Arte rupestre, agência e ontologia: Reflexões atuais sobre o antigo animismo ao sul do Planalto Central de Santa Cruz. (Patagônia, Argentina)

Autores

  • Raúl González Dubox Laboratorio de Arqueología y Antropología. Instituto de Evolución y Diversidad Austral (CCT-CENPAT IDEAUS)

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v14.n2.29811

Palavras-chave:

Animismo, Ontologia, Agência, Arte rupestre, Patagônia, Arqueologia

Resumo

Analisar a agência e ontologia da matéria em restos arqueológicos coloca desafios inegáveis ​​e em nenhum lugar esses desafios são mais agudos do que na interpretação da arte rupestre da Patagônia. Embora a discussão em torno da ontologia de nossas suposições e categorias tenha um lugar considerável na literatura antropológica e arqueológica, os estudos de caçadores-coletores da Patagônia permanecem à margem. Neste ensaio exploro, sem pretensões conclusivas, uma forma de abordar as manifestações rupestres da Localidade Arqueológica La María ao sul do Planalto Central de Santa Cruz desde uma perspectiva ontológica. Revendo as crônicas de Musters e as compilações etnográficas que Casamiquela realizou entre os atuais povos Tehuelche, investigo a relevância do conceito de conjunto de Fowler (2017) e de animismo de Descola (2005), avaliando a possibilidade de que motivos do repertório do rock como guanacos, felinos mãos negativas, podem ser tratadas em termos de exterioridade / interioridade-similaridade / diferença, assumindo a noção de animismo como recurso interpretativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Acevedo, A. (2017). Arte, composición visual y paisaje: un estudio de la producción rupestre de los grupos cazadores-recolectores de la región Extremo Sur del Macizo del Deseado. Provincia de Santa Cruz, Argentina (Tesis doctoral) Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires.

Acevedo, A., & Fiore, D. (2020). Imágenes, códigos y comunicación: un análisis del arte rupestre en el Extremo Sur del Macizo del Deseado (Patagonia, Argentina). Arqueología, 2(26), 127–155. https://doi.org/10.34096/arqueologia.t26.n2.5835

Acevedo, A., Fiore, D., & Franco, N. V. (2013). Imágenes en las rocas: uso del espacio y construcción del paisaje mediante el emplazamiento de arte rupestre en dos regiones de Patagonia centromeridional (Argentina). Espacio, Tiempo y Forma, 6, 17-53.

Alberti, B., & Marshall, Y. (2009). Animating archaeology: local theories and conceptually open-ended methodologies. Cambridge Archaeological Journal, 19(3), 344–356.

Alberti, B. & Jones, A.M. (2013). Archaeology after Interpretation. En B. Alberti (Ed.), Archaeology after Interpretation. Returning Materials to Archaeological Theory (pp. 15–35). Left Coast Press Inc.California.

Alberti, B. (2016). Archaeologies of Ontology. Annual Review of Anthropology, 45, 163–179.

Arrigoni, G. (1996). El arte rupestre del cañadón Sin Nombre. Cueva de los Felinos. (Santa Cruz). En Arqueología solo Patagonia. Ponencias de la Segunda Jornada de Arqueología de Patagonia. Editado por J. Gómez Otero, pp. 131-141. CENPAT-CONICET. Puerto Madryn.

Aschero, C. (1988). Pinturas rupestres, actividades y recursos naturales: un encuadre arqueológico. En Arqueología Contemporánea Argentina, Actualidad y Perspectivas. Editado por H. Yacobaccio, pp. 109-145. Ediciones Búsqueda. Buenos Aires.

Aschero, C. (1996). ¿Dónde van esos guanacos? En Arqueología. Solo Patagonia. Ponencias de las II Jornadas de Arqueología de la Patagonia. Editado por J. Gómez Otero, pp. 153-152. Puerto Madryn.

Blanco, R. V. (2015). El arte rupestre en los Macizos del Deseado y Somuncurá: la producción de grabados y pinturas entre cazadores-recolectores desde el Holoceno medio. (Tesis doctoral) Facultad de Ciencias Naturales y museo. Universidad Nacional de La Plata.

Carden, N. (2007). Estudio de las Manifestaciones Rupestres de la meseta central de santa cruz. El área de los zanjones blanco y rojo al sur del rio deseado. Facultad de Ciencias Naturales y Museo. Universidad Nacional de La Plata.

Bodei, R. (2013). La vida de las Cosas. 1er Edición. Amorrortu editores. Buenos Aires-Madrid.

Cardich, A. (1979). A propósito de un motivo sobresaliente en las pinturas rupestres de El Ceibo (Provincia de Santa Cruz, Argentina). Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, XIII: 163-182.

Casamiquela, R. (1958). Canciones totémicas araucanas y gununakena (tehuelches septentrionales). Revista Museo de La Plata, IV: 293-314. Universidad Nacional de La Plata. La Plata.

Casamiquela, R. (1960). Sobre las significación del arte rupestre nordpatagónico. Cuadernos del sur, Instituto de Humanidades. Universidad nacional del sur. Bahía blanca.

Casamiquela, R. (1977). Posibles raíces patagónicas en creencias araucanas. Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, XI: 107-114.

Cesar, R. (1984). La mano y la máscara. Meditaciones sobre un motivo del arte rupestre patagónico. En: Cuadernos patagónicos. Universidad nacional de la Patagonia San Juan Bosco.

Criado Boado, F. (1999). Del terreno al espacio: planteammientos y perspectivas para la arqueología del paisaje. CAPA, 6: Pp: 1-58.

Cueto, M.E., Frank A.D. & Castro A. (2015). A technomorphological and functional study of Late Pleistocene and Middle Holocene lithic assemblages from Patagonia Argentina. Quaternary International, 442, 67-79.

Descola, P. (2005). Antropología de la naturaleza. IFEA, Lima.

Dobres, M.-A. & J.E. Robb, (2005). Doing’ agency: introductory remarks on methodology. Journal of Archaeological Method and Theory 12(3), 159–66.

Dowding, K. 1996. Power. Buckingham: Open University Press.

Fiore, D. (2020). The Art of Making Images. Journal of Archaeological Method and Theory.

Fowler, C. (2017). Tipologías relacionales, teoría de ensambles y entierros de la Edad de Bronce Temprana. Cambridge Archaeological Journal 27

Franchomme, J. M. (1991). L´art Rupestre de Patagonie: quelques sites Prehistoriques du Plateau Central, Province de Santa Cruz, Argentine. (Tesis doctoral inédita), Universidad de París X. Nanterre, Francia.

Frank, A.D. (2011). Tratamiento térmico y manejo del fuego en sociedades cazadoras-recolectoras de la Meseta Central de Santa Cruz. (Tesis doctoral inédita), Facultad de Ciencias Naturales y Museo, Universidad Nacional de La Plata, Argentina.

Gardner, P. (2004). Introduction: social agency, power, and being human. En Agency Uncovered Archaeological perspectives on social agency, power, A. Gardner, pp. 1–19. Cavendish Publishing Limited.

Gell, A. (2016). Arte y Agencia. Una teoría antropológica. Sb. Editorial; 1st ed. Buenos Aires.

Guichón, F. (2018). Redes de información durante el holoceno medio y tardío en patagonia meridional estudio de las representaciones rupestres en la cuenca del Lago Cardiel y sur de la Meseta del Strobel (Tesis doctoral) Universidad de Buenos Aires- Facultad de Filosofía y Letra.

Gonzalez Dubox, R. E., Frank, A., Cueto, M., & Paunero, R. (2021). Manifestaciones rupestres situadas: tipología y distribución de las pinturas de la maría quebrada, provincia de santa cruz. Cuadernos Del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano - Series Especiales, 9(1), 225–244.

Gonzalez, A.R. (1998). Cultura La Aguada. Arqueología y diseños. Filmediciones valero. Buenos Aires.

Gonzalez, A.R. (2000). Tiestos Dispersos: Voluntad Y Azar En La Vida De Un Arqueólogo. Buenos Aires: Emecé.

Hartley, R. J. (1992). Rock Art on the Northern Colorado Plateau: Variability in Content and Context. Avebury. Aldershot.

Henare A. (2007). Thinking through things. Theorising artefacts ethnographically. Editado por Amiria Henare, Martin Holbraad y Sari Wastell. Routledge, Londres.

Ingold, T. (2000). The perception of the environment. Essays in livelihood, dwelling and skill. London: Routledge.

Jordan, P. (2004). Examining the role of agency in hunter-gatherer cultural transmission. En Agency Uncovered Archaeological perspectives on social agency, power, A. Gardner, pp. 107–134. Cavendish Publishing Limited.

Laguens, A. G. & M. R. Gastaldi. (2008). Registro material, fisicalidad, interioridad, continuidad y discontinuidad: posiciones y oposiciones frente a la naturaleza y las cosas. En Puentes hacia el pasado. Reflexiones teóricas en arqueología, editado por Andrés Troncoso y Donald Jackson, Editorial Lom, Chile.

Laguens, A. (2009). De la diáspora al laberinto: Notas y reflexiones sobre la dinámica relacional del poblamiento humano en el centro-sur de Sudamérica. Arqueología Suramericana, 5(1), 26.

Laguens, A. (2014). Contextos inestables: ontologías relacionales y entornos domésticos en el noroeste andino de Argentina En: Archaeology after interpretation. Returning materials to archaeological theory Ed. por B. Alberti, A. Jones y J. Pollard.

Laguens, A. (2018). Mimesis, citas y copias: reflexiones sobre los modos de hacer y ser en soto, Córdoba, argentina, en tiempos pre-coloniales. En XII Jornadas de Investigadores en Arqueología y Etnohistoria del Centro Oeste del país.

Latour, B. (2012). Nunca fuimos modernos. Editorial Siglo XXI, Buenos Aires.

Laming-Emperaire, A. (1962). La signification de I’art rupestre paléolithique. Picard, Paris.

Leroi-Gourhan, A. (1968). The Art of Prehistoric Man in Western Europe. Thames and Hudson. London.

Leroi-Gourhan, A. (1971). El gesto y la palabra. Publicaciones de la Universidad Central de Venezuela, Caracas.

Lucas, G. (2012). Cap. 4: La cultura materializada. En Understanding the Archaeological record, Cambridge University Press. Pp 124-168.

Molina, M. (1976). Patagónica. Prehistoria, Tradiciones y Mitología. Comodoro Rivadavia: Librería Ateneo Saleciano, Universidad de la Patagonia San Juan Bosco.

Moreno, Francisco P. (1879) [1969]. Viaje a la Patagonia Austral. 1876-1877. Ediciones Solar, Buenos Aires.

Musters, G.C. (1871) [2016] Vida Entre los Patagones. Un Año de Excursiones por Tierras no Frecuentadas Desde el Estrecho de Magallanes hasta el Río Negro. 2da edición. Editorial Continente. Buenos Aires.

Nazar, D.C. y De la Fuente G.A. (2016). Remembranzas ancestrales. Conflicto y violencia en las rocas de La Tunita (Sierra de Ancasti, Catamarca) En: F. Oliva, A. M. Rocchietti y F. Solomita Banfi (eds.), Imágenes rupestres, lugares y regiones (pp. 159-168). Rosario: CEAR, Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario.

Pastor, S., Recalde, A., Tissera, L., Ocampo, M., Truyol, G., & Chiavazza-Arias, S. (2015). Chamanes, Guerreros, Felinos: Iconografía de Transmutación en el Noroeste de Córdoba (Argentina). Boletín SIARB, 29, 71–85.

Paunero, R. (1992). Manos pintadas en negativo: un ensayo de experimentación. Revista de estudios Regionales - CEIDER 9: 47-68.

Paunero, R. (2000). Relevamiento, arte rupestre y sectorización de la localidad La María. En L. Miotti, R. Paunero, M. Salemme y R. Cattáneo (Comps.), Guía de Campo de la Visita a las Localidades Arqueológicas. Taller Internacional La Colonización del Sur de América Durante la Transición Pleistoceno/Holoceno (pp. 104-108). La Plata: Edición Nacional.

Paunero, R. (2009). El Arte Rupestre Milenario De Estancia La María, Meseta Central De Santa Cruz. City Bell: Estudio Denis.

Paunero, R.S., Frank A. D., Skarbun F., Rosales G., Zapata G., Cueto M., Paunero M. F., Martínez, D., López R., Lunazzi N. & Del Giorgio. (2005). Arte rupestre en Estancia La María, Meseta Central de Santa Cruz: sectorización y contextos arqueológicos. Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, XXX, 147-168.

Paunero, R.S. y C. Valiza Davis (2013). Marcado perimetral sobre fémur de Lama gracilis en Cueva Túnel de La María, Santa Cruz, Argentina. XVIII Congreso Nacional de Arqueología Argentina, pp 546.

Quiroga, A. (1929). Folklore calchaquí. En: Revista de la Universidad de Buenos Aires, sección VI, tomo V: 1-319. Buenos Aires

Schobinger, J. (1956). El Arte Rupestre de la provincia del Neuquén. Anales de Arqueología y Etnología. TXII: 115-227.

Re, A. (2010). Representaciones rupestres en mesetas altas de la provincia de Santa Cruz (Tesis doctoral). Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires.

Reinach, S. (1903). L’Art et la Magie apropos des peintures et des gravures del’Age du Renne. En L’Anthropologie, XIV, 257-266.

Schobinger J. y C. Gradin. (1985). Arte Rupestre de la Argentina. Cazadores de la Patagonia y Agricultores Andinos. Ediciones Encuentro. Madrid.

Skarbun, F. (2009). Análisis de los conjuntos líticos del sitio La Mesada, Localidad Arqueológica La María, Meseta Central de Santa Cruz. En M.C. Salemme, F. Santiago, M. Álvarez, E. Piana, M. Vazquez y M.E. Mansur (Eds.), Arqueología de Patagonia: una Mirada desde el último confín (pp. 1177-1194). Utopías, Ushuaia.

Tilley C. (1991). Material Culture and Text: the art of ambiguity. Routledge. London

Tylor, E.B. (1871) [1971] Cultura primitiva: Los orígenes de la cultura. Ayu. Lima.

Troncoso, A. (2014). Relacionalidad, prácticas, ontologías y arte rupestre en el centro norte de Chile (2000 a.C. a 1.540 d.C.). Revista de Arqueología 27(2): 64-87.

Valiza Davis, C. (2021). Zooarqueología de cazadores-recolectores que habitaron la Meseta Central de Santa Cruz durante la transición Pleistoceno-Holoceno. Tesis doctoral, Facultad de Ciencias Naturales y Museo. UNLP.

Wobst M. (1977). Stylistic Behavior and Information Exchange. En Papers for the Director: Research Essays in Honor of James B. Griffin. University of Michigan. Museum of Anthropology: Anthropological Papers 61, editado por C.E. Cleland, pp 317-342, Ann Arbor, Michigan.

Trabalho de Gonzalez Dubox

Publicado

2021-08-27

Edição

Seção

Tras la interpretación en arqueologías argentinas

Como Citar

González Dubox, R. (2021). Arte rupestre, agência e ontologia: Reflexões atuais sobre o antigo animismo ao sul do Planalto Central de Santa Cruz. (Patagônia, Argentina). Revista Del Museo De Antropología, 14(2), 37-50. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v14.n2.29811

Artigos Semelhantes

191-200 de 449

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.