Concepꞔoes sobre o ensino de professores da carreira de licenciatura de enfermagem da Universidade Nacional de Rosario (UNR)

Autores

  • Rosana Inés Nores Prof. Titular de Metodología de la Investigación II; Debates Bioéticos y Taller de Investigación de la carrera Licenciatura en Enfermería de la Universidad Nacional de Rosario; Licenciada en Enfermería (UNR); Especialista en Docencia Universitaria (UTN Rosario); en etapa de corrección de tesis para alcanzar el título de Magister en Educación Universitaria (UTN Rosario) ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5464-4923

Palavras-chave:

Ensino - Aprendizagem - Concepções de Ensino - Teorias Implícitas

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi analisar a relação entre as concepções sobre o ensino e a formação dos docentes da carreira de Bacharel em Enfermagem da UNR, durante o ano de 2021. Esta pesquisa tem como base a abordagem das teorias implícitas sobre o ensino propostas por Pozo e outros (2006). Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um estudo observacional, correlacional, transversal e prospectivo, para o qual foi retirada uma amostra aleatória simples de 91 professores aos quais foi aplicado um Questionário de Dilemas sobre ensino e aprendizagem validado. Os dados foram processados com o software IBM-SPSS, v25, foi realizada uma análise univariada e bivariada. Para determinar a existência de associação entre a variável preditiva e as concepções dos professores, foram utilizados o teste Quiquadrado de Pearson, coeficiente V de Cramér e análise de resíduos corrigidos com nível de significância p<0,05. Com base nos resultados, conclui-se que no geral nas concepções de ensino predominou a Teoria Construtivista e Interpretativa, porém, a relação se inverteu ao pensar o que e como avaliar. Não foram encontradas evidências de significância estatística ao comparar as concepções segundo a formação docente.

Referências

Buffa, F. A., García., M., Natal, M., Menna, M., & Moro, L. (2021). Análisis de las concepciones de docentes sobre la enseñanza de la ingeniería a través de un cuestionario de dilemas y entrevistas semiestructuradas. 60(2): Perspectiva Educacional, 60(2), 75-98. https://doi.org/htpp://dx.doi.org/10.4151/07189729-vol.60-iss.2-art.1173

Buffa, F., García, M., Moro, L., Menna, M., Massa, P., Fanavich, M., & Fuchs, V. (2020). Concepciones acerca de la enseñanza en docentes de ingieniería: Diseño y de un cuestionario de dilemas y estudio descriptivo. Revista Educación en Ingieniería., 15(30), 18-25. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26507/rei.v15n30.1088

Buffa, F., Massa, P., Moro, L., & Garcia, M. (2019). Concepciones de docentes de ingeniería acerca de la enseñanza. Análisis de la consistencia. Revista Educación En Ingeniería, 14(27), 89-96. https://doi.org/https://doi.org/10.26507/rei.v14n27.948

Buffa, F., Moro, L., M. P., García, M., & Fanovich, M. (2018). Las concepciones sobre la enseñanza en docentes universitarios de Ingeniería. Revista De La Facultad De Ciencias Exactas, Físicas Y Naturales(5), 123-130. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/FCEFyN/article/view/22907

Cossío-Gutiérrez, E. F., & Henández-Rojas, G. (2016). Las teorías implícitas de la enseñanza y aprendizaje de profesores de primaria y sus prácticas docentes. Revista mexina de investigación educativa, 21(71), 1135-1164. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662016000401135&lng=es&nrm=iso

De Gatica, A., de Gatica, N., & Concilio, J. (2020). La Formación universitaria: una perspectiva desde las representaciones docentes sobre la enseñanza. Estudios Sociales Contemporáneos (23), 180–202. https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/estudiosocontemp/article/

Finkelstein, C. (2017). ¿Cómo se forman los docentes universitarios? Configurando reden en el MERCOSUR. Integración y Conocimiento, 6(1), 148-163. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/download/17138/18723/52689

García Yáñez, Y., Moreno-Candil, D., Candil Ruiz, A., Macías Ávila, S., & Jiménez Rodríguez, M. (2020). Teorías implícitas sobre el proceso enseñanza-aprendizaje de profesores de medicina. Investigación en educación médica, 9(33), 62-71. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S200750572020000100062&lng=es.

Giuliani, F., Vilanova, S., & Yedaide, M. (2018). Concepciones de aprendizaje en estudiantes de profesorados de ciencias: una descripción fenomenográfica grupal y de caso. Revista de educación, 9(14), 49-74. https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/download/2716/2920

Hernández-Samipieri, R., Férnandez-Collado, C., & Baptista-Lucio, M. d. (2010). Mc Graw Hill Educación. Jiménez-Ríos, E. (2019). Creencias de los profesores de educación superior sobre su práctica docente. Uaricha. Revista de Psicología,16(37) , 1526.http://www.revistauaricha.umich.mx/index.php/urp/

Marrero, J. (2009). Escenarios, saberes y teorías implícitas del profesorado. En J. Marrero (Ed.), El pensamiento reencontrado (págs. 8-44). Barcelona, España: Octaedro.

Marrero-Acosta, J. (2010). Escenarios, saberes y teorías implícitas del profesorado. En J. Marrero-Acosta, El pensamiento reencontrado (págs. 5-38). Octaedro.

Mollis, M. (2008). Las reformas de la educación superior en Argentina para el nuevo milenio. Revista da Avaliação da Educação Superior, 13(2), 509-532. https://www.scielo.br/j/aval/a/hFxVWktZWZCNZrNDwhvTYGx/?format=pd f&lang=es

Pedreira Alves, I., & Pozo, J. (2020). Las teorías implícitas de profesores universitarios brasileños acerca de la motivación de sus alumnos para aprender. Calidad en la educación (53), 252-283. https://dx.doi.org/10.31619/ caledu.n53.871

Pérez-Rodríguez, N. (2019). programas de formación docente en educación superior en el contexto español. Investigación en la escuela, 97, 1-17. https://doi.org/10.12795/IE.2019.i97.01

Pontes-Pedrajas, A., Poyato-López, F., & Oliva-Martínez, J. M. (2015). Concepciones sobre el aprendizaje en estudiantes del Máster de profesorado de educación secundaria del área de ciencia y tecnología. Profesorado, Revista de currículum y formación del profesorado, 19(2). http://www.ugr.es/local/recfpro/rev192ART14.pdf

Pozo, J. (julio-diciembre de 2008). El cambio de las concepciones docentes como factor de la revolución educativa. Revista Q,3(5),127. https://repository.upb.edu.co/bitstream/handle/20.500.11912/6546/El%20cambio%20de%20las%20concepciones%20docentes.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pozo, J. I. (1993). Teorías cognitivas del aprendizaje (2º ed.). Morata.

Pozo, J., Scheuer, N., Mateos, M., & Pérez Echeverría, M. (2006). Las teorías implícitas sobre el aprendizaje y la enseñanza. En J. Pozo, N. Scheuer, M. Mateos, M. Pérez Echeverría, E. Sanz, & M. Martín Ortega, Las nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje: las concepciones de profesores y alumnos (págs. 95-134). Barcelona: Graó. Ramos Ticlla, F., Arévalo Quijano, J. C., Natividad Arroyo, J. A., & Espinoza

Zavala, E. (2018). Las teorías implícitas sobre el aprendizaje de los docentes universitarios. Paradigma, 39(2), 301-315. http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/713/709

Rodrigo, M., Rodríguez, A., & Marrero, J. (1993). Las teorías implícitas: Una aproximación al conocimiento cotidiano. Madrid, España: Visor DISTRIBUCIONES, S.A.

Ros-Garrido, A., & Chisvet-Tarazona, M. (2018). Las investigaciones sobre las teorías implícitas del profesorado de formación profesional en el estado español. Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado, 22(1), 97-115. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/63623/38694

Vilanova, S., García, M., Chaparro, M., & Natal, M. (2017). La formación de profesores de ciencias: descripción y análisis de posibles relaciones entre las representaciones sobre el aprendizaje de docentes y estudiantes universitarios de profesorado. Perspectiva Educacional, 56(1), 4-24. http://www.perspectivaeducacional.cl/index.php/peducacional/article/viewFile/464/234

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

INVESTIGACIONES

Como Citar

Concepꞔoes sobre o ensino de professores da carreira de licenciatura de enfermagem da Universidade Nacional de Rosario (UNR). (2022). Crear En Salud, 19. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revcs/article/view/39676