Silêncio desafiador: reflexões entre museologia e antropologia

Autores

  • Verónica Jeria Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Museo Etnográfico “Juan B. Ambrosetti”
  • Verónica Stáffora Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Museo Etnográfico “Juan B. Ambrosetti”. Buenos Aires, Argentina
  • Sebastián Cohen Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Museo Etnográfico “Juan B. Ambrosetti”
  • Andrea Pegoraro Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Museo Etnográfico “Juan B. Ambrosetti”. Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n3.28892

Palavras-chave:

Museu antropológico, Exposições, Ditadura, Patrimônio cultural, Povos indígenas

Resumo

O Museu Etnográfico "Juan B. Ambrosetti" foi afetado pelas intervenções das universidades nacionais dos governos ditatoriais entre 1930 e 1983. Após o retorno democrático, a Diretoria de JA Pérez Gollán e M. Dujovne iniciaram uma transformação institucional à luz dos debates sobre o papel dos museus de antropologia. Seu projeto difundido há vinte e quatro anos na Revista Runa influencia, ainda hoje, o desenvolvimento de diversas linhas de trabalho. A exposição “Silêncio desafiador: povos indígenas e ditadura”, inaugurada quarenta anos após o último golpe, é o resultado desse processo de mudança.
Como parte da time que a realizou, propomos-nos a refletir sobre esta exposição à luz das transformações conceituais e museográficas propostas naquele Projeto. E nos perguntamos como refletir sobre a violência do Estado, as resistências, as ausências, os silêncios e as demandas por justiça em um museu universitário de antropologia?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arantes, A. (1984). Produzindo o pasado. Estrategias de construςao do patrimonio cultural. São Paulo: Brasiliense, Secretaria de Estado da Cultura, Governo Democrático de São Paulo, CONDEPHAAT.

Arantes, A. (1989). La preservación del patrimonio como práctica social. Ceballos, R. (comp). Antropología y políticas culturales. Patrimonio e identidad. Buenos Aires: Departamento Nacional de Antropología y Folklore.

Arenas, P. (1990). Las cartas: documentos para una historia de la Antropología Argentina. Runa, archivos para las ciencias del hombre, vol. 19. Año 1988-1989. 223-229.

Basualdo, V. [et al.] (2016). Responsabilidad empresarial en delitos de lesa humanidad. Represión a trabajadores durante el terrorismo de Estado. Tomo I. Buenos Aires: Editorial Ministerio de Justicia y Derechos Humanos de la Nación.

Bastías, M. (2013). Los derechos culturales en los museos de América latina. Institucionalidad, mapeo y buenas prácticas, abril – julio 2013. InterArts. doi: http://www.interarts.net/descargas/interarts1720.pdf

Becerra, M. F., Crespo, C. F., Pierini, M. V., Ramírez, V., Rodríguez, L. B., Sidy, B. L. & Tolosa, S. (2013). Dinámicas de poder y saber en la reconstrucción de la Ciudad Sagrada de Quilmes (Tucumán 1977-1981). Alteridades, 23(46), 67-77.

Bennet, T. (1995). The birth of the museum. Theory and Politics. London/New York: Routledge.

Bonfil Batalla. G. (1989). Identidad nacional y patrimonio cultural: los conflictos ocultos y las convergencias. Ceballos, R. (comp). Antropología y políticas culturales. Patrimonio e identidad. Buenos Aires: Departamento Nacional de Antropología y Folklore.

Bonfil Batalla. G. (1993). Nuestro patrimonio cultural: un laberinto de significados. Florescano, E. (comp) El patrimonio cultural en México. México: Fondo de Cultura Económica.

Bustamante, J. (2012). Museos de antropología en Europa y América Latina: crisis y renovación. A modo de presentación. Revista de Indias, vol 72 (254), 11-14. doi: http://revistadeindias.revistas.csic.es/index.php/revistadeindias/issue/view/93

Calveiro, P. (1998). Poder y desaparición. Los campos de concentración en Argentina. Buenos Aires: Editorial Colihue.

Camarena Ocampo, M., Morales Lersch, T. & Necoechea Gracia, G. (1994). Reconstruyendo Nuestro Pasado. Técnicas de Historia Oral. México: I.N.A.e H. Consejo Nacional para la Cultura y las Artes; Dirección General de Culturas Populares, Programa de Museos Comunitarios y Ecomuseos.

Carta Cultural Iberoamericana. XVI Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y de Gobierno Montevideo, Uruguay 4 y 5 de noviembre de 2006. doi: https://www.oei.es/xvi/xvi_culturaccl.pdf

Chagas, M. & Gouveia, I. (2014). Museologia social: reflexões e práticas (à guisa de apresentação. Cadernos do CEOM, 27 (41).

Clifford, J. (1988). The predicament of culture. Twentieth-Century Ethnography, Literature, and Art. Harvard: Harvard UniversityPress.

De Varine-Bohan, H. (1979). Los museos en el mundo. Barcelona: Editorial Salvat.

Declaración de la Ciudad de Salvador (2007). Primer Encuentro Iberoamericano de Museos. Brasil. doi: http://www.ibermuseos.org/wp-content/uploads/2018/10/declaracion-de-salvador-pt-esp.pdf

Dias, N. (2006). What’s in a name? Anthropology, Museums and Values, 1827-2006, Cordula Grewe (Hrsg). Die Schau des fremden Ausstellungskonzepte Zwischen, kunst, kommerz und wissenschafi.Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 169-187.

Dubuc, E. (2002). Entre l’art et l’autre, l’émergence du sujet. Gonseth, M-O., Hainard, J. & Kaehr, R. (ed.). Le musée cannibale. Neuchâtel: Musée d’étnographie.

Dujovne, M; Pegoraro, A & Pérez Gollán, J. A. (1997). Los trabajos de Ambrosetti o la formación de un acervo institucional a principios de siglo, Actas del Simposio Patrocinio y Circulación de las Artes. México: UNAM, 533-551.

Endere, M, L. (2000). Arqueología y legislación en Argentina. Cómo proteger el patrimonio arqueológico. Olavarría: INCUAPA.

Feierstein, D. (2007). El genocidio como práctica social. Entre el nazismo y la experiencia argentina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Florescano, E. (comp) (1993). El patrimonio Cultural en México. México: Fondo de Cultura Económica.

García Canclini, N. (1989). Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo.

García Canclini, N. (2010). Las sociedades sin relato. Antropología y estética de la inminencia. Buenos Aires: Katz Conocimiento.

Geertz Fabien, V., Arrieta Urtizberez, I. & Roige, X. (2016). Los museos de antropología. Del colonialismo al multiculturalismo. Debates y estrategias de adaptación ante nuevos retos políticos, científicos y sociales. OPSIS, Catalão-GO, 16 (2) 342-360. doi: https://www.researchgate.net/publication/318667237_Los_museos_de_antropologia_del_colonialismo_al_multiculturalismo_Debates_y_estrategias_de_adaptacion_ante_los_nuevos_retos_politicos_cientificos_y_sociales

Hainard, J. (2007). La expologia a su justa medida. La museografía en el Museo de Etnografía de Neuchâtel.Quaderns-e de l´InstitutCatalád´Antropología. Núm.:09/a. Elsmuseusd´etnologia a debat.

Hein, H. (2000). The museum in transition. Washington and London: Smithsonian Intitution Press.

Hobsbawm, E. (2013). Patrimonio. Un tiempo de rupturas. Sociedad y Cultura en el siglo XX. Barcelona: Crítica, 143-153.

Imbelloni, J. (1948). Cuatro Palabras. Runa, archivos para las ciencias del hombre, 1, Año: 1948. 5-7. Buenos Aires.

Jeria, V. (2016). Patagonia 1973: Historias del Museo Etnográfico en la Universidad Nacional y Popular de Buenos Aires. Fragmentos del pasado – do Passado, 2, 9-28 ISSN 2525-1775 doi: https://www.fundacionazara.org.ar/img/revista-fragmentos-del-pasado/002/fragmentos-2016-002-09-28.pdf

Jeria, V. & Stáffora, V. (2016). Proyecto de exhibición Desafiando al silencio: pueblos indígenas y dictadura. Mimeo.

Kavanagh, G. (1994). Museums and the first war world. A social history, London and New York: Leicester University.

Kirshenblatt-Gimblett, B. (1998). Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage. Berkeley: University of California Press,.

Lenton, D. (2014) Memorias y silencios en torno a la trayectoria de dirigentes indígenas en tiempos represivos. Universidad Nacional de Río Cuarto. Facultad de Humanidades; Tefros; 12 (2); 190-211.

Lenton, D. (2015). Notas para una recuperación de la memoria de las organizaciones de militancia indígena. Identidades, 8. Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco. Instituto de Estudios Sociales y Políticos de la Patagonia. 117-154.

Lorandi, A. & Peréz Gollan, J. A. (1990). Nota Editorial. Runa, Archivo para las Ciencias del Hombre, 19, 1989-1990. 7-9.

Pegoraro, A. (2005). Instrucciones y colecciones en viaje. Redes de recolección entre el Museo Etnográfico y los Territorios Nacionales. Anuario de Estudios en Antropología Social, Centro de Antropología Social, IDAES, 49- 64.

Pegoraro, A. (2009). Las Colecciones del Museo Etnográfico de la Universidad de Buenos Aires: un episodio en la historia del Americanismo en la Argentina 1890-1927, Tesis de Doctorado, FFy L (UBA). doi: http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/1388

Pegoraro, A. (2018). Nuevos contextos, temas y problemas de un museo universitario y antropológico de la Universidad de Buenos Aires. México: Gaceta de museos 71. 48-58.

Perez Gollan, J.A. (1992) Agrupar esfuerzos. Buenos Aires: Runa, Archivo para las Ciencias del Hombre, 20 (1), 9-10.

Pérez Gollán, J. A. & Dujovne, M. (1995). El Museo Etnográfico de la Facultad de Filosofía y Letras: balance de una gestión. Buenos Aires: Runa, Archivo para las Ciencias del Hombre, 22, 119-131.

Podgorny, I. & Politis, G. G. (1992). ¿Qué sucedió en la historia? Los esqueletos araucanos del Museo de La Plata. Arqueología contemporánea, 3. 73-90

Miotti, L. & I. Podgorny, (1998) Una flecha en mi sopa. La convivencia con los restos arqueológicos en la región del Río Deseado, Pcia. de Santa Cruz, Rca. Argentina: Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano, 16, 343-35.

Resoluciones de la Mesa Redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporáneo, Santiago de Chile, 1972. doi: http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/copy_of_declaracao-da-mesa-redonda-de-santiago-do-chile-1972.pdf

Simpson, M. (2009). Museums and restorative justice. Heritage, repatriation, and cultural education: Museum International, Unesco, 61, (Issue 1-2), 121-129.

Smith, L. (2011). El espejo patrimonial ¿Ilusión narcisista o reflexiones múltiples. Antípoda. Rev. Antropol. Arqueol. 12. Bogotá: Uniandes, 39-63.

Smith, L. (2011). All heritage is intangible: Critical heritage studies and museums. Amsterdam: Reinwardt Academie, Amsterdamse Hogeschoolvoor de Kunsten.

Sosa, J. (2007). ‘Ruinas’ de Quilmes. Historia de un despropósito. doi: http://media.argentina.indymedia.org/uploads/2008/01/kilmes.pdf.

Stocking, G .W. (Jr) (1985) Objetcs and Others. Essay in museum and material Culture, History of Anthropology, 3. Madison: University of Wisconsin Press.

Tamagno, L. (2009). Pueblos indígenas. Interculturalidad, colonialidad, política, Buenos Aires: Biblos.

Tarragó, M. N. & Calvo, S. L. (2019). La representación del pasado en un museo de antropología. Experiencias en la República Argentina. Revista del Museo de La Plata 4 (1), 209-250. doi: https://doi.org/10.24215/25456377e075

Tomás, A.A. (2012). Los museos de etnología; entre la redefinición y la transformación. ILHA Revista de Antropología, Vol 4, n° 1, 83-114. doi: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2012v14n1-2p83

Van Geertz, F & Roigé X. (2016). De los usos políticos del patrimonio. Van Geertz, F y Roigé X y Conget, L, (editores) Usos políticos del patrimonio cultural. Barcelona: Universitat de Barcelona.

Volkert, J. (1997). Los museos en los albores del siglo XXI. Ciencia Hoy, 7 (39). 10-15 doi: https://cienciahoy.org.ar/los-museos-en-los-albores-del-siglo-xxi/

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Jeria, V., Stáffora, V., Cohen, S., & Pegoraro, A. (2020). Silêncio desafiador: reflexões entre museologia e antropologia. Revista Del Museo De Antropología, 13(3), 139–154. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n3.28892

Edição

Seção

Museología