Um mundo de música instrumental. Aproximações ao cenário jazz-rock da cidade de Córdoba entre 1978/1997
DOI:
https://doi.org/10.31048/1852.4826.v14.n3.34381Palavras-chave:
Mundo da arte, musica, Jazz-Rock, Cordoba, ArgentinaResumo
Neste artigo investigamos um cenário musical na cidade de Córdoba onde as produções eram principalmente instrumentais, e pertenciam a um gênero musical que fundia rock e jazz. Interrogamo-nos sobre as formas e características que essas poéticas assumiram na trajetória de dois grupos musicais formados por artistas em comum: o grupo Encuentro (1978/1982) e Los Músicos del Centro (1982/1997). Este texto, como indica o título, é uma abordagem empírica, carecendo de antecedentes locais que se referem especificamente ao gênero jazz ou aos grupos dirigidos. O trabalho está estruturado em três eixos centrais. Para começar, fazemos uma breve apresentação dos artistas, elementos distintivos das suas carreiras, consumo cultural e formação musical. Posteriormente, analisamos as produções sonoras que se materializaram nas gravações dos dois grupos musicais. Por fim, nos aprofundamos nos sistemas de distribuição e formas de financiamento de obras de arte.
Downloads
Referências
Acurso, M. B. (2016). Un mundo del folklore: Jóvenes y peñas en la ciudad de Córdoba. Trabajo Final de Maestría en Antropología. FFyh, UNC.
Alabarces, P. (1993). Entre gatos y violadores: El rock nacional en la cultura argentina (Vol. 3). Ediciones Colihue SRL.
Becker, H. (2008). Los mundos del arte. Universidad Nacional de Quilmes.
Becker, H., & Faulkner, R. (2011). El jazz en acción. La dinámica de los músicos sobre el escenario. Buenos Aires: Editorial Siglo Veintiuno.
Becker, H. P. (2014). Outsiders hacia una sociología de la desviación. Siglo Veintiuno Editores.
Bennett, A., & Peterson, R. A. (2004). Music scenes: Local, translocal and virtual. Vanderbilt University Press.
Benzecry, C. E. (2012). El Fanático de la Opera. Etnografía de una obsesión. Siglo XXI Editores.
Blázquez, G. (2008). Músicos, mujeres y algo para tomar: Los mundos de los cuartetos de Córdoba. Ediciones Recovecos.
Blázquez, G. (2014). ¡Bailaló!: Género, raza y erotismo en el cuarteto cordobés. Editorial Gorla.
Blázquez, G. (2019). Cooltura electrónica: Música, arte y subjetividades juveniles en Córdoba. Gorla.
Bruno, M. S. (2019). De “Aguas de la Cañada” a “Nada en la Cañada”. Análisis de un mundo de canción urbana en la Córdoba de 1980 [Tesis de Doctorado en Ciencias Antropológicas]. Universidad Nacional de Córdoba.
Bruno, M. S. (2020). “Capítulo 11: Entre trovadores psicobolches y anarquistas. poéticas y políticas en un mundo musical de la Córdoba de 1980” en Celebrar. Una antropología de la fiesta y la performance. UNC.
Buch, E. (2016). Música, dictadura, resistencia: La Orquesta de París en Buenos Aires. Fondo de Cultura Económica.
Corti, B. (2015). Jazz argentino: La música” negra” del país” blanco”. Gourmet Musical Ediciones.
Corti, B. (2018). “Sonar negro”: La performance jazzística y la binarización de la “raza”. Antecedentes en la ciudad de Buenos Aires.
De Lauretis, T. (1989). Tecnologías del género (Internet). Technologies of gender. Essays on theory, film and fiction. Londres ….
Díaz, C. F. (2005). Libro de viajes y extravíos: Un recorrido por el rock argentino, 1965-1985. Narvaja.
Díaz, C. F. (2009). Variaciones sobre el” ser nacional”: Una aproximación sociodiscursiva al” folklore” argentino. Ediciones Recovecos.
Elias, N. (1987). El proceso de la civilización: Investigaciones sociogenéticas y psicogenéticas. Fondo de Cultura Económica.
Elias, N. (1999). Mozart. Sociología de un genio. JSTOR.
Frith, S. (2014). Ritos de la interpretación: Sobre el valor de la música popular. Grupo Planeta Spain.
Green, L. (2001). Música, género y educación. Morata.
Karush, M. (2017). Musicians in Transit. Argentina and the Globalization of Popular Music. Duke University Press.
Lenarduzzi, V. (2012). Placeres en movimiento: Cuerpo, música y baile en la” escena electrónica”. El autor.
López, M. I. (2016). Abordajes de la improvisación en músicas ligadas al folklore en la escena de fusión argentina de los ´80. XII Congreso IASPM-AL.
Lucero, P. (2009). Memorias de una ausencia. Armando Tejada Gómez y el Movimiento de la Nueva Canción [Tesis de Maestría en Comunicación y Cultura contemporánea]. Centro de Estudios Avanzados, UNC.
Manzano, V. (2011). Tiempos de contestación: Cultura del rock, masculinidad y política, 1966-1975. En Jóvenes en cuestión: Configuraciones de género y sexualidad en la cultura. Biblos.
McRobbie, Angela & Garber, Angela. (2010). Chicas y subculturas: Una exploración. En Resistencia a través de rituales. Subculturas juveniles en la Gran Bretaña de la posguerra. Observatorio de Jóvenes, Comunicación y Medios. Facultad de Periodismo y Comunicación Social, Universidad Nacional de la Plata.
Molinero, C., & Vila, P. (2014). A Brief Historyof the Militant Song in Argentina. En The Militant Song Movement in Latin America: Chile, Uruguay, and Argentina (pp. 193–228). Lexington Books.
Moyano, M. D. (2005). La producción plástica emergente en Córdoba (1970-2000). Ediciones del Boulevard.
Noel, G. (2012). Cuestiones disputadas. Repertorios morales y procesos de delimitación de una comunidad imaginada en la costa atlántica bonaerense. PUBLICAR-En Antropología y Ciencias Sociales, 11.
Pujol, S. (2011). Historia del baile: De la milonga a la disco. Gourmet Musical.
Pujol, S. (2013). El jazz en la Argentina. Del paladar mundano al gusto local. En Jazz en español. Derivas hispanoamericanas (pp. 51–91). Universidad Veracruzana/artefacto colectivo.
Pujol, S. A. (1992). Jazz al sur: La música negra en la Argentina. Emecé.
Pujol, S. A. (2005). Rock y dictadura: Crónica de una generación (1976-1983). Emecé.
Pujol, S. A. (2015). Oscar Alemán. La guitarra embrujada. Planeta.
Pujol, S. A. (2020). Quiero que la música hable de lo que pasa en Sudamérica. El giro tercermundista en el jazz de Leandro “Gato” Barbieri. Revista Argentina de Musicología, 21(1), 171–191.
Rodríguez, R. (2018). “Gracias por la musiquita”. Una etnografía entre mujeres [´Trabajo Final de Licenciatura en Antropología]. Universidad Nacional de Córdoba.
Semán, P. (2012). Cumbia villera: Avatares y controversias de lo popular realmente existente. Nueva sociedad, 242, 149–161.
Semán, P., & Vila, P. (1999). Rock chabón e identidad juvenil en la Argentina neoliberal. Los noventa. Política, sociedad y cultura en América Latina y Argentina de fin de siglo, 225–258.
Straw, Will. (1972). Communities and scenes in popular music. En The subcultures reader. Routledge.
Thompson, E. P. (1995). La economía “moral” de la multitud en la Inglaterra del siglo XVIII. En Costumbres en común. Crítica Barcelona.
Vittoreli, L. B. (2019). Rimas en el momento: Análisis etnográfico en la competencia de freestyle Sinescritura [Trabajo Final de Licenciatura en Comunicación Social]. Universidad Nacional de Córdoba.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 María Sol Bruno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que têm publicações nesta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores reterão os seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação do seu trabalho, que estará sujeito à Licença de Atribuição Creative Commons (Licencia de reconocimiento de Creative Commons), que permite que terceiros compartilhem o trabalho enquanto o seu autor e a sua primeira publicação nesta revista.
b. Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão do trabalho publicado (por exemplo, depositá-lo num arquivo eletrônico institucional ou publicá-lo num volume monográfico), desde que a publicação inicial nesta revista seja indicada.
v. É permitido e recomendado aos autores que divulguem os seus trabalhos na Internet (por exemplo, arquivos telemáticos institucionais ou no seu site) antes e durante o processo de envio, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar citações do trabalho publicado. (Veja El efecto del acceso abierto - O efeito do acesso aberto.)