Os projetos de pesquisa nos cursos de especialização médica, incluem os aspectos bioéticos da assistência à saúde?

Autores

  • Neby de los Ángeles Rossi Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba, Argentina.
  • Marcela Susana Lucchese Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba, Argentina.
  • Bernardo Gandini Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.31052/1853.1180.v30.n1.41863

Palavras-chave:

Necessidades de saúde, Pesquisa em saúde, Modelo de assistência médica

Resumo

Nas carreiras de especialização médica, as atividades de pesquisa são consideradas parte da formação que promove a aprendizagem, o pensamento crítico e o atendimento ao paciente. Numa perspectiva bioética, focada na atenção integral à saúde, este trabalho analisou a identificação das necessidades de saúde da população em Projetos Finais Integrativos (TFI) de carreiras de especialização médica credenciadas. Em uma amostra composta de 163 TFI, foram investigados aspectos que poderiam influenciar na seleção das variáveis ​​do estudo e na forma de abordagem das investigações. Utilizou-se análise de conteúdo para evidenciar tanto o conteúdo manifesto quanto o conteúdo latente dos dados e foi realizada uma análise estatística exploratória de frequências. Verificou-se que o TFI focava nos processos biológicos, sem diferenças significativas relacionadas aos temas de saúde, à área em que são desenvolvidos e ao modelo de pesquisa, orientado predominantemente pela bibliografia internacional. Do ponto de vista bioético, observou-se pouca integração de outros aspectos das necessidades de saúde, como os determinantes sociais da saúde, a qualidade do cuidado e a satisfação do paciente, observáveis ​​na atividade assistencial para além do conteúdo específico do plano de estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Vidal, S. ¿Qué es esto de la bioética? En Manual de bioética para periodistas. 2015. Pag:17-40

Thais S. Sampaio H. Palhares D. Análisis textual de la Declaración Universal sobre Bioética y Derechos Humanos. Rev Bioét. Brasilia. 2018; 26 (4): 523-9. Doi: 10.1590/1983-80422018264270.

Declaración Universal sobre Bioética y Derechos Humanos. 2005. Obtenido de: portal.unesco.org. Recuperado de https//www.porta.unesco.org (05/11/19)

Organización Panamericana de la Salud. Conclusiones y recomendaciones. En: Residencias médicas en América Latina. Washington. 2011. ISBN: 978-92-75-31633-7

Ministerio de Educación. Argentina. Resolución N° 160/2011 Procesos de acreditación de carreras de posgrado-estándares y criterios. Boletín Nacional 12/01/2012.

Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología de la Nación. Argentina. Resolución 2643/2019. Estándares para la acreditación de especializaciones médicas, bioquímicas, farmacéuticas y odontológicas. Boletín Nacional 09/09/2019.

Secretaría de Graduados en Ciencias de la Salud. Facultad de Ciencias Médicas. Universidad Nacional de Córdoba. Reglamento para el Otorgamiento de Título de Especialista. 2017. Recuperado de http://sgcs.fcm.unc.edu.ar/reglamentos/ (11/12/2020).

Elizondo CM. Giunta DH. Gonzalez Bernardo de Quirós F. Dawidowski AR. Figar SB. Waisman GD. La investigación clínica en residencias de medicina interna de la Argentina: facilitadores y barreras. Medicina. Buenos Aires. 2012. 72 (6);455-460.

Medina ML. Medina MG. Gauna NT. Vande Voorde L. Incorporación de actividades de investigación en los sistemas de residencias médicas. Rev Costarr Salud Pública. 2012; 21: 47-49.

Torales J. Barrios I. Camacho C. Szwako A. Samudio A. Samudio M. Aquino S. Actitudes y desafíos percibidos de médicos residentes de medicina familiar hacia la investigación: un estudio piloto de Paraguay, 2016. Mem. Inst. Investig. Cienc. Salud. 2016; 14 (3): 107-114.

Cáceres P. Análisis cuantitativo de contenido: una alternativa metodológica alcanzable. 2003. Psicoperspectivas Revista de la Escuela de Psicología Facultad de Filosofía y Educación Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. 2003. II: 53-82. Doi: 10.5027/psicoperspectivas-vol2-issue1-fulltext-3.

Fernández Cháves F. El análisis de contenido como ayuda metodológica para la investigación. Revista de Ciencias Sociales.2002. 96 (II): 35-53.

Cabrera Ruiz I. El análisis de contenido en la investigación educativa: propuesta de fases y procedimientos para la etapa de la evaluación de la información. Revista Pedagogía universitaria. 2009. XIV (3) 71-93.

Abela JA. Las Técnicas de análisis de contenido: una revisión actualizada [Internet]. Naselli, Nicaragua. Abaco en Red. Disponible en: https://abacoenred.org/wp-content/uploads/2019/02/Las-t%C3%A9cnicas-de-an%C3%A1lisis-de-contenido-una-revisi%C3%B3n-actualizada.pdf.

Jungues JR. Bioètica clínica y social: necesidades en salud y sus determinantes sociales. En Manual de bioética para periodistas. Montevideo. 2015. 241-243.

Hurts L. Prina M. Rowensztein H. Bauer G. Percepción de residentes de pediatría en cuanto a su formación en contenidos transversales. Investigación cualitativa con grupos focales. Med. Infantil. Buenos Aires. 2019.. 26 (1): 27.30.

Hunter K. Thompson B. A scoping Review of social determinants of health curricula in post-graduate medical education. Canadian medical education journal. 2019. 10 (3): 61-71.

Cooper A. Youmans Q. Didwania A. Persell S. Jean-Jaques M. Ravenna P. Goel M. O´Brien M. Identifying and addressing social determinants of health in outpatient practice: results of a program-wide survey of internal and family medicine residents. BMC med Educ 20, 18. 2020. https://doi.org/10.1186/s12909-020-1931-1

Rahman MM. Ghoshal UC. Ragunath K. Jenkins G. Rahman M. Edwards C. Hasan M. Taylor-Robinson SD. Biomedical research in developing countries: opportunities, methods, and challenges. Indian J Gastroenterol. 2020. 39 (3): 292-302. Doi: 10.1007/s12664-020-01056-5.

Publicado

2024-06-30

Como Citar

1.
Rossi N de los Ángeles, Lucchese MS, Gandini B. Os projetos de pesquisa nos cursos de especialização médica, incluem os aspectos bioéticos da assistência à saúde?. Rev. Salud Pública (Córdoba) [Internet]. 30º de junho de 2024 [citado 6º de julho de 2024];30(1). Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/41863

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)