PROPOSTA DE PROCESSO DE MONITORAMENTO PROSPECTIVO DO PLANO ESTRATÉGICO DA FACULDADE DE AGRONOMIA UNLPAM PARA 2040
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Faculdade de Agronomia da Universidade Nacional de La Pampa tem mais de 60 anos de história. Em 2019, iniciou-se um processo de planejamento estratégico, prospectivo e participativo, complementando as perspectivas de todos os docentes e setores. Foi construída uma primeira versão, com o consenso de valores institucionais, modelo de longo prazo desejado, diagnóstico prospectivo, proposta de objetivos de melhoria para 2030 e 2040 e diretrizes de ação de curto, médio e longo prazo. Após cinco anos de existência, com mudanças na governança institucional, é necessário analisar o seu grau de aplicação e apropriação. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de planejamento estratégico-prospectivo da Faculdade de Agronomia da UNLPam e propor um modelo de vigilância. Este modelo deverá permitir a monitorização prospectiva do progresso e a geração de informações para melhorar os processos de tomada de decisão. São propostas três dimensões de análise dos indicadores de monitorização: a) dos nós problemáticos detectados pela comunidade FAUNLPam; b) os objetivos acordados para 2040 e 2030 e; c) o grau de apropriação e utilização do Plano. Os indicadores propostos estão relacionados com a natureza das variáveis centrais dos nós problemáticos e dos objetivos, em alguns casos existem dados para preparar uma linha de base e monitorizar a evolução ao longo do tempo; Noutros, as medições são escassas e devem ser feitos progressos na geração de dados quantitativos e qualitativos para cálculo e interpretação. A realização de um processo de vigilância implica medir, refletir e antecipar proativamente, no quadro do planeado, possíveis desvios.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Los autores/as que publiquen en esta revista, aceptan los siguientes términos de la política de derechos de autor:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor (esto incluye el copyrigth) y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons: No se permite un uso comercial de la obra original ni de las posibles obras derivadas, la distribución de las cuales se debe hacer con una licencia igual a la que regula la obra original.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: situarlo en un repositorio institucional o publicarla en un libro) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en repositorios institucionales o en su página web) luego del proceso de publicación, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Como Citar
Referências
ARMIJOS, M. (2011). Planificación estratégica e indicadores de desempeño en el sector público. Serie Manuales, 69. ILPES-CEPAL, Naciones Unidas. Disponible en: https://www.cepal.org/sites/default/files/publication/files/5509/S2011156_es.pdf
BALESTRI, L. A. y FERRO MORENO, S. (2015). Estrategia, política y complejidad. 1a. ed. Libro de texto para estudiantes universitarios. EdUNLPam.
CALAPIÑA, E., CHUQUILLA, J. y TOAPANTA, J. (2019). La planificación estratégica y la prospectiva, semejanzas y diferencias: una revisión de literatura de los últimos 20 años. Tambara, 59(9), 742-759.
DIAZ-OSORIO, M. (2019). Arquitecturas colectivas y participación como estrategias para la construcción de la ciudad latinoamericana. Revista de Arquitectura, 21(2). https://doi.org/10.14718/revarq.2019.21.2.2670
DUARTE AGUDELO, N, BAUTISTA FAJARDO, M, RUIZ ROMERO, P, VARGAS ÁLVAREZ, L. y RAMÍREZ GARCÍA, Ó. (2023). Guía introductoria: la autoevaluación como vía del mejoramiento. Secretaría de Educación del Distrito. https://repositoriosed.educacionbogota.edu.co/handle/001/3593
FELCMAN, I. y BLUTMAN, G. (2018). La planificación estratégica participativa. Conceptos e instrumentos para nuevos modelos de gestión pública. Revista Perspectivas de Políticas Públicas Vol. 7, Nº 14.
FERRO MORENO, S., GILBERTO, S., VALERDI, M., GÓMEZ, S., ZAMPONI, C., D’ATRI, A., GUTIÉRREZ, M. y PIAZZA, M. (2018). Plan estratégico para el desarrollo de la ciudad de Santa Rosa 2050. Editorial de la Universidad Nacional de La Pampa. Disponible en: https://www.planestrategicosantarosa.com.ar/images/PLAN_ESTRATEGICO_SR-VersionWEB.pdf
FERRO MORENO, S., MARIANO, R., PEREZ, S. A. y GONZALEZ, R. L. (2021). Propuesta metodológica para el monitoreo de factores que impactan en la competitividad de entramados agroindustriales. Revista de Estudios Políticos y Estratégicos, 9(1), 108-141.
FERRO MORENO, S., PÉREZ, S. A., MARIANO, R. C. y GONZÁLEZ, R. L. (2023). Procesos de planificación territorial para el desarrollo y los ODS: comparación de procesos locales en la Pampa, Argentina. Eutopía: Revista de Desarrollo Económico Territorial, (23). https://revistas.flacsoandes.edu.ec/eutopia/article/view/5902
FERRO MORENO, S. (2020). Plan Estratégico Institucional 2020-2040: Facultad de Agronomía UNLPam 1a ed compendiada. Santa Rosa: Universidad Nacional de La Pampa, 2020. ISBN 978-950-863-410-8. Disponible en: https://www.agro.unlpam.edu.ar/images/planestrategicoagrofinal%20(2).pdf
FERRO MORENO, S. y MARIANO, R. C. (2020). Prospectiva estratégica en organizaciones agroalimentarias agroindustriales. Aplicaciones a casos de la provincia de La Pampa. Libros académicos de interés regional 2019. Editorial de la Universidad Nacional de La Pampa. ISBN: 978-950-863-401-6. 206 p.
GONZALEZ MONTAÑO, S. (2023). Evaluación de la planificación estratégica como herramienta de gestión universitaria.Universidad Federal de Pelotas. http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10037
HERNÁNDEZ CASTRO, G., TRUJILLO LÓPEZ, M. y NARVÁEZ ÁLVAREZ, E. H. (2020). Planificación estratégica aplicada a grandes y pequeñas empresas. Colombia, Universidad Santiago de Cali.
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGÍA AGROPECUARIA -INTA- (2016). Plan Estratégico Institucional 2015-2030. Ediciones INTA. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/pe_inta_2015-2030.pdf
MADRIGAL, A. Y CALDERÓN, M. (2017). La planificación estratégica en universidades de educación superior. Gaceta médica espirituana, 19(1).
MARIANO, R., PAPAGNO, S. y VITALE, J. (2022). Prospectiva en el sector agrícola y alimentario: guía técnico-metodológica. Ed. UNLPam. https://repo.unlpam.edu.ar/handle/unlpam/8368
MARIANO, R. y FERRO MORENO, S. (2019). Escenarios prospectivos estratégicos a 2030 de las producciones agrícolas bajo riego de la cuenca del río Colorado (La Pampa, Argentina). Revista de Estudios Políticos y Estratégicos, 7(2), 40–68. https://revistas.utem.cl/index.php/epe/article/view/104
MARIANO, R. y FERRO MORENO, S. (2020). Vigilancia e Inteligencia Prospectiva Estratégica En Tramas Agroalimentarias De La Provincia De La Pampa, Argentina. Revista De Estudios Políticos Y Estratégicos, 8(2)68-91. Disponible en: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/152536/CONICET_Digital_Nro.9db49307-d0c2-41c1-80c8-5cc50b4cf90a_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y
MEDINA VÁSQUEZ, J., PATROUILLEAU, R. y VITALE, J. (2022). Avances y retrocesos de la construcción de capacidades prospectivas en América Latina. Cali: Universidad del Valle.
MENDOZA ARENAS, R., RUIZ SALAZAR, J., BARDALES AGUIRRE, L., ÁLVAREZ HUERTAS, F., MEZA RAMOS, M., TÚPAC A. y CASTILLO, P. (2023). Prospectiva económica América Latina: Enfoque Perú 2050. Universidad Nacional del Callao. http://repositorio.unac.edu.pe/handle/20.500.12952/8028
NARANJO, N. B. y ESPINOZA SOLIS, E. J. (2023). Indicadores estratégicos como herramientas para la gestión de planificación dentro de una institución pública de educación superior. Perspectivas de las Ciencias Económicas y Jurídicas, 13(2), 85-100. https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/perspectivas/article/view/7088
ORMEÑO-CARMONA, P., ROCHA GONZÁLES, M., PÉREZ GUIMARAEZ, L. y MENESES JIMÉNEZ, J. (2022). Didáctica Universitaria 4.0: Innovación en el proceso de enseñanza-aprendizaje en tiempos de pandemia. Ed. Josemeneses. https://josemeneses.org/wp-content/uploads/2023/02/Didactica_Universitaria_4_0_-2022.pdf
SÁNCHEZ RICO, A. (2019). Vigilancia tecnológica y prospectiva tecnológica, disciplinas que generan insumos para el diseño de políticas de ciencia, tecnología e innovación. Dirección Estratégica & Tecnológica (ITBA-EOI). https://ri.itba.edu.ar/entities/tesis%20de%20maestr%C3%ADa/a75e187c-f22c-47fd-bb36-35138f12009b
SÁNCHEZ RICO, A. (2019). Vigilancia Tecnológica y Prospectiva Tecnológica, Disciplinas que generan insumos para el diseño de Políticas de Ciencia, Tecnología e Innovación. Sistematización de la experiencia de los programas nacionales de vigilancia tecnológica e inteligencia competitiva (VINTEC) y de prospectiva tecnológica (PRONAPTEC) del Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva-MINCYT-Argentina (2010-2017). Tesis presentada para la obtención del título de Magíster en Dirección Estratégica y Tecnológica (Argentina) y Master Executive en Dirección Estratégica y Tecnológica (España). Instituto Tecnológico de Buenos Aires. Escuela de Posgrado. Escuela de Organización Industrial de España. Buenos Aires, Argentina.
SCHUTZ, P. (2023). Diagnóstico comunicacional pre y post pandemia en INTA Pergamino. Universidad Nacional de Rosario. https://rephip.unr.edu.ar/handle/2133/25383
VARGIU, A. (2014). Indicators for the Evaluation of Public Engagement of Higher Education Institutions. Journal of the Knowledge Economy 5, 562–584. https://doi.org/10.1007/s13132-014-0194-7