Disputando a modernidade: lideranças e conflitos no evangelho moqoit

Autores

  • Agustina Altman IICSAL-CONICET

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v15.n1.32749

Palavras-chave:

Modernidade, Liderança, Evangelho, Moqoit, creoles

Resumo

Nos estudos sobre a mudança sócio-religiosa no Chaco, fica bem estabelecida a natureza ativa do papel dos grupos indígenas do Chaco nos processos de missionalização cristã. Estudou-se intensamente como isso tem envolvido verdadeiros processos de criatividade cultural onde uma nova realidade sócio-religiosa emergiu de complexas interações entre concepções e práticas pré-cristãs, as coloniais e aquelas que surgiram da incorporação do território do Chaco à cultura nacional de forma eficaz. No entanto, as complexidades em jogo nas diversas especificidades desses processos e seu papel na construção de verdadeiras formas alternativas de modernidade são aspectos que ainda carecem de maiores estudos. Em particular, o caso dos Moqoit, grupo do Chaco subordinado aos Qom, precisa abordar as especificidades de suas respostas à ação missionária. Neste trabalho, a abordagem de um conflito em uma congregação evangélica moqoit nos permite —graças ao seu caráter de fato social total— destacar várias dimensões que entram em jogo na dinâmica sócio-religiosa contemporânea desse grupo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Altman, A. (2010). `Ahora son todos creyentes´. El evangelio entre los mocoví del Chaco Austral [Licenciatura en Antropología, Universidad de Buenos Aires]. Buenos Aires.

Altman, A. (2017). El camino del evangelio. Cristianismos y modernidades entre los mocoví del Chaco Austral [Tesis de Doctorado, Universidad de Buenos Aires]. Buenos Aires.

Altman, A. (2019). La utopía misionera de una familia de colonos. Cuerpos, misión y modernidad adventista entre los moqoit del Chaco. Revista Socieda y Religión. Sociología, Antropología e Historia de la Religión en el Cono Sur, XXIX(52), 40-66.

Asad, T. (2003). Formations of the Secular: Christianity, Islam, Modernity. Stanford University Press.

Bartolomé, L. J. (1972). Movimientos milenaristas de los aborígenes chaqueños entre 1905 y 1933. Suplemento Antropológico, Revista del Centro de Estudios Antropológicos, Universidad Católica, Asunción, 7(1-2), 106-121.

Barúa, G. (2006). Parentesco, conflicto y acontecimiento entre los wichi del Chaco central Universidad de Buenos Aires]. Buenos Aires.

Braunstein, J. (1983). Algunos rasgos de la organización social de los indígenas del Gran Chaco. Facultad de Filosofía y Letras.

Ceriani Cernadas, C. (2009). Dilemas étnicos y políticos en la experiencia religiosa toba (qom). VIII Reunión de Antropología del MERCOSUR, Buenos Aires, Argentina.

Ceriani Cernadas, C. (2011). Evangelio, política y memoria en los Toba (qom) del Chaco argentino. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, 1-19. http://nuevomundo.revues.org/61083

Ceriani Cernadas, C. (Ed.). (2017). Los evangelios chaqueños : misiones y estrategias indígenas en el siglo XX. Rumbo Sur / Ethnographica.

Ceriani Cernadas, C., & Citro, S. (2005). El movimiento del evangelio entre los tobas del Chaco argentino. Una revisión histórica y etnográfica. In B. Guerrero Jiménez (Ed.), De indio a hermano. Pentecostalismo indígena en América Latina (pp. 111-170). Ediciones Campus, Universidad Arturo Prat y Ediciones El Jote Errante.

Citro, S. (2006). La Fiesta del 30 de Agosto entre los mocovíes de Santa Fe. Instituto de Lingüística, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires

Cordeu, E. J., & Siffredi, A. (1971). De la algarroba al algodón. Movimientos milenaristas del Chaco argentino. Juarez Editor.

Córdoba, L. (2008). Liderazgo, grupos locales y organización sociopolítica entre los toba del oeste formoseño. In J. Braunstein & N. Meichtry (Eds.), Liderazgo, representatividad y control social en el Gran Chaco (pp. 133-138). Editorial Universitaria de la Universidad Nacional del Nordeste, Corrientes.

de Certeau, M. (2000). La invención de lo cotidiano I. Artes de hacer. Universidad Iberoamericana Departamento de Historia. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente.

Eisenstadt, S. (2000). Multiple Modernities. Daedalus, 129(1), 1-29.

Fernández, A., & Braunstein, J. (2001). Historias de Pampa del Indio. IV Congreso Argentino de Americanistas (Tomo 2), Buenos Aires.

González, S. A. (2005). Etnicidad y discriminación en la provincia del Chaco. La comunidad mocoví de las tolderías en el período 1980-2002 Universidad Nacional de Formosa]. Formosa.

Gualdieri, B. (1998). Mocovi (Guaycuru). Fonología e morfossintaxe Universidade Estadual de Campiñas]. Campiñas, São Paulo, Brasil.

INDEC. (2015). Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas 2010: Censo del Bicentenario. Pueblos originarios: región Nordeste Argentino. http://www.indec.gov.ar/ftp/cuadros/poblacion/pueblos_originarios_NEA.pdf

López, A. M. (2009). La Vírgen, el Árbol y la Serpiente. Cielos e Identidades en comunidades mocovíes del Chaco [Tesis de Doctorado, Universidad de Buenos Aires]. Buenos Aires.

López, A. M. (2011). `O toba não tem amigos´: Perspectivas mocoví sobre o ‘outro’ aborígene. In E. Coffaci de Lima & L. Córdoba (Eds.), Os outros dos outros: relações de alteridade na Etnologia Sul-Americana (pp. 183-196). Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mauss, M. (1971). Ensayo sobre el don, forma y función del intercambio en las sociedades arcaicas. Sociología y Antropología.

Messineo, M. C. (2008). Fieldwork and Documentation of Speech Genres in Indigenous Communities of Gran Chaco: Theoretical and Methodological Issues. Language documentation & conservation, 2(2), 275-295.

Mezzadra, S. (Ed.). (2008). Estudios postcoloniales. Ensayos fundamentales. Traficantes de Sueños.

Miller, E. S. (1979). Los tobas argentinos. Armonía y disonancia en una sociedad (H. A. Galleti, Trans.; 1º castellano ed.). Siglo XXI Editores.

Reyburn, W. D. (1954). The toba indians of the argentine chaco. An Interpretive Report. Mennonite Board of Missions & Charities.

Ruiz Moras, E. (2015). Acción simbólica y religiosidad entre los toba taksek del Chaco central. Antropología. Replanteos y Continuidades, 279-316.

Susnik, B. (1972). Dimensiones migratorias y pautas culturales de los pueblos del Gran Chaco y de su periferia. Enfoque etnológico. Instituto de Historia, Facultad de Humanidades, Universidad Nacional del NordEste.

Wright, P. G. (1988). Tradición y Aculturación en una organización socio-religiosa Toba contemporánea. Cristianismo y Sociedad(95), 71-87.

Wright, P. G. (1990). NqataGako (advice): A Toba oral genre. 90th Meeting of the American Anthropological Association, Chicago.

Wright, P. G. (2003a). Colonización del espacio, la palabra y el cuerpo en el Chaco argentino. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, 9(19), 137-152.

Wright, P. G. (2003b). Toba Religiosity: code-switching, creolization or continuum? In J.-Ǻ. Alvarsson & R. L. Segato (Eds.), (pp. 253-263).

Wright, P. G. (2008a). Ser-en-el-sueño. Crónicas de historia y vida toba (1º ed.). Biblos.

Wright, P. G. (2008b). “¿Y yo qué clase de poder tengo?” Liderazgo y dilemas shamánicos en la modernidad toba. In J. Braunstein & N. Meichtry (Eds.), Liderazgo, representatividad y control social en el Gran Chaco (pp. 139-146). Editorial Universitaria de la Universidad Nacional del Nordeste, Corrientes.

Trabalho de Altman

Publicado

2022-05-01

Edição

Seção

Antropología Social

Como Citar

Altman, A. (2022). Disputando a modernidade: lideranças e conflitos no evangelho moqoit. Revista Del Museo De Antropología, 15(1), 207-230. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v15.n1.32749

Artigos Semelhantes

21-27 de 27

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.