SAÚDE AUTOPERCEBIDA, MUDANÇAS NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR E OUTROS HÁBITOS DE SAÚDE DE ADOLESCENTES DE CÓRDOBA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL PREVENTIVO E OBRIGATÓRIO PELA COVID-19

Autores

  • Silvina Berra CONICET; Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba. http://orcid.org/0000-0003-3618-7041
  • Luisina Rivadero Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CIECS, CONICET – UNC)
  • Romina Mántaras Universidad Nacional de Córdoba
  • Francisco Fantini Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CONICET - UNC).
  • Julieta Lavin Instituto Patagónico de Estudios en Humanidades y Ciencias Sociales (IPEHCS, CONICET-UNCo)
  • Verónica Mamondi Universidad Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.31052/1853.1180.v26.n2.34016

Palavras-chave:

adolescente, qualidade de vida, comportamentos relacionados à saúde, instituições acadêmicas , coronavírus

Resumo

Objetivo: explorar associações entre autopercepção de saúde e desempenho escolar, hábitos de estudo, atividade física (AF), sono e uso de telas antes e durante o isolamento social preventivo compulsório (ASPO) devido à pandemia de COVID-19 em escolares do ensino médio em Córdoba, Argentina. Método: Estudo descritivo baseado em um enquete digital com adolescentes. Dez dimensões da autopercepção da saúde foram investigadas no momento da pesquisa; e experiência escolar, AF, sono e uso de telas, antes do ASPO e durante o estudo. Resultados: Durante o ASPO, várias dimensões da autopercepção da saúde apresentaram correlação com a experiência escolar e outros hábitos estudados. Mudanças em experiências e hábitos antes e durante a ASPO mostraram correlações com as dimensões bem-estar psicológico, ambiente escolar, aceitação social, relacionamento com os pais e aceitação social. Conclusões: Nesta amostra, a autopercepção da saúde parece ter sido afetada pelas circunstâncias vivenciadas durante a pandemia de COVID-19.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvina Berra, CONICET; Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.

    Prof. Titular de Métodos y Técnicas de la Investigación Científica; Investigadora adjunta CONICET-INICSA; Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Córdoba.  

  • Luisina Rivadero, Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CIECS, CONICET – UNC)

    Licenciada en Fonoaudiología. Becaria doctoral (CONICET), Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CONICET - UNC). Profesional adscripta, Escuela de Fonoaudiología (FCM, UNC).

  • Romina Mántaras, Universidad Nacional de Córdoba

    Licenciada en Kinesiología y Fisioterapia, Magíster en Salud Materno-Infantil. Profesora adjunta, Escuela de Kinesiología (FCM, UNC).

  • Francisco Fantini, Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CONICET - UNC).

    Licenciado en Sociología. Becario doctoral (UNC – CONICET), Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CONICET - UNC).

  • Julieta Lavin, Instituto Patagónico de Estudios en Humanidades y Ciencias Sociales (IPEHCS, CONICET-UNCo)

    Lic. en Nutrición. Doctora en Ciencias de la Salud. Investigadora de CONICET y docente de la Universidad Nacional del Comahue.

  • Verónica Mamondi, Universidad Nacional de Córdoba

    Lic. en Nutrición. Magíster en Salud Pública. Docente-investigadora de la Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Médicas, Escuela de Nutrición.

Referências

1. Paulín HL. Ganarse el respeto. Jóvenes y conflictos en la escuela. Córdoba, Argentina: Universidad Nacional de Córdoba; 2019.

2. Weiss E. Jóvenes y bachillerato en México: el proceso de subjetivación, el encuentro con otros y la reflexividad. Propues Educ. 2009;32:83-94.

3. Soto MAV, Moreno WTB, Rosales LYA. La educación fuera de la escuela en época de pandemia por Covid 19. Experiencias de alumnos y padres de familia. Revista Electrónica Sobre Cuerpos Académicos y Grupos de Investigación. 2020 Jul;7(14):111-34.

4. Álvarez M, Gardyn N, Iardelevsky A, Rebello G. Segregación educativa en tiempos de pandemia: Balance de las acciones iniciales durante el aislamiento social por el Covid-19 en Argentina. Rev Int Educ Justicia Soc. 2020 May;9(3):25-43. doi: 10.15366/riejs2020.9.3.002.

5. Eyzaguirre S, Le Foulon C, Salvatierra V. Educación en tiempos de pandemia: antecedentes y recomendaciones para la discusión en Chile. Estud Publicon. 2020 Dec; 159:111-80. doi: 10.38178/07183089/1430200722.

6. Haas SA. Health selection and the process of social stratification: the effect of childhood health on socioeconomic attainment. J Health Soc Behav. 2006;47(4):339-54. doi: 10.1177/002214650604700403.

7. Haas SA, Fosse NE. Health and the educational attainment of adolescents: evidence from the NLSY97. J Health Soc Behav. 2008;49(2):178-92. doi: 10.1177/002214650804900205.

8. Degoy E, Berra S. Differences in health-related quality of life by academic performance in children of the city of Cordoba-Argentina. Qual Life Res. 2018 Jun;27(6):1463-1471. doi: 10.1007/s11136-018-1849-9. Epub 2018 Apr 3. PMID: 29616428.

9. Ross CE, Wu C. The links between education and health. Am Sociol Rev. 1995;60(5):719-45. doi: 10.2307/2096319

10. Nayga RM. Schooling, health knowledge and obesity. Appl Econ. 2000;32(7):815-22. doi: 10.1080/000368400322156.

11. Lima-Serrano M, Martínez-Montilla JM, Guerra-Martín MD, Vargas-Martínez AM, Lima-Rodríguez JS. Factores relacionados con la calidad de vida en la adolescencia. Gac Sanit. 2018;32(1):68–71. doi: 10.1016/j.gaceta.2016.06.016.

12. Lavin Fueyo J, Totaro Garcia LM, Mamondi V, Pereira Alencar G, Florindo AA, Berra S. Neighborhood and family perceived environments associated with children's physical activity and body mass index. Prev Med. 2016 Jan;82:35-41. doi: 10.1016/j.ypmed.2015.11.005. Epub 2015 Nov 12. PMID: 26582209.

13. Castillo-Martínez M, Castillo-Martínez M, Ferrer M, González-Peris S. Depresión infantojuvenil y otros aspectos de salud mental durante el confinamiento y la pandemia por SARS-CoV-2/COVID-19: encuesta en contexto escolar. An Pediatr. 2020 Oct 3;S1695-4033(20)30429-X. doi: 10.1016/j.anpedi.2020.09.013. Epub ahead of print. PMID: 33745839; PMCID: PMC7532745.

14. Ravens-Sieberer U, Gosch A, Rajmil L, Erhart M, Bruil J, Power M, Duer W, Auquier P, Cloetta B, Czemy L, Mazur J, Czimbalmos A, Tountas Y, Hagquist C, Kilroe J; KIDSCREEN Group. The KIDSCREEN-52 quality of life measure for children and adolescents: psychometric results from a cross-cultural survey in 13 European countries. Value Health. 2008 Jul-Aug;11(4):645-58. doi: 10.1111/j.1524-4733.2007.00291.x. Epub 2007 Dec 17.

15. Berra S, Tebé C, Esandi ME, Carignano C. Fiabilidad y validez del cuestionario KIDSCREEN-52 para medir calidad de vida relacionada con la salud para población argentina de 8 a 18 años. Arch Argent Pediatr. 2013 Jan-Feb;111(1):29-35. English, Spanish. doi: 10.5546/aap.2013.29. PMID: 23381702.

16. The KIDSCREEN Group Europe. The KIDSCREEN Questionnaires. Quality of life questionnaires for children and adolescents. Lengerich (Germany): Pabst Science Publisher; 2006. 232 p.

17. Felder‐Puig R, Griebler R, Samdal O, King MA, Freeman J, Duer, W. Does the School Performance Variable Used in the International Health Behavior in School‐Aged Children (HBSC) Study Reflect Students’ School Grades? J Sch Health. 2012 Sep;82(9):404-409. doi: 10.1111/j.1746-1561.2012.00715.x. PMID: 22882103.

18. Eldredge JL. Learning and study strategies inventory-high school version (LASSI-HS). J Read. 1990;34(2):146-49.

19. Martínez-Gómez D, Martínez De Haro V, Del Campo J, Zapatera B, Welk G, Villagra A, Marcos A, Veiga O. Validez de cuatro cuestionarios para valorar la actividad física en adolescentes españoles. Gac Sanit. 2009;23(6):512–17.

20. Noll M, Candotti CT, Vieira A, Loss JF. Back pain and body posture evaluation instrument (BackPEI): development, content validation and reproducibility. J Int J Public Health. 2013 Dec;58(4):565-72. doi: 10.1007/s00038-012-0434-1.

21. Hernández Borge J, García González M, García García M, Antona Rodríguez M, Sanz Cabrera A, Cordero Montero P. Hábitos y trastornos del sueño en adolescentes. Rev Esp Patol Torac. 2015;27(4):220-30.

22. Committee on Public Education. Children, Adolescents, and Television. Pediatrics. 2001;107(2):423-26. doi:10.1542/peds.107.2.423.

23. Agirre IA, Izaguirre LA, Etxaniz IE, Maya MS. Capacidad predictiva del autoconcepto y la inteligencia emocional en el ajuste escolar autopercibido. Bordón [Internet]. 2015 Jun;67(4):9-26. doi: 10.13042/Bordon.2015.67401.

24. Bazán C, Brückner F, Giacomazzo D, Gutiérrez MA, Maffeo F. Adolescentes, COVID-19 y aislamiento social preventivo y obligatorio. Final report. Ciudad Autónoma de Buenos Aires (Buenos Aires): FUSA AC. 2020.

25. Lavin J; Bruzzone F; Mamondi V; González E; Berra S. Actividad física y comportamientos sedentarios de escolares de Córdoba en su tiempo libre y en clase de educación física. Revista Argentina de Salud Pública; Lugar: Buenos Aires; 2015; 6(24):15–21.

26. Organización Mundial de la Salud. Recomendaciones mundiales sobre actividad física para la salud. Ginebra, Suiza: Organización Mundial de la Salud; 2010.

27. Berra S, Rivadero L. Cuestiones éticas y metodológicas de la participación de adolescentes en estudios de salud autopercibida en el contexto de Aislamiento Social, Preventivo y Obligatorio. V Jornadas de Investigadores en Formación. Buenos Aires, Argentina: Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES); 2021.

28. Correa AD, González IL, Sepúlveda MM, Burón VK, Salinas PA, Cavagnaro FSM. Debate sobre el retorno a clases presenciales en Pandemia. Andes pediatr. [Internet]. 2021 Abr;92(2):174-81. doi: 10.32641/andespediatr.v92i2.3535.

29. Qi S, Qin Z, Wang N, Tse LA, Qiao H, Xu F. Association of academic performance, general health with health-related quality of life in primary and high school students in China. Health Qual Life Outcomes. 2020 Oct;18(1):1-11. doi: 10.1186/s12955-020-01590-y.

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
SAÚDE AUTOPERCEBIDA, MUDANÇAS NA EXPERIÊNCIA ESCOLAR E OUTROS HÁBITOS DE SAÚDE DE ADOLESCENTES DE CÓRDOBA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL PREVENTIVO E OBRIGATÓRIO PELA COVID-19. Rev. Salud Pública (Córdoba) [Internet]. 27º de dezembro de 2021 [citado 19º de dezembro de 2024];26(2):86-9. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/34016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)