A revisão curricular como dimensão de avaliação de programas com fins de acreditação da carreira de bacharelado em enfermagen. Ensaio
Palavras-chave:
Palavras-chave: Estudo de avaliação. Credenciamento. Retomar. Enfermagem.Resumo
RESUMO
Nos processos de avaliação para credenciamento de carreira, especificamente aqueles previstos no artigo 43 da Lei do Ensino Superior 24.521, como no caso da Enfermagem, os indicadores decorrem de padrões pré-estabelecidos. Eles são elaborados por especialistas na disciplina que determinam a fundamentação da carreira, o perfil do graduado, as atribuições do título e o currículo da carreira, entre outros. No esforço de cumprir estes padrões -autoavaliação- antes da avaliação externa para acreditação, procura analisar o currículo para que se adapte aos indicadores de avaliação.
Para compreender plenamente o significado da avaliação curricular, não só deve ser claro o seu conceito e os documentos normativos que a regem, mas também é necessário trabalhar a sensibilização de todos os atores que nela participam e o seu compromisso com a solução. ...dos problemas que o currículo enfrenta enquanto processo e documento escrito projetado.
Referências
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ministerio de Justicia y Derechos Humanos. (1995). Ley de Educación Superior 24.521. https://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/25000-29999/25394/texact.htm
Camilloni, A. (2001). Modalidades y proyectos de cambio curricular. En Universidad de Buenos Aires, Facultad de Medicina. Secretaría de Asuntos Académicos (Ed.). Aportes para el Cambio Curricular en Argentina 2001(23-52). OPS-OMS. ISBN 950-710-071-7.
Della Bona, L. (2020). La Semipresencialidad de Contabilidad General en la UNLu después del ASPO 2020. [Tesis de Especialización, Universidad de Buenos Aires]. http://bibliotecadigital.econ.uba.ar/download/tpos/1502-2073_DellaBonaL.pdf
Díaz Barriga, A. (2005). Evaluación curricular y evaluación de programas con fines de acreditación. Cercanías y desencuentros conferencia para el Congreso Nacional de Investigación Educativa, Sonora. https://docplayer.es/92348181-Evaluacion-curricular-y-evaluacion-de-programas-con-fines-de-acreditacion-cercanias-y-desencuentros-1.html
Díaz Rojas, P. A. (2013). Evaluación curricular. Educación Médica Superior, 27(2), 158-159. http://scielo.sld.cu/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S086421412013000200001&lng=es&tlng=es.
Fernández Sierra, J. (1998). Evaluación del curriculum: perspectivas curriculares y enfoques en su evaluación. En Angulo Rasco, J. F. y Blanco, N. (coords.), Teoría y desarrollo del curriculum (297-312) Málaga: Aljibe.
García Martel, M. L. (2012). Integración de contenidos: una perspectiva de globalización como alternativa para mejorar la enseñanza y los aprendizajes en la universidad. Revista Estudios en Ciencias Humanas. Facultad de Humanidades. Universidad Nacional del Nordeste. https://hum.unne.edu.ar/revistas/postgrado/revista9/articulos/seccion2/garcia_martel.pdf
Rodríguez Ousset, A. (2000). La evaluación de dispositivos educativos. Universidad Nacional Veracruzana de México. https://www.uv.mx/cpue/colped/n_32_33/la_evaluacion.html
Van Den Akker, J. (2003). Currículum perspectives: an introduction. En Akker, Jan van den, Kuiper, Wilmad y Hameyer, Uwe (eds.) Curriculum landscape and trends, Dordrecht: Kluwer Academics Publisher. Traducción: María Fernanda de la Mota (para la Cátedram de Diseño Curricular, UBA).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Crear en Salud
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.