Concepções sobre verdade na ciência: visões filosóficas de professores de física do ensino superior
Keywords:
Concepções filosóficas, Realismo, Antirrealismo, Aprendizagem, Ensino de físicaAbstract
O objetivo deste trabalho é mostrar, em um grupo específico de físicos: dez professores do Instituto de Física da Usp, algumas concepções filosóficas encontradas nas respostas a uma pregunta que envolveu a noção da verdade. Escutando atentamente as respostas obtidas e utilizando técnicas de análise de conteúdo pudemos perceber como e quanto arraigada fica a posição de cada entrevistado sobre o tema abordado durante a entrevista. O diálogo aqui proposto busca classificar e mapear as diversas concepções filosóficas de professores de física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). A metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa associada à análise de conteúdo. Isso que nos permitiu o estabelecimento de critérios de classificação para as diversas concepções filosóficas encontradas nas respostas dos entrevistados e a criação de categorias que foram ilustradas com representações diagramáticas. Com isso, pretende-se deixar abertos caminhos para que, no futuro, possam ser investigadas conexões com o ensino na sala de aula, os livros didáticos, práticas pedagógicas, estratégias de ensino, novas sequências didáticas, etc. Além disso, espera-se que essa análise possa tornar-se um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem de determinados fenômenos, influenciando também a maneira como a natureza da ciência é apresentada e como a Física é ensinada.Downloads
Published
2015-11-19
Issue
Section
Research
License
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:Los autores/as conservarán sus derechos de copiar y redistribuir el material, bajo los términos estipulados en la Licencia de reconocimiento, no comercial, sin obras derivadas de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra bajo las siguientes condiciones:
- Reconocimiento — Debe reconocer adecuadamente la autoría, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo de cualquier manera razonable, pero no de una manera que sugiera que tiene el apoyo del licenciador o lo recibe por el uso que hace.
- NoComercial — No puede utilizar el material para una finalidad comercial.
- SinObraDerivada — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no puede difundir el material modificado.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
How to Cite
Concepções sobre verdade na ciência: visões filosóficas de professores de física do ensino superior. (2015). Revista De Enseñanza De La Física, 27(2), 45-52. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/12585