencentes à Universidade Nacional de La Plata, ocupam um lugar de destaque na realização de atividades de extensão universitária. Nessa área, realizamos oficinas com o objetivo de promover a participação das crianças no conhecimento científico. A implementação dos workshops se concentrou na inclusão e no diálogo, especialmente com jovens com deficiência auditiva, seguindo os princípios da acessibilidade cultural. Para isso, adotamos a prática de disseminar informações de forma bilíngue e intercultural por meio de materiais na Língua de Sinais Argentina (ASL). Esses workshops incentivaram a exploração e a compreensão do mundo inca, concentrando-se no quipus como um sistema de contabilidade e nas sonoridades pré-colombianas do noroeste da Argentina por meio de uma análise detalhada de seus instrumentos musicais. Da mesma forma, foram realizadas atividades sobre animais presentes e passados que habitavam o território por meio de visitas a salas e espaços interativos do Museu de La Plata. Essa proposta de trabalho abrangente continua com as atividades de comunicação científica, um compromisso de oferecer propostas para a diversidade de públicos, promovendo a inclusão e a disseminação do conhecimento científico.
Downloads
Referências
Alderoqui, S y Pedersoli, C. (2011). La educación en los museos: De los objetos a los visitantes. Buenos Aires: Editorial Paidós.
Bacigalupe, M.A.; Lahitte, H.B. y Pujol, S. (2016) Salud, integración y movimiento: Parkinson y comportamiento humano. Revista Museo. Fundación Museo de La Plata (27), 45-50.
Brisco, G. M., y Maroscia, C. (2012). Simbiosis entre empresa y sociedad. El caso del Banco Galicia y el Museo de Ciencias Naturales de La Plata. Estudios Gerenciales, 28(122), 169-180.
Crespi, L. P. (2018). Los sordos, sus lenguas y su textualidad diferida. Traslaciones. Revista latinoamericana de Lectura y Escritura, 5(9), 40-61.
Curiel, M. y Massone, M.I. (1993) Categorías gramaticales en la lengua de señas argentina. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada 31: 27-53.
De Barrio, M. (1923). El Museo de La Plata, sus tres épocas. Buenos Aires: Ed. Coni.
Estatuto de la Universidad Nacional de La Plata (2008/2009). Estatuto de la Universidad Nacional de La Plata. La Plata: Universidad Nacional de La Plata.
Ferreira, M. A. (2008). La construcción social de la discapacidad: habitus, estereotipos y exclusión social. Nómadas. Critical Journal of Social and Juridical Sciences, 17(1), 221-232.
Fuentes, S. S., y Duk, C. (2022). La importancia del entorno. Diseño Universal para el Aprendizaje Contextualizado. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 16(2), 21-31.
Garcia Temperley, X. (2018). Cultura Sorda, comunicación no verbal y su relación con el ejercicio de derechos en el ámbito de la Justicia [Tesis de licenciatura no publicada]. Universidad Nacional de Lanús.
Guía Práctica de Accesibilidad Cultural (2018). Guía Práctica de Accesibilidad Cultural. Laboratorio de Innovación Cultural. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Argentina. Recuperado desde: https://www.cultura.gob.ar/media/uploads/guia-de-accesibilidad-version-final-octubre-18.pdf
Gutiérrez Tapias, M. (2018). Estilos de aprendizaje, estrategias para enseñar. Su relación con el desarrollo emocional y “aprender a aprender”. Tendencias Pedagógicas, (31), 83–96. https://doi.org/10.15366/tp2018.31.004
Joly, E. D. (2002). La discapacidad como construcción social. Seminario Interdisciplinario Capacidades y diferencias. Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata.
Llamazares, E.L.; Balmaceda, C. y González de Langarica. F. (2019) Guía de accesibilidad en museos. Dirección Nacional de Museos. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología. Secretaría de Cultura de la Nación.
Massone, M. I. (1993). Diccionario Bilingüe Lengua de Señas Argentina - Español-Inglés. 2 Vol. Buenos Aires: Editorial Sopena.
Massone, M. I. y Machado. E. M. (1994). Lengua de Señas Argentina. Análisis y Vocabulario Bilingüe. Buenos Aires: Edicial.
Massone, M. I. Curiel, M., Buscaglia, V., Famularo, R., Simón, M. y Carboni, I (2000). La Conversación en la Lengua de Señas Argentina. Buenos Aires: Edicial-Libros en Red.
Massone, M. I.; Simón, M. y Druetta, J. C. (2003). Arquitectura de una escuela para sordos. Colección Estudios de la Minoría Sorda. Buenos Aires: Editorial Digital Libros en Red.
Massone, M. I., Buscaglia, V. L., Serpa, C., Marchese, M. C., y D’Angelo, C. G. (2018). Lengua de Señas Argentina: propuesta para su estudio desde una perspectiva interdisciplinaria. En IV Congreso Internacional de Letras (pp. 51-63).
Montero, R., Francia, A. Iacona, F., Salgado Ahumada,J., Gould, M., Lien López, V., Morell, M., Rodriguez, S.G., Umenico, M., Oxalde, S., Keiliff, A., Soibelzon, M., Soibelzon, E., y Ciancio, M.R (2017). Una aproximación multisensorial a nuestros fósiles. En M. Abad (Ed.) VII Jornadas de Jóvenes Investigadores y Extensionistas (pp. 26-27).
Muñoz Vilugrón, K. (2020). Comunidad Sorda. Desarrollo desde una nueva construcción social. Polyphonía: Revista de Educación Inclusiva, 4(2), 218-234.
Navas, M. G. (2021). El diseño universal de aprendizaje. Una revisión sistemática. Revista Ecos de la academia, 7(14), 16-16.
Pastor, C. A. (2012). Aportaciones del Diseño Universal para el Aprendizaje y de los materiales digitales en el logro de una enseñanza accesible, en J. Navarro, M. T. Fernández, F. J. Soto y F. Tortosa (coords.) Respuestas flexibles en contextos educativos diversos. Murcia, Consejería de Educación, Formación y Empleo.
Pastor, C. A., Sánchez Serrano, J. M. y Zubillaga del Río, A. (2011). Diseño universal para el aprendizaje (DUA). Pautas para su introducción en el currículo. https://www.educadua.es/doc/dua/dua_pautas_intro_cv.pdf
Rabanaque, C., Tambussi, C., y Simanauskas, T. (2009). Explorando el Museo de La Plata. En: II Jornadas de Enseñanza e Investigación Educativa en el campo de las Ciencias Exactas y Naturales, La Plata, Argentina. Un espacio para la reflexión y el intercambio de experiencias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Departamento de Ciencias Exactas y Naturales.
Rabanaque, C. R. (2013). Un largo camino recorrido hacia la inclusión. Revista Museo. (Fundación Museo de La Plata. Argentina). 26, 62-67.
Rabanaque, C. R., Martins, M. E., Scazzola, M. S., Pérez, M. E., y Martínez Sorrech, N. (2017). Prácticas educativas inclusivas en el museo: el transitar de una muestra. En: Congreso Iberoamericano de Museos Universitarios y II Encuentro de Archivos Universitarios (La Plata).
Rabanaque, C., Custodio, H., Copello, M. I., Vilches, A. M., Legarralde, T. I., y Darrigran, G. (2021). El Museo de La Plata como recurso para la extensión, enseñanza e investigación. In IX Congreso Nacional de Extensión 14-17 de septiembre 2021 Tandil, Argentina. Buenos Aires: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires; Universidad Tecnológica Nacional; Universidad de Passo Fundo.
Rey, M. I., Famularo, R. y Ringuelet, R. (2020). La alteridad compleja de la comunidad sorda argentina. Revista de Psicología, 19(1), 18-31
Riccardi, A.C. (2013) El Museo de La Plata: su transformación en institución universitaria. Anales de la Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires. Tomo XLVII: 465-491.
Sardi, M. L. (2009). Ser y Pertenecer. Un recorrido por la evolución humana. La Plata: Museo de La Plata.
Soibelzon E., C. Azurabarrena y R. Montero (2023). Extensión universitaria desde la perspectiva de la educación inclusiva: la propuesta de un colectivo extensionista de la UNLP. En: X Congreso Nacional de Extensión Universitaria. La Pampa.
Sorrech, N., M. E. Pérez, B. Quaggia y M. S. Scazzola (2021). Experiencias lúdicas educativas entre Guías Educadores del Museo de La Plata y personas con condiciones del espectro autista (CEA). En: II Congreso Sudamericano de Museos Universitarios. Museos Universitarios e Instituciones Educativas (pp. 69-77). Buenos Aires: Facultad de Psicología de la Universidad Nacional de Buenos Aires. Argentina.
Teileche, T. D., Andrade, S. M., Quaggia, B., y Scazzola, M. S. (2022). Experiencias educativas del Servicio de Guías: trabajo virtual y presencial en las salas del Museo de La Plata. En IV Jornadas sobre las Prácticas Docentes en la Universidad Pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ximena Garcia Temperley, Maria Guillermina Couso, M. Florencia Muiña, Pilar Martin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que têm publicações nesta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores reterão os seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação do seu trabalho, que estará sujeito à Licença de Atribuição Creative Commons (Licencia de reconocimiento de Creative Commons), que permite que terceiros compartilhem o trabalho enquanto o seu autor e a sua primeira publicação nesta revista.
b. Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão do trabalho publicado (por exemplo, depositá-lo num arquivo eletrônico institucional ou publicá-lo num volume monográfico), desde que a publicação inicial nesta revista seja indicada.
v. É permitido e recomendado aos autores que divulguem os seus trabalhos na Internet (por exemplo, arquivos telemáticos institucionais ou no seu site) antes e durante o processo de envio, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar citações do trabalho publicado. (Veja El efecto del acceso abierto - O efeito do acesso aberto.)