Trabalho colaborativo entre comunidades acadêmicas no marco do MERCOSUL: a investigação sobre estrategias institucionais para o melhoramento da qualidade da Educação Superior, o caso das assessorias pedagógicas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.61203/2347-0658.v2.n0.5924Palabras clave:
Assessorias pedagógicas universitárias, Trabalho acadêmico colaborativo, RedesResumen
Apresenta-se o caso de duas equipes de duas universidades no contexto do Mercosul, a UNISINOS (Brasil) e a UBA (Argentina) que há mais de 20 anos investigam no campo da Pedagogia e a Didática Universitárias, desenvolvendo muitas de suas ações em forma conjunta. Na atualidade abordam a problemática das estrategias institucionais para o melhoramento da qualidade da educação superior como parte das atividades de um Projeto Conjunto Mercosul, que conta com apoio da CAPES (Brasil) e da Secretária de Políticas Universitárias (Argentina). O foco do trabalho refere-se às assessorias pedagógicas universitárias como uma das estratégias institucionais orientadas ao melhoramento da qualidade da educação superior. Cada equipe nacional coordena no seu país a concretização dos estudos particulares sobre o tema em respectivas universidades associadas em rede. No caso da equipe UBA se associa com três universidades nacionais argentinas e uma do Uruguai e no Brasil, além da Unisinos, o Projeto integra mais três Instituições universitárias. Além da investigação específica centrada nas assessorias, interessa analisar o trabalho colaborativo, vivido pelas duas equipes de pesquisa e as estratégias desenvolvidas que permitem sustentar a tarefa em comum.
Descargas
Referencias
BECHER, T. Tribus y territorios académicos. La indagación intelectual y las culturas de las disciplinas. Barcelona: Gedisa, 2001.
BRASIL. LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23/dez. 1996.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas.Araraquara:JM Editora, 1998.
CUNHA, Maria Isabel da. (org.). Pedagogia universitária: inovações pedagógicas em tempos neoliberais. Araraquara: JM Editora, 2006.
CUNHA, Maria Isabel (org.) Trajetórias e lugares da formação do professor universitário: da perspectiva individual ao compromisso institucional. Araraquara: Junqueira &Marin Editores, 2010.
ELTON, Lewis. “El saber y el vínculo entre la investigación y la docência”. In: BARNETT, Ronald (ed.). Para una transformación de la universidad: Nuevas relaciones entre investigación, saber y docência. Barcelona: Editorial Octaedro, 2008.
FERNÁNDEZ, L. “Asesoramiento pedagógico institucional. Una propuesta de encuadre de trabajo”. (1ra. Parte). En Revista Argentina de Educación Año II no. 2. Buenos Aires. AGCE. 1982.
LUCARELLI, E. (comp.) Nepomneschi, M., Hevia, I.A. de, Donato, M.E., Finkelstein, C. y Faranda, C. El asesor pedagógico en la universidad. De la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós, 2000.
LUCARELLI, E. “La Didáctica de Nivel Superior”. Buenos Aires: OPFYL - Fichas de Cátedra, 1998.
NEPOMNESCHI, M. “El rol del asesor pedagógico en la universidad: la búsqueda de un lugar”. En Lucarelli, E. (comp.) Nepomneschi, M., Hevia, I.A. de, Donato, M.E., Finkelstein, C. y Faranda, C. (2000): El asesor pedagógico en la universidad. De la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós, 2000.
RUIZ MAYOR, Cristina (org.). El asesoramiento pedagógico para La formación docente del profesorado universitário. Sevilla: Ed. Universidad de Sevilla, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación en esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) después de la publicación del artículo, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).