POLÍTICAS ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE ARGENTINA DO PRESENTE: NOVOS DESAFÍOS

Autores

  • Jorge Steiman Universidad Nacional de San Martín

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31965

Palavras-chave:

currículo universitário; políticas acadêmicas; sistema universitário

Resumo

Na Argentina, a Lei do Ensino Superior (LES) Nº 24521 de 1995 não é apenas um marco normativo, mas também, em certo sentido, uma declaração de políticas acadêmicas para o sistema universitário. Esta afirmação pode ser exemplificada em vários dos artigos que a compõem, e que, superando os alcances da própria lei, definiram políticas que, por sua vez, deram origem a um conjunto de outros regulamentos, um conjunto de Resoluções e Disposições, de elevado grau de incidência nas políticas acadêmicas do sistema.Na primeira parte deste artigo, essas políticas são apresentadas de forma sucinta, referenciando-as nos respectivos regulamentos. Na segunda parte, e no cenário pós-pandemia que apresenta desafios em relação às ideias de tempo, espaço e construção coletiva, surgem algumas questões que, no cenário da política acadêmica, entendemos que devemos enfrentar na procura de continuar a garantir os direitos de cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bain, K.(2007). Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Barcelona: Universitat de Valencia.

Brunner, J. (2010). Los retos de la Educación Superior en América Latina. Recuperado de www.brunner.cl

Camilloni, A.W. de (2001). Modalidades y proyectos de cambio curricular. En N. Schuster (Coord.), Aportes para un cambio curricular en Argentina 2001. Bs. As.: Facultad de Medicina/UBA – OPS/OMS.

Camilloni, A.W. de (2010). La formación de profesionales universitarios. Gestión Universitaria, 2 (2).

Camilloni, A. W. de (2013). De la especialización divisiva a la especialización conectiva en el currículo universitario. Problemáticas académicas y organizativas. En Stubrin, A., Díaz, N. (Comps.), Tensiones entre Disciplinas y Competencias en el Currículum Universitario. Santa Fe: Ediciones Universidad Nacional del Litoral.

Camilloni, A. W. de (2016). Tendencias y formatos en el currículo universitario. En Revista Itinerarios Educativos, 9, 11-26.

Cols, E. (2007). El primer año del grado: estrategias y dispositivos de apoyo y mejora. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento.

Davini, M. C. (1995). La formación docente en cuestión: política y pedagogía. Buenos Aires: Paidos.

De Alba, A. (1995). Curriculum: crisis, mito y perspectivas. Buenos Aires: Miño y Dávila.

Diaz Barriga, A. (2015). Curriculum. Entre la utopía y la realidad. Bs. As.: Amorrortu.

Ezcurra, A. (2007). Igualdad en educación superior. Un desafío mundial. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento.

Follari, R. (2008). La selva académica. Rosario: Homo Sapiens.

García de Fanelli, A. (2017). Políticas públicas ante la masificación de la educación universitaria: el reto de elevar la graduación garantizando la inclusión y la calidad. En C. Marquise (Ed.), La agenda Universitaria II (1-26). Bs. As.: Universidad de Palermo.

Goodson, I. (1991). La construcción social del currículum. Posibilidades y ámbitos de investigación de la historia del Currículum. Revista de Educación, 295, 7-37.

López Ramírez, M. & Rodríguez, A. (2020). Trayectorias escolares en la educación superior ante la pandemia ¿continuar, interrumpir o desistir? En J. Aguilar et. al, Educación y Pandemia. Una visión académica. México: Instituto de Investigaciones sobre Educación y Universidad, Universidad Autónoma de México.

Pogré, P.; De Gatica, A.; García, A.y Krichesky, G. (Coords). (2018). Los inicios de la vida Universitaria. Bs. As: Editorial Teseo

Pogré, P.; De Gatica, A.; Krichesky, G. (Coords). (2020). Los inicios de la vida Universitaria II. Bs. As: Editorial Teseo

Schön, D. (1987). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidos.

Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos. Barcelona: Paidos.

Schön, D.(1998). El profesional reflexivo. Cómo piensan los profesionales cuando actúan. Barcelona: Paidos.

REFERENCIAS NORMATIVAS

Ministerio de Cultura y Educación de la República Argentina (1997). Resolución Ministerial Nº 6/97.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2002). Secretaría de Políticas Universitarias. Dirección Nacional de Gestión Universitaria. Disposición Nº 1/10.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2004). Resolución Ministerial Nº 1717/04.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2011). Resolución Ministerial Nº 160/11.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2013). Resolución Ministerial Nº 988/13.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2014). Secretaría de Políticas Universitarias. Dirección Nacional de Gestión Universitaria. DOCUS N° 3.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2015). Resolución Ministerial Nº 2385/15.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2017). Resolución Ministerial Nº 3322/17.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2018). Resolución Ministerial Nº 1254/18.

Ministerio de Educación de la República Argentina (2019). Secretaría de Políticas Universitarias. Dirección Nacional de Gestión y Fiscalización Universitaria. Disposición Nº 2271/19.

Ministerio de Educación y Deportes de la República Argentina (2016). Resolución Ministerial Nº 280/16.

Ministerio de Educación y Deportes de la República Argentina (2016). Resolución Ministerial Nº 1870/16.

Ministerio de Educación y Deportes de la República Argentina (2017). Resolución Ministerial Nº 2641/17.

República Argentina (1995). Ley N° 24521 de Educación Superior.

República Argentina (1949). Decreto de Poder Ejecutivo Nacional N° 29337.

República Argentina (1999). Decreto de Poder Ejecutivo Nacional N° 1047.

República Argentina (2003). Ley N° 25754. Modificación de la Ley Nº 24.521.

República Argentina (2015). Ley N° 27204. Modificación de la Ley Nº 24.521.

República Argentina (1954). Ley N° 14297. Ley Universitaria

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Dossier especial: La Educación Superior en tiempos de Pandemia

Como Citar

POLÍTICAS ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE ARGENTINA DO PRESENTE: NOVOS DESAFÍOS. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(1), 163-181. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31965

Artigos Semelhantes

1-10 de 367

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.