Currículo, relevância social e políticas universitárias

Autores

  • Alberto Blanco Llerena Observatorio de las Profesiones de la Comunicación Facultad de Información y Comunicación - Universidad de la República (UDELAR)

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31948

Palavras-chave:

Universidade; currícula; políticas

Resumo

O artigo enquadra o complexo tecido das políticas universitárias no contexto regional nas últimas décadas desde a perspectiva da relevância curricular integral e as múltiplas relações entre universidade e entorno, por meio da revisão comparativa dos projetos curriculares do curso universitário público de comunicação no Uruguai. Desde perspectivas de análise sobre as políticas na educação superior, suas transformações e tendências na América Latina nas décadas de 90 e 2000, e elementos contextuais do caso uruguaio, abordam-se os documentos dos planos de estudo, sua relevância integral e a relação estabelecida com o campo profissional e o mundo do trabalho. São revisadas, também, faces dos projetos curriculares como produtos influenciados pelas políticas educacionais, desde cenários prospectivos com eixos de configuração, critérios de análise e modelos funcionais a esses cenários para as universidades públicas da região no início do século 21. Havendo encontrado um currículo reagente às políticas dos anos 90 na educação superior na região e um outro projeto alinhado às reformas universitárias do início do século com um modelo de “universidade nacional”, são identificados elementos que mostram como as transformações e tendências das políticas educativas na região, nas últimas décadas em relação a Universidade & sociedade, parecem ancorar-se em produtos específicos como os desenhos curriculares de um curso universitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bentancur, N. y Mancebo, M. (2012). Políticas educativas en tiempos de cambio. Actores, programas e instituciones en Uruguay y la región. Revista Uruguaya de Ciencia Política, 21 (1), 7-12. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=297325499001

Bentancur, N. (1998). El Estado Evaluador como nueva forma de relacionamiento Estado- Universidades. Revista Uruguaya de Ciencia Política, 10, 117-132.

Bentancur, N. (2004). Gobiernos, Banco Mundial y Universidades: el legado de una década de políticas universitarias en América Latina. Pensamiento Universitario, 11 (11), 7-15.

Bentancur, N. (2004b). Cinco dilemas Universitarios de comienzos de siglo. Revista Uruguaya de Ciencia Política, 14 (1), 85-101.

Bentancur, N. (2007). Reformas de la educación superior en América Latina y el Caribe. Informe, Proyecto Tendencias de la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Caracas: IESALC-UNESCO, Caracas.

Bentancur, N. (2008). Las reformas educativas de los años ’90 en Argentina, Chile y Uruguay. Racionalidad política, impactos y legados para la agenda actual. Montevideo, Uruguay: UDELAR- CSIC- ICP- Banda Oriental.

Bentancur, N. (2010). El `derecho a la educación’ como nuevo concepto estelar de las políticas educativas en América Latina. Trabajo presentado en el Congreso Iberoamericano de Educación (OEI), Buenos Aires.

Collazo, M. (2010). El currículo universitario como escenario de tensiones sociales y académicas. Didáskomai, 1, 5-23.

Díaz Barriga, A. (2005). El enfoque de competencias en la educación: ¿una alternativa o un disfraz de cambio?. Perfiles Educativos, XXVIII (111), 7-36.

Equipo Rectoral UDELAR (2009). La Universidad al servicio de la República. Recuperado de http://www.universidad.edu.uy/renderResource/index/resourceId/4477/siteId/1

Gibbons, M. (1998). Pertinencia de la educación superior en el siglo XXI. Contribución a la Conferencia Mundial sobre Educación Superior de la UNESCO. Washington, EEUU: Banco Mundial.

Hidalgo, J. C. (1994). Financiamiento Universitario. Una visión crítica al enfoque económico-utilitario. Santa Fe, Argentina: Centro de Publicaciones de la Universidad Nacional del Litoral.

Kaplún, G. (2001). Facultades de comunicación: entre la crítica y el mercado. Conferencia en Primer Encuentro de Facultades y Carreras de Comunicación del Cono Sur. Mendoza: FELAFACS-UNC.

Kaplún, G. (2013). Viejas y nuevas tradiciones en la comunicación latinoamericana. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación-ALAIC, 10 (18), 66-76.

Kaplún, G. (2014). Observatorio de las profesiones de la comunicación. Departamento de Especializaciones Profesionales. FIC-Udelar. Recuperado de https://aprenderly.com/doc/1894504/observatorio-de-las-profesiones-de-la-comunicaci%C3%B3n

Kemmis, S. (1993). El currículum: más allá de la teoría de la reproducción. Madrid, España: Morata.

Lopera, C. (2004). Antinomias, dilemas y falsas premisas que condicionan la gestión universitaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 9 (22), 617-635.

Malagón, L. (2004). Dispositivo Pedagógico para la Vinculación Universidad-Sociedad. Tercer Congreso Internacional “Retos y Expectativas de la Universidad”. Universidad Autónoma de Coahuila, México.

Malagón, L. (2003). La pertinencia de la educación superior: elementos para su comprensión. Revista de la Educación Superior, 32 (127), 113-134.

Mercado S. y Alexis A. (1998). Investigación y desarrollo tecnológico en la vinculación universidad-empresa: el dilema entre aspiración y realización en países de América Latina. Cuadernos del CENDES, 15 ( 37), 177-203.

Oszlak, O. y O’Donnell, G. (1995). Estado y políticas estatales en América Latina: hacia una estrategia de investigación. REDES. 2 (4), 99-128.

Pacheco Méndez, T. y Díaz Barriga, A. (2005). La profesión universitaria en el contexto de la modernización. Barcelona, España: Pomares.

Pallares, F. (1988). Las políticas públicas: el sistema político en acción. Revista de Estudios Políticos, 62, 141-162.

Panaia, M. (2015). Universidades en cambio: ¿generalistas o profesionalizantes? Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila.

Sutz, J. (1997). La universidad latinoamericana y su pertinencia: elementos para repensar el problema. Revista Quantum/CCEEA, 9, 257-278.

Tünnermann, C. (2001). Universidad y sociedad. Balance histórico y perspectivas desde América Latina. Managua, Nicaragua: Hispamer.

Universidad de la República-Ciencias de la Comunicación (2012). Plan de Estudios LicCom 2012. Facultad de Información y Comunicación, Udelar. Recuperado de https://fic.edu.uy/index.php/ensenanza/grado/lic-en-comunicacion

Universidad de la República -Licenciatura en Ciencias de la Comunicación (1995). Plan de Estudios LICCOM-UdelaR. Recuperado de https://fic.edu.uy/index.php/ensenanza/grado/lic-en-comunicacion

Universidad de la República (2011). Ordenanza de Estudios de Grado y Otros Programas de Formación Terciaria. Recuperado http://www.universidad.edu.uy/prensa/renderItem/itemId/28864

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Dossiê: “Ensino Superior e trabalho: um elo complexo”

Como Citar

Currículo, relevância social e políticas universitárias. (2021). Integración Y Conocimiento, 10(1), 49-66. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n1.31948

Artigos Semelhantes

101-110 de 129

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.