A arte rupestre de Corcovo 2 e a produção de motivos cefalomorfos-mascariformes no sul de Mendoza (Argentina): uma abordagem a partir do conceito de territorialidade
DOI:
https://doi.org/10.31048/1852.4826.v16.n2.40049Palavras-chave:
Arte rupestre, Motivos mascariformes, Territorialidade, Sul de MendozaResumo
É apresentada uma caracterização detalhada da arte rupestre do sítio Corcovo 2 (sul de Mendoza, Argentina), um grupo de blocos gravados que se destaca pela alta frequência de motivos cefalomorfos-mascariformes. Esses motivos têm um corpus de informações pouco explorado e fragmentário na região. Por outro lado, em regiões próximas (por exemplo, Tandilia e Ventania), onde foram sistematicamente estudados, eles foram associados a práticas de controle territorial. Para avaliar essa hipótese, na região em estudo, combinamos as informações que registramos em Corcovo 2 com as disponíveis para motivos cefalomorfos-mascariformes de todo o sul de Mendoza. Os resultados obtidos mostram ligações entre sítios com motivos cefalomorfos-mascariformes e espaços com características específicas que sugerem a existência de práticas de demarcação territorial favorecidas pelas grandes mudanças econômicas e sociais ocorridas na região durante os últimos 2000 anos de ocupação humana.
Downloads
Referências
Acevedo, A., Fiore, D. y Ferrari, A.A. (2019). Rock art landscapes. A systematic study of images, topographies and visibility in south-central Patagonia (Argentina). Journal of Anthropological Archaeology, 56, 101101.
Acevedo, A., Fiore, D., Franco, N.V. y Ocampo, M. (2012-2014). Arte y espacio. Estructuración de los repertorios de arte rupestre en los cañadones Yaten Guajen y El Lechuza (Margen Norte del Río Santa Cruz, Patagonia, Argentina). Mundo de Antes, 8, 9–33.
Acevedo, A., Fiore, D., Tucker, H., Neme, G.A. y Gil, A.F. (2020). El arte rupestre del sur de Mendoza en perspectiva biogeográfica: primeros resultados a escala regional. Intersecciones en Antropología, 21(2), 145–158. https://doi.org/10.37176/iea.21.2.2020.494
Aschero, C. (1997). De cómo interactúan emplazamientos, conjuntos y temas. Revista del Historia Natural de San Rafael, 13(1/4), 17–28.
Aschero, C.A. y Korstanje, M.A. (1996). Sobre figuraciones humanas, producción y símbolos. Aspectos del arte rupestre del Noroeste Argentino. En Buenos Aires: XXV Aniversario del Museo Arqueológico Dr. Eduardo Casanova (pp. 13–31). Instituto Interdisciplinario de Tilcara, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.
Aschero, C.A y Isasmendi, M.V. (2018). Arte rupestre y demarcación territorial: el caso del grupo estilístico B1 en el área Río Pinturas (Santa Cruz, Argentina). Revista del Museo de La Plata, 3(1), 112–131. https://doi.org/10.24215/25456377e054
Barnard, A. (1992). Social and spatial boundary maintenance among Southern African hunter-gatherers. En M.J. Casimir y A. Rao (Eds.), Mobility and Territoriality (pp. 137-151). London: Routledge.
Barberena, R. (2008). Arqueología y biogeografía humana en Patagonia meridional. Sociedad Argentina de Antropología.
Barberena, R., Romero Villanueva, G., Lucero, G., Fernández, M.V., Rughini, A.A. y Sosa, P. (2017). Espacios internodales en Patagonia septentrional: biogeografía, información y mecanismos sociales de interacción. Estudios Atacameños, 56, 57–75. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-10432017005000006
Binford, L.R. (1982). The archaeology of place. Journal of Anthropological Archaeology, 1(1), 5–31. https://doi.org/10.1016/0278-4165(82)90006-X
Borrero, L.A. (1994-1995). Arqueología de la Patagonia. Palimpsesto, 4, 9–69.
Cabello, G. (2011). De rostros a espacios compositivos: una propuesta estilística para el Valle de Chalinga, Chile. Chungara, 43(1), 25–36. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-73562011000100002
Carden, N. (2009). Imágenes a través del tiempo. Arte rupestre y construcción social del paisaje en la Meseta Central de Santa Cruz. Sociedad Argentina de Antropología.
Coll, L., Basile, M. y Ratto, N. (2021). Afinando Resultados: una reevaluación de la visibilidad del sitio Los Morteros (Región de Fiambalá, Catamarca). Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano - Series Especiales, 9(1), 87-98.
Criado Boado, F. (1999). Del terreno al espacio: planteamientos y perspectivas para la arqueología del paisaje. CAPA, 6, 1-82.
David, B. y Lourandos, H. (1998). Rock art and socio-demography in northeastern Australian prehistory. World Archaeology, 30(2), 193–219. 10.1080/00438243.1998.9980407
Dyson-Hudson, R. y Smith, E.A. (1978). Human Territoriality: an ecological reassessment. American Anthropologist, 80(1), 21–41. https://www.jstor.org/stable/673509
Fiore, D. (2009). La materialidad del arte. Modelos económicos, tecnológicos y cognitive-visuales. En R. Barberena, K. Borrazo y L.A. Borrero (Eds.), Perspectivas Actuales en Arqueología Argentina. Buenos Aires: CONICET-IMHICIHU.
Fiore, D. (2014). Archaeology of Art: Theoretical Frameworks. En C. Smith (Ed.), Encyclopedia of Global Archaeology (pp. 436-449). New York: Springer.
Fiore, D. y Acevedo, A. (2018). Paisajes rupestres. La identificación de patrones de producción y distribución de arte parietal en escalas espaciales amplias (Cañadón Yaten Guajen, Santa Cruz, Patagonia argentina). Arqueología, 24(2), 177–207. https://doi.org/10.34096/arqueologia.t24.n2.5006
Fiore, D. y Acevedo, A. (2019). El arte rupestre de la localidad Viuda Quenzana revisitado (Santa cruz, Patagonia Argentina): Nuevas evidencias y primeros resultados de análisis. Boletín del Museo Chileno de Arte Precolombino, 24(2), 11–34. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-68942019000200011
Foley, R. (1981). A Model of Regional Archaeological Structure. Proceedings of the Prehistoric Society, 47, 1–17. 10.1017/S0079497X00008823
Gil, A.F. (1997-1998). Cultígenos prehispánicos en el sur de Mendoza. Discusión en torno al límite meridional de la agricultura andina. Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, XXII-XXIII, 295–318. http://www.saantropologia.com.ar/wp-content/uploads/2015/01/Relaciones%2022%20-%2023/16.-%20Gil%20ocr.pdf
Gil, A.F. (2006). Arqueología de La Payunia. BAR International Series 1477. https://doi.org/10.30861/9781841719122
Gil, A.F. y Neme, G.A. (2013). Fronteras en el registro arqueológico: preguntas, casos y debates en el Centro Occidente Argentino. En M. Gascón y M.J. Ots (Eds.), Fronteras y periferias en arqueología e historia (pp. 11–30). Buenos Aires: Dunken.
Gil, A.F., Giardina, M.A., Neme, G.A. y Ugan, A. (2014). Demografía humana e incorporación de cultígenos en el Centro Occidente Argentino: explorando tendencias en las fechas radiocarbónicas. Revista Española de Antropología Americana, 44(2), 523–553. https://doi.org/10.5209/rev_REAA.2014.v44.n2.50728
Gil, A.F, Sugrañes, N., Acevedo, A., Neme, G.A., Salgán, L., Giardina, M.A., Tucker, H., Fiore, D., Seitz, V., Ponpei, M.P. y Ayala, M. (2019). Biogeografía Humana y Tendencia Demográfica en el Monte Nordpatagónico: Una Aproximación Arqueológica desde El Corcovo (SE de Mendoza). Revista del Museo de Antropología, 12(2), 23–40. http://dx.doi.org/10.31048/1852.4826.v12.n2.23397.
Gil, A.F., Ugan, A. y Neme, G.A. (2020). More carnivorous than vegetarian: Isotopic perspectives on human diets in Late Holocene northwestern Patagonia. Journal of Archaeological Science: Reports, 34, 102620. https://doi.org/10.1016/j.jasrep.2020.102620
Gradin, C.J. (1997-1998). El arte rupestre del sur mendocino entre los siglos VIII y XV de la era ¿Un área de conflicto o de convivencia? Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, XXII-XXIII, 7–23. http://www.saantropologia.com.ar/wp-content/uploads/2015/01/Relaciones%2022%20-%2023/01.-%20Gradin%20ocr.pdf
Harman, J. (mayo de 2008). Using Decorrelation Stretch to enhance rock art images. http://www.dstretch.com/AlgorithmDescription.html
Hart, L. (2010). Secuencias gráficas. Un recurso común entre el arte prehistórico y el contemporáneo. Rupestreweb, http://www.rupestreweb.info/arteprehistorico.html (15 de mayo de 2023).
Hitchcok, R.K. y Bartram, L.E. (1998). Social Boundaries, Technical Systems, and the Use of Space and Technology in the Kalahari. En M.T. Stark (Ed.), The Archaeology of Social Boundaries (pp. 12–49). Washington: Smithsonian Institution Press.
Ingold, T. (1986). The Appropriation of Nature: Essays on Human Ecology and Social Relationships. Manchester University Press.
Jochim, M. (1983). Palaeolithic cave art in ecological perspective. En G. Bailey (Ed.), Hunter-gatherer economy in prehistory. New Directions in Archaeology (pp. 212–219). Cambridge: Cambridge University Press.
Lagiglia, H.A. (1981). El proceso de agriculturización del sur de Cuyo: la cultura del Atuel II. En Actas del V Congreso Nacional de Arqueología Argentina I: 231-252. San Juan.
Lagiglia, H.A. (1997). Estudio de los petroglifos de Ponontrehue (sur de Mendoza). Revista del Museo de Historia Natural de San Rafael, 16 (1/4), 269–287.
Layton, R. (1986). Political and territorial structures among hunter-gatherers. Man, 21(1), 18-33. https://doi.org/10.2307/2802644
Martel, A.R. (2006). Arte rupestre y espacios productivos en el formativo: Antofagasta de la Sierra (Puna meridional, Argentina). En D. Fiore y M. Podestá (Eds.), Tramas en la Piedra: producción y usos del arte rupestre (pp. 157-167). Buenos Aires: SAA, AAINA, WAC.
Martel, A.R. (2010). Arte rupestre de pastores y caravaneros estudio contextual de las representaciones rupestres durante el período Agroalfarero Tardío (900 D.C. - 1480 D.C.) en el Noroeste Argentino [Tesis de Doctorado, Universidad de Buenos Aires]. http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/1305
Mazzanti, D. y Valverde, F. (2003). Representaciones rupestres de cazadores-recolectores en las sierras de Tandilia Oriental: una aproximación a la arqueología del paisaje. En Actas del XIII Congreso Nacional de Arqueología Argentina, (pp. 311-316). Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba.
Neme, G.A. (2007). Cazadores-recolectores de altura en los Andes Meridionales: el Alto Valle del Atuel (Mendoza, Argentina). BAR International Series 1591. https://doi.org/10.30861/9781407300078
Neme, G.A. y Gil, A.F. (2012). El registro arqueológico del sur de Mendoza en perspectiva biogeográfica. En G.A. Neme y A.F. Gil (Eds.), Paleoecología humana en el sur de Mendoza: perspectivas arqueológicas (pp. 255–279). Buenos Aires: Sociedad Argentina de Antropología.
Oliva, F. (2013). Registro de máscaras en Sierra de la Ventana de la región pampeana argentina. Presentación de explicaciones alternativas. Boletín del Museo Chileno de Arte Precolombino, 18 (2), 89–106. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-68942013000200007
Peterson, N. (1975). Hunter-gatherer territoriality: the perspective from Australia. American Anthropologist, New Series, 77(1), 53–68. https://www.jstor.org/stable/674068
Re, A. (2010). Representaciones rupestres en mesetas altas de la provincia de Santa Cruz. Circulación de información en espacios de uso estacional [Tesis de Doctorado, Universidad de Buenos Aires]. ttp://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/1853
Rocchietti, A.M. (2015). Arte rupestre: imagen de lo fantástico. Boletín del Museo Chileno de Arte Precolombino, 20(1), 39–49. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-68942015000100004
Sabatini, G.I. y Terraza, V.V. (2015). Distribución del diseño de las cabezas mascariformes en las representaciones rupestres del centro oeste argentino y del norte chico chileno: estilo, identidad y paisaje. Espacio Tiempo y Forma. Serie I, Prehistoria y Arqueología, 6, 123–147. https://doi.org/10.5944/etfi.6.2013.11168
Schobinger, J. (1962). Representaciones de máscaras en los petroglifos del Occidente argentino. Anthropos, 57, 683–699.
Schobinger, J. (1978). Nuevos lugares con arte rupestre en el extremo sur de la provincia de Mendoza. Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, XII, 175–182.
Schobinger, J. (1985). Áreas intermedias o marginales. En J. Schobinger y C.J. Gradin (Eds.), Cazadores de la Patagonia y agricultores andinos: arte rupestre de la Argentina (pp. 80-82). Buenos Aires: Ediciones Encuentro.
Schobinger, J. (2002). Arte Rupestre del Departamento Malargüe. En A.F. Gil y G.A. Neme (Eds.), Entre Montañas y Desiertos: Arqueología del Sur de Mendoza (pp. 181–194). Buenos Aires: Sociedad Argentina de Antropología.
Sepúlveda, M., Saintenoy, T., Cornejo, L., Dudognon, C., Espinoza, F., Guerrero-Bueno, Z. y Cerrillo-Cuenca, E. (2019). Rock art painting and territoriality in the precordillera of northernmost Chile (South-Central Andes). Archeological and spatial approaches to the Naturalistic Tradition. Quaternary International, 503, 254–263. https://doi.org/10.1016/j.quaint.2017.02.005
Tacon, P. (1994). Socialising landscapes: the long-term implications of signs, symbols and marks on the land. Archaeology in Oceania, 29, 117–129. https://doi.org/10.1002/arco.1994.29.3.117
Troncoso, A., Armstrong, F., Vergara, F., Urzúa, P. y Larach, P. (2008). Arte rupestre en el Valle El Encanto (Ovalle, región de Coquimbo): hacia una revaluación del sitio-tipo del Estilo Limarí. Boletín del Museo Chileno de Arte Precolombino, 13(2), 9–36. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-68942008000200002
Wiessner, P. (1989). Is there a unity to style? En M. Conkey y C. Hastorf (Eds.), The uses of style in archaeology (pp. 105-112). Cambridge: Cambridge University Press.
Wobst, H. (1977). Stylistic Behavior and Information Exchange. En C.E. Cleland (Ed.), For the Director: Research Essays in Honor of James B. Griffin (pp. 317-342). Ann Arbor: University of Michigan Press.
Zedeño, M.N. (1997). Landscapes, land use, and the history of territory formation: an Example from the Pueblo an Southwest. Journal of Archaeological Method and Theory, 4(1), 67–103. https://doi.org/10.1007/BF02428059
Zedeño, M.N. (2008). The archaeology of territory and territoriality. En B. David y J. Thomas (Eds.), Handbook of landscape archaeology (pp. 210–217). Abingdon: Routledge Handbooks Online.
Zedeño, M.A. y Anderson, D. (2010). Agency and politics in hunter-gatherer territory formation. Revista de Arqueología, 23(1), 10–29. https://doi.org/10.24885/sab.v23i1.285
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Agustín Acevedo, Danae Fiore, Hugo Tucker, Adolfo Gil, Gustavo Neme
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que têm publicações nesta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores reterão os seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação do seu trabalho, que estará sujeito à Licença de Atribuição Creative Commons (Licencia de reconocimiento de Creative Commons), que permite que terceiros compartilhem o trabalho enquanto o seu autor e a sua primeira publicação nesta revista.
b. Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão do trabalho publicado (por exemplo, depositá-lo num arquivo eletrônico institucional ou publicá-lo num volume monográfico), desde que a publicação inicial nesta revista seja indicada.
v. É permitido e recomendado aos autores que divulguem os seus trabalhos na Internet (por exemplo, arquivos telemáticos institucionais ou no seu site) antes e durante o processo de envio, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar citações do trabalho publicado. (Veja El efecto del acceso abierto - O efeito do acesso aberto.)