Pesquisando na Wikipédia

Notas sobre a comunicação pública da arqueologia em uma enciclopédia livre e colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v17.n1.43539

Palavras-chave:

Wikipedia, Compreensão pública da ciência, Universidade, Editatones

Resumo

Apresentamos e refletimos sobre o potencial da comunicação pública da arqueologia por meio da enciclopédia Wikipédia, com base em nossa experiência como Equipe Wikimediana da Universidade Nacional de La Plata (WikiUNLP). A Wikipédia, uma enciclopédia multilíngue, on-line, gratuita, livre e aberta, contém preconceitos geopolíticos, de gênero e de conhecimento, que são um reflexo das comunidades que a editam. Nós nos propusemos a reduzir essas tendências editando o conteúdo, entendendo que melhorar o conteúdo da Wikipédia é uma forma poderosa de comunicar a ciência. Neste artigo, analisamos algumas edições feitas sobre arqueologia, como a criação de biografias de arqueólogas e revistas acadêmicas, e artigos sobre tópicos arqueológicos. Em geral, identificamos uma falta de informações nos artigos sobre mulheres arqueólogas e revistas, bem como atritos que esses artigos precisam superar para serem considerados relevantes pelos editores do Norte Global. Também observamos que a incorporação de referências e o aprimoramento dos artigos aumentam o número médio de visitas mensais. Por fim, discutimos os desafios da Ciência Aberta e da Comunicação Pública da Ciência a partir da perspectiva colaborativa proposta pelos Projetos Wikimedia, bem como os pontos em comum e as tensões entre as comunidades científica e wikimediana.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aibar Puentes, E., Dunajcsik, P., Felip, L., Masllorens, L., Artola, M., y Minguillón Alfonso, J. (2016). Guía de recomendaciones y buenas prácticas para editar el contenido científico de Wikipedia. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya.

Aimar, L., Pagola, L. y Zanotti, A. (2021). Editatones para el abordaje de sesgos en Wikipedia en español. Análisis de tres experiencias de edición colectiva y simultánea sobre la enciclopedia libre. Virtualidad, Educación y Ciencia, 12(22), Artículo 22. https://doi.org/10.60020/1853-6530.v12.n22.32118 DOI: https://doi.org/10.60020/1853-6530.v12.n22.32118

Albarracín Amézquita, D. (2022). De la enciclopedia a la producción de lo común: Un acercamiento a Wikipedia en Colombia como plataforma de lucha por lo colectivo. Tesis de licenciatura en antropología, Universidad Externado de Colombia. https://bdigital.uexternado.edu.co/server/api/core/bitstreams/c4fa8cbf-1e14-4f18-9226-423bbda53f6a/content

Álvarez-Azcarraga, L. (2023). Apertura radical y conocimiento libre: Repositorio de revistas académicas mexicanas de acceso abierto a través de Wikidata. Revista Científica, 48(3), Artículo 3. https://doi.org/10.14483/23448350.20885 DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5607

Archuby, F., Béguelin, M., Lorente, M., Lanteri, A., Verón, C., Zubimendi, M. Á., Plos, A., Scazzola, M. S., y Coturel, E. (2022). Los proyectos Wikimedia en el Museo de La Plata: Aportes para el abordaje de las brechas geopolíticas y de género en las ciencias naturales y antropológicas. En L. Ferrante, A. Torres, P. Lorente y F. Guastavino (Eds.), Wikipedia, educación y derechos humanos- Investigaciones para pensar los usos de los proyectos Wikimedia en las aulas (pp. 128-150). La Plata: EDULP.

Archuby, F., Béguelin, M., y Lorente, P. (2020). Enseñanza, extensión, divulgación del conocimiento, cultura libre: Experiencias del uso de Wikipedia en la Universidad. Revista Espacios en Blanco, Actas del II Encuentro Internacional de Educación, 3896-3915.

Arias, C. (2018). Coleccionistas y estudiosas: Las mujeres en la producción del conocimiento cultural y antropológico de la Argentina (1920-1940). Tesis doctoral, Facultad de Ciencias Naturales y Museo, Universidad Nacional de La Plata.

Béguelin, M., y Archuby, F. (2021). Dos modelos de globalización: Wikimedia como campo de batalla. Recursos Educativos Abiertos de Wikimedia Argentina. Proyectos educativos sobre Tecnologías. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/123481

Bruckman, A. (2022). Should You Believe Wikipedia? Online Communities and The Construction of Knowledge. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108780704

Bucio García, J. (2020). Shakespeare y los leones: Posibles encuentros entre inteligencia artificial y humanidades. Revista Digital Universitaria, 21(1), 1-8. https://www.revista.unam.mx/2020v21n1/shakespeare-y-los-leones-posibles-encuentros-entre-inteligencia-artificial-y-humanidades/ DOI: https://doi.org/10.22201/codeic.16076079e.2020.v21n1.a4

de Sousa Santos, B. (2007). La Universidad en el siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipadora de la universidad. La Paz: CI-DES-UMSA, ASDI y Plural editores.

Fagiolo, M. (2012). El conocimiento como bien común. Cayapa. Revista Venezolana de Economía Social, 12(23), 65-83. https://www.redalyc.org/pdf/622/62224968004.pdf

Gargallo, F. (2007). Feminismo Latinoamericano. Revista Venezolana de Estudios de la Mujer, 12(28), 17-34. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1316-37012007000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Giglio, M., Navazo, B. y Zubimendi, M. A. (2023). Tres años construyendo puentes en el Museo: Wikipedia entre la academia y el conocimiento libre. Revista Museo, 35, 17-28.

Heidel, E. (2021). Nuestras tareas no caben en sus métricas: Por otra forma de contar a las mujeres en Wikipedia. GenderIT.org. https://genderit.org/es/feminist-talk/nuestras-tareas-no-caben-en-sus-metricas-por-otra-forma-de-contar-las-mujeres-en

Khanna, A. (2012). Nine out of ten Wikipedians continue to be men: Editor Survey. Diff. https://diff.wikimedia.org/2012/04/27/nine-out-of-ten-wikipedians-continue-to-be-men/

Langrock, I. y González-Bailón, S. (2022). The Gender Divide in Wikipedia: Quantifying and Assessing the Impact of Two Feminist Interventions. Journal of Communication, 72(3), 297–321. https://doi.org/10.1093/joc/jqac004 DOI: https://doi.org/10.1093/joc/jqac004

Lorente, P. (2020). El conocimiento hereje. Una historia de Wikipedia. Buenos Aires: Paidos.

Lucero, L. J. (2014). Hypothesis Testing in Archaeological Theory. En C. Smith (Ed.), Encyclopedia of Global Archaeology (pp. 3623-3629). Nueva York: Springer New York. https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0465-2 DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0465-2_288

Marean, C. W., Bar-Matthews, M., Bernatchez, J., Fisher, E., Goldberg, P., Herries, A., Jacobs, Z., Jerardino, A., Karkanas, P., Minichillo, T., Nilssen, P., Thompson, E., Watts, I. y Williams, H. (2007). Early human use of marine resources and pigment in South Africa during the Middle Pleistocene. Nature, 449(7164), Article 7164. https://doi.org/10.1038/nature06204 DOI: https://doi.org/10.1038/nature06204

Martini, F. (2023). Notable enough? The questioning of women’s biographies on Wikipedia. Feminist Media Studies, 1-17. https://doi.org/10.1080/14680777.2023.2266585 DOI: https://doi.org/10.1080/14680777.2023.2266585

Mietchen, D., Hagedorn, G., Willighagen, E., Rico, M., Gómez-Pérez, A., Aibar, E., Rafes, K., Germain, C., Dunning, A., Pintscher, L., y Kinzler, D. (2015). Enabling Open Science: Wikidata for Research (Wiki4R). Research Ideas and Outcomes, 1, e7573. https://doi.org/10.3897/rio.1.e7573 DOI: https://doi.org/10.3897/rio.1.e7573

Obregón-Sierra, Á., y Anselmi, S. (2023). Utilización de Wikidata para identificar la brecha de género en el arte público iberoamericano. Transinformação, 35. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/7241 DOI: https://doi.org/10.1590/2318-0889202335e237241

Paddayya, K. (2014). New Archaeology, Development of. En C. Smith (Ed.), Encyclopedia of Global Archaeology (pp. 5256-5269). Springer. https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0465-2_1018 DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0465-2_1018

Pope, R. (2011). Processual archaeology and gender politics. The loss of innocence. Archaeological Dialogues, 18(1), 59-86. https://doi.org/10.1017/S1380203811000134 DOI: https://doi.org/10.1017/S1380203811000134

Ramírez, R. (2021). Nosotras escribimos Wikipedia. Participación de las mujeres en la enciclopedia libre y colaborativa en Internet. Wikimedia México, 49 pp. Ciudad de México. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nosotras_escribimos_Wikipedia._Participaci%C3%B3n_de_las_mujeres_en_la_enciclopedia_libre_y_colaborativa_en_Internet.pdf

Saorín, T. (2012). Wikipedia de la A a la W. Barcelona: Editorial UOC.

Stinson, A., Fauconnier, S., y Wyatt, L. (2018). Stepping Beyond Libraries: The Changing Orientation in Global GLAM-Wiki. JLIS.It, 9(3), Artículo 3. https://doi.org/10.4403/jlis.it-12480

Suber, P. (2015). Acceso Abierto. México: Universidad Autónoma del Estado de México. http://ri.uaemex.mx/handle/20.500.11799/21710

Tarango, J., González-Quiñones, F., y Barragán-Perea, E. (2022). Wikipedia como medio de divulgación y comunicación científica: Influencia en el campo educativo, investigativo y bibliotecológico-documental. e-Ciencias de la Información, 12(5), 1-21. https://doi.org/10.15517/eci.v12i2.48213 DOI: https://doi.org/10.15517/eci.v12i2.48213

Teplitskiy, M., Lu, G., y Duede, E. (2017). Amplifying the impact of open access: Wikipedia and the diffusion of science. Journal of the Association for Information Science and Technology, 68(9), 2116-2127. https://doi.org/10.1002/asi.23687 DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23687

Tripodi, F. (2023). Ms. Categorized: Gender, notability, and inequality on Wikipedia. New Media & Society, 25(7), 1687-1707. https://doi.org/10.1177/14614448211023772 DOI: https://doi.org/10.1177/14614448211023772

Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad: Una historia crítica de las redes sociales. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.

Zanotti, A., y Udovicich, M. (2019). Wikipedia y ciencias sociales: Acceso libre al conocimiento en campos especializados. PAAKAT: Revista de Tecnología y Sociedad, 9(16), Artículo 16. https://doi.org/10.32870/Pk.a9n16.354 DOI: https://doi.org/10.32870/Pk.a9n16.354

Zubimendi, M. Á., Cueto, J. J., Archuby, F., Navazo, B., y Béguelin, M. (2023). Wikimedistas del Museo de La Plata: Futuro. Ejemplo de exploración de la integración de Wikidata y Scholia en la investigación científica a partir de un caso en la arqueología patagónica. 1er Congreso Internacional WECUDI. Wikimedia, Educación y Cultural Digitales, La Plata.

Zubimendi, M. Á., Verón, C., Plos, A., Giglio, M., Béguelin, M., y Archuby, F. (2022). Experiencias en la comunicación pública del conocimiento con Wikipedia desde el Museo de La Plata. 7° Encuentro de Investigadores, Becarios y Tesistas de la Patagonia Austral: Libro de artículos cortos, 226-230. Río Gallegos: UNPAedita.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Zubimendi, M., Cueto, J. J., Béguelin, M., & Archuby, F. M. (2024). Pesquisando na Wikipédia: Notas sobre a comunicação pública da arqueologia em uma enciclopédia livre e colaborativa. Revista Del Museo De Antropología, 17(1), 189–206. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v17.n1.43539

Edição

Seção

Dossier Saberes en dialogo