Outras faces da Bolívia: a Amazônia como laboratório em três romances atuais

Autores

  • Mónica Beatriz Velásquez Guzmán Universidad Mayor de San Andrés

Palavras-chave:

Amazônia boliviana, narrativa atual, Piñeiro, Pinto, Paz Soldán

Resumo

Este artigo aborda os romances Manubiduyepe de Juan Pablo Piñeiro (2020), Sayonara Honey de Darwin Pinto (2022) e La mirada de las plantas de Edmundo Paz Soldán (2022), a fim de analisar suas formas de representação da Amazônia boliviana. Ênfase é colocada no trabalho de justaposição de imagens com o qual a área é criada. A partir da descrição desses modos e de seus procedimentos narrativos, explicita-se qual imagem do país permite que essa área geopoliticamente relevante seja dada na literatura atual.

Em diálogo com a obra de Ana Pizarro (2009), a hipótese é que a partir dessa área ficcionalizada está sendo trabalhada uma crítica à política recente, uma contraimagem do país andino e uma série de apostas bíblicas que questionam as possibilidades e desafios da própria escrita do romance como possibilidade (ou não) de representação coletiva. De várias maneiras, essa produção encena o valor de uma geopolítica consciente de suas agendas e locais de enunciação, bem como um desdobramento do potencial bíblico. O ato criativo e nominativo é entendido como portador de uma enorme responsabilidade por ser um exercício político que inscreve ou elimina, ou qualifica, ou apaga, ou cria arquétipos regionais no imaginário. Bem como para se encarregar do silenciamento nos mapas que são projetados a partir de leituras e posições que nunca são inocentes ou inofensivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Beatriz Velásquez Guzmán, Universidad Mayor de San Andrés

Doutora pelo El Colegio de México. É professora emérita do Departamento de Literatura da Universidad Mayor de San Andrés. Publicou seis coletâneas de poemas e os livros críticos Múltiples voces en la poesía de Francisco Hernández, Blanca Wiethüchter y Raúl Zurita (Cidade do México, 2009); Demoníaco afán. Lecturas de poesía latinoamericana (Pittsburgh-La Paz, 2010) e Un presente abierto las 24 horas (2023). Coordenou quatorze volumes monográficos sobre poesia boliviana La crítica y el poeta (UMSA La Paz, Bolívia, 2010-2022).

Referências

Aguilar Jordán, César José, Abdón Ramiro Chávez y Pablo Tirina Berrocal (2005). Pensando la Amazonia desde Pando. El MAP (Madre de Dios, Acre y Pando), una iniciativa trinacional de desarrollo. La Paz: PIEB - Universidad Amazónica.

Aguilar Escalante Gabriel Jesús, Juan César Rojas Canelas y Hans Zampieri Taborga (2005). Migraciones a Pando y su contribución al desarrollo regional La Paz: PIEB.

Antezana, Luis H. (2011). Ensayos escogidos. La Paz: Plural.

Barja Chamas, Cecilia (2021). “Yo confío, tú confías, nosotros cuidamos”. En Eduardo Quintanilla (Dir.) Bolivia siglo XXI. La Paz: Harvard Club de Bolivia.

Bowles, Claudia (2007). “Narrativa y poesía en Bolivia: La escritura desde Santa Cruz de la Sierra”. Revista PROA, septiembre, nueva época, (70), 75-88.

Cajías, Lupe (2021). “Prensa boliviana y poder en el siglo xxi”. En Eduardo Quintanilla (Ed.) Bolivia siglo XXI. La Paz: Harvard Club de Bolivia.

Camacho Delgado, José Manuel (2023). “Morel en la Amazonía. Intertextualidad y distopía en La Mirada de las plantas de Edmundo Paz Soldán”. En Formas del fin del mundo: crisis, ecología y distopías en la literatura y la cultura latinoamericanas, Ángel Esteban (ed.). Bruselas: Peter Lang, 281-306.

Chávez, Marxa N. y Börries E. Nehe (2011). “Dominación y rebelión en oriente boliviano. La construcción de Oriente y el Cerco a Santa Cruz”. En AA.VV. ¿Ahora es cuando? Bolivia: cambios y contradicciones. Ciudad de México: Pez en el árbol.

Claros, Luis y Vladimir Días Cuellar (Eds.) (2022). Crisis política en Bolivia 2019-2020. La Paz: Plural-Rosa Luxemburg Stifstung.

Daona, María José (2022). “La morada de los Luz Azul”. El Zorro Antonio. Revista de la Carrera de Literatura, nueva época, (16), octubre, 145.

Gallego, Ana (Ed.) (2021). Novísimas. Las narrativas latinoamericanas y españolas del siglo XXI. Madrid: Iberoamericana Vervuert.

González Almada, Magdalena (2017). Relaciones de poder, imaginarios sociales y prácticas identitarias en la narrativa boliviana contemporánea (2000-2010). Córdoba: Universidad de Córdoba. Libro digital

González Almada, Magdalena (2016). “Territorialidades, textualidades. torsiones y configuraciones en textos de Juan Pablo Piñeiro, Sebastián Antezana y Liliana Colanzi”. Saga Revista de letras, (6), segundo semestre, 2-27.

Hollweg Urizar Karin Gabriela (2022). “La novela cruceña en los últimos 75 años: características e identidad en la narrativa oriental”, Ciencia y cultura, (48), junio, 215-241.

Informe Especial. Fuego en Santa Cruz. Balance de los incendios forestales 2019 y su relación con la tenencia de la tierra (2019). La Paz: Fundación Tierra.

León, Sergio (2022). “Piñeiro, el indio en la plaza”. En Ecdótica, 18 de noviembre. Recuperado de: https://ecdotica.com/pineiro-el-indio-en-la-plaza/

Noemí Voionmaa, Daniel (2016). En tiempo fugitivo. Narrativas latinoamericanas contemporáneas. Santiago de Chile: Universidad Alberto Hurtado.

Peña Claros, Claudia y Nelson Jordán Bazán (2006). Ser cruceño en octubre. La Paz: Gente común – PIEB.

Piñeiro Juan Pablo (2020). Manubiduyepe. La Paz: 3600.

Pizarro, Ana (2009). Amazonía: el río tiene voces. Santiago de Chile: Fondo de Cultura Económica.

Quiroga, José Antonio (2021). “Crónica de una transición malograda”. En AA.VV., La democracia en Bolivia hoy. Situación y perspectivas. La Paz: PRISMA/Plural.

Rivera Garza, Cristina (2019). Los muertos indóciles. Necroescrituras y desapropiación. Ciudad de México: Penguin Random House, [2013].

Sanjinés, Javier (2027). Literatura contemporánea y grotesco social en Bolivia. La Paz: BBB.

Suárez, Nicomedes (2014). “¿Existe una literatura amazónica boliviana?” APORTES de la Comunicación y la Cultura, volumen 17 (1), 99-104.

Toro, Mariana (2022). “Realidad virtual alucinógena: ¿dónde queda el yo? Reseña de La mirada de las plantas de Edmundo Paz Soldán”. 31 de diciembre. Recuperado de: https://www.revistamercurio.es/2022/12/31/la-mirada-de-las-plantas/

Unión Europea (2019). Promoción de la igualdad de género en Bolivia a través de la cultura y las artes. Resultados Finales. Censo y mapeo analítico. (Texto digital resultado de investigación. La Paz, agosto, facilitado por el grupo de trabajo).

Saavedra, Carlos (2004). Patrimonio histórico y cultural de Cobija (En el 98° aniversario de su fundación). Cobija: Editorial Franz Tamayo.

Vaca, Claudia (2018). El ethos lector en Santa Cruz de la Sierra: lectura e identidad en la ciudad contrapeso de Bolivia. Santiago de Chile: Universidad Alberto Hurtado, tesis maestría.

Velásquez Guzmán, Mónica (2022). “Asunto de espesura: La mirada de las plantas de Edmundo Paz Soldán”. Recuperado de: http://www.revistalatrini.com/post/asunto-de-espesura-la-mirada-de-las-plantas-de-edmundo-paz-sold%C3%A1n

(2023) Una breve incisión en la narrativa boliviana actual. Letras libres. Recuperado de: https://letraslibres.com/literatura/monica-velasquez-incision-literatura-boliviana-escritoras/

Zárate, Joseph (2028). Guerras del interior. Lima: Debate.

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Velásquez Guzmán, M. B. (2023). Outras faces da Bolívia: a Amazônia como laboratório em três romances atuais. Intersticipações De política E Cultura. Intervenções Na América Latina, 12(24), 95–123. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/intersticios/article/view/42444