Recepción de la Psicología Positiva en la Argentina: un estudio socio-bibliométrico de artículos de revistas científicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Detalhes do artigo
Commons Attribution License, CCAL). Com esta licença, os autores conservam o direito de propriedade sobre artigos mas permitem que qualquer pessoa façam download e distribuam os artigos publicados na RACC sem necessidade da permissão do autor ou editor. Uma última condição é que sempre, e em todos os casos, o autor e a fonte original de publicação (p.e., RACC) sejam citados. Esta licença foi desenvolvido para facilitar o acesso aberto, gratuito e livre a trabalhos originais do arte e ciência.
Como Citar
Referências
Antonovsky, A. (1988). Unraveling the Mystery of Health. How People Manage and Stay Well. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Ball, L. C. (2012). Genius without the “Great Man”: new possibilities for the historian of Psychology. History of Psychology, 15(1), 72-83.
Carpintero, H., & Peiró, J. M. (1981). Aplicaciones de la metodología bibliométrica a los estudios de historia de la psicología. En H.
Carpintero & J. M. Peiró (Eds.), Psicología contemporánea. Teoría y métodos cuantitativos para el estudio de su literatura científica (pp. 41-52). Valencia: Alfaplus.
Castro Solano, A. (2012). La psicología positiva en América Latina. Desarrollos y perspectivas. Psiencia. Revista Latinoamericana de Ciencia Psicológica, 4(2), 108-116.
Castro Solano, A. (2014a). Overview of Positive Psychology in Latin-American Countries. In A. Castro Solano (Ed.), Positive Psychology in Latin America (pp. 3-20). New York: Springer.
Castro Solano, A. (2014b). Latin-American Studies on Well-Being. In A. Castro Solano (Ed.), Positive Psychology in Latin America (pp. 21-36). New York: Springer.
Casullo, M. M. (1998). Adolescentes en Riesgo. Orientación e Identificación. Buenos Aires: Paidós.
Casullo, M. M. (2000). Psicología salugénica o positiva. Algunas reflexiones. Anuario de Investigaciones, 8, 340-346.
Casullo, M. M. (Ed.) (2002). Evaluación del bienestar psicológico en Iberoamérica. Buenos Aires: Paidós.
Casullo, M. M. (2008). La capacidad para perdonar. En M. M. Casullo (Ed.), Prácticas en Psicología Positiva (pp. 39-60). Buenos Aires: Lugar Editorial.
Casullo, M. M., & Fernández Liporace, M. (2005). Los estilos de apego. Teoría y medición. Buenos Aires: JVE.
Contini, N. (Comp.) (2006). Pensar la adolescencia hoy. De la psicopatología al bienestar psicológico. Buenos Aires: Paidós.
Diener, E. (2000). Subjective Well-Being: the science of happiness and a proposal for a national index. American Psychologist, 55(1), 34-43.
Dagfal, A. (2004). Para una «Estética de la Recepción» de las Ideas Psicológicas. FRENIA, 4(2), 7-16.
Danziger, K. (1994). Does the history of Psychology have a future? Theory & Psychology, 4(4), 467-484.
Danziger, K. (1997). The future of psychology’s history is not its past. Theory & Psychology, 7(1), 107-111.
Gancedo, M. (2008). Historia de la Psicología Positiva. Antecedentes, aportes y proyecciones. En María Martina Casullo (Ed.), Prácticas en Psicología Positiva (pp. 11-38). Buenos Aires: Lugar Editorial.
Gancedo, M. (2009). Reflexiones y experiencias acerca del aprendizaje de la Psicología Positiva y los Enfoques Salugénicos. Psicodebate, 10, 83-102.
González, E. N. (2008). Análisis cuantitativo del primer quinquenio de la Revista Argentina de Clínica Psicológica: 1992-1996. Revista Argentina de Clínica Psicológica, 17(3), 277-282.
Hart, K. E., & Sasso, T. (2011). Mapping the Contours of Contemporary Positive Psychology. Canadian Psychology, 52(2), 82–92.
Hilgard, E., Leary, D., & Mc Guire, G. (1998). A história da psicologia: un panorama e avaliação crítica. En J. Brozek y M. Massimi (Eds.). Historiografia da psicologia moderna (pp. 399-432). São Paulo: Edições Loyola.
Huppert, F. A., & So, T. T. C. (2013). Flourishing Across Europe: Application of a New Conceptual Framework for Defining Well-Being. Social Indicators Research, 110, 837-861.
Jauss, H. R. (1981). Estética de la recepción y comunicación literaria. Punto de Vista, 12, 34-40.
Keyes, C. L. M. (2002). The mental health continuum: From languishing to flourishing in life. Journal of Health and Social Behavior, 43, 207–222.
Keyes, C. L. M. (2006). Subjective well-being in mental health and human development research worldwide: An introduction. Social Indicators Research, 77, 1–10.
Klappenbach, H. (2000). Historia de la historiografía de la psicología. En J. C. Ríos, R. Ruiz, J. C. Stagnaro y P. Weissmann (Eds.). Psiquiatría, psicología y psicoanálisis. Historia y memoria (pp. 238-268). Buenos Aires: Polemos.
Klappenbach, H. (2006). Periodización de la psicología en Argentina. Revista de Historia de la Psicología, 27(1), 109-164.
Liberatore, G., & Visca, J. (2014). Análisis de la revista Perspectivas en Psicología desde el perfil de la autoría, el contenido y la visibilidad de los artículos publicados en el período 2004-2011. Perspectivas en Psicología. Revista de Psicología y Ciencias Afines, 11, 6-14.
Linley, A., Joseph, S., Harrington, S., & Wood, A. M. (2006). Positive psychology: Past, present, and (possible) future. The Journal of Positive Psychology, 1(1), 3-16.
Mariñelarena-Dondena, L. (2012a). La Formación en Psicología Positiva en la Universidad de Palermo. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento (RACC), 4(1), 21-30.
Mariñelarena-Dondena, L. (2012b). Recepción y desarrollo de la Psicología Positiva en la Universidad de Buenos Aires (1998-2008). Psiencia. Revista Latinoamericana de Ciencia Psicológica, 4(2), 76-83.
Mariñelarena-Dondena, L. (2014). De la epidemiología psiquiátrica a la psicología positiva. Historia de la trayectoria científica de María Martina Casullo. Universitas Psychologica, 3(5), 1893-1904.
Mariñelarena-Dondena, L. y Gancedo, M. (2011). La Psicología Positiva: su primera década de desarrollo. Diálogos. Revista Científica de Psicología, Ciencias Sociales, Humanidades y Ciencias de la Salud, 2(1), 67-77.
Mariñelarena-Dondena, L., & Klappenbach, H. (2009). La Psicología Positiva en la revista Psicodebate (2000-2007). Psicodebate. Psicología, Cultura y Sociedad, 10, 9-37.
Montero, I., & León, O. G. (2007). A guide for naming research studies in Psychology. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(3), 847-862.
Richaud, M. C. (2013). Contributions to the study and promotion of resilience in socially vulnerable children. American Psychologist, 68(8), 751-758.
Schui, G., & Krampen, G. (2010). Bibliometric Analyses on the Emergence and Present Growth of Positive Psychology. Applied Psychology: Health and Well-Being, 2(1), 52-64.
Seligman, M. E. P. (2005). La auténtica felicidad. Barcelona: Byblos.
Seligman, M. E. P. (2011). Flourish. A visionary new understanding of happiness and well-being. New York: Free Press.
Seligman, M. E. P., & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive Psychology: An Introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14.
Sheldon, K., & King L. (2001). Why Positive Psychology Is Necessary. American Psychologist, 56, 216-217.
Stover, J. B., Uriel, F., De la Iglesia, G., Freiberg Hoffmann, A., & Fernández Liporace (2014). Rendimiento académico, estrategias de aprendizaje y motivación en alumnos de Escuela Media de Buenos Aires. Perspectivas en Psicología. Revista de Psicología y Ciencias Afines, 11(2), 10-20.
Vázquez, C., & Hervás, G. (2008). Salud positiva: del síntoma al bienestar. En C. Vázquez y G. Hervás (Eds.). Psicología Positiva Aplicada (pp. 17-39). Bilbao: Desclée de Brouwer.
World Health Organization (1986). Ottawa Charter for Health Promotion. First International Conference for Health Promotion. Ottawa: Author.
Zubieta, E., Muratori, M., & Fernández, O. (2012). Bienestar subjetivo y psicosocial: explorando diferencias de género. Salud & Sociedad, 3(1), 66-76.