Efectos del reforzamiento demorado en ratas expuestas a condiciones espacialmente variables
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Detalhes do artigo
Commons Attribution License, CCAL). Com esta licença, os autores conservam o direito de propriedade sobre artigos mas permitem que qualquer pessoa façam download e distribuam os artigos publicados na RACC sem necessidade da permissão do autor ou editor. Uma última condição é que sempre, e em todos os casos, o autor e a fonte original de publicação (p.e., RACC) sejam citados. Esta licença foi desenvolvido para facilitar o acesso aberto, gratuito e livre a trabalhos originais do arte e ciência.
Como Citar
Referências
Aristóteles. (1980). Del sentido y lo sensible y de la memoria y el recuerdo. (F. Samaranch, Trad.). Buenos Aires, Argentina: Aguilar.
Arnau, J. (1990). Diseños experimentales en psicología y educación (2ª ed.). México: Trillas.
Bruner, C., & Landaverde, J. (1985). Los efectos de variar la ubicación espacial de un estímulo en la situación de automoldeamiento y automantenimiento. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta, 11(1-2), 11-20.
Bruner, C. A., Pulido, M. A., & Escobar, R. (2000). La adquisición del palanqueo con programas temporales de reforzamiento demorado. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta, 25, 379-391.
Carr, J. A. R., & Wilkie, D. M. (1998). Characterization of the strategy used by rats in an interval time–place learning task. Journal of Experimental Psychology: Animal Behavior Processes, 24(2), 151-162. doi: 10.1037/0097-7403.24.2.151
Castro, L. (1977). Diseño experimental sin estadística (2ª ed.). México: Trillas.
Chamizo, V. D., & Rodrigo, T. (2004). Effect of absolute spatial proximity between a landmark and a goal. Learning and Motivation, 35(2), 102–114. doi: 10.1016/S0023-9690(03)00059-6
Christie, J. (1996). Spatial contiguity facilitates pavlovian conditioning. Psychonomic Bulletin and Review, 3(3), 357-359. doi: 10.3758/BF03210760
Critchfield, T. S., & Lattal, K. A. (1993). Acquisition of a spatially defined operant with delayed reinforcement. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 59(2), 373-387. doi: 10.1901/jeab.1993.59-373
Ferster, C. B., & Skinner, B. F. (1957). Schedules of reinforcement. New York, US: Appleton-Century-Crofts. doi: 10.1037/10627-000
Hull, C. L. (1932). The goal-gradient hypothesis and maze learning. Psychological Review, 39(1), 25-43.doi: 10.1037/h0072640
Hume, D. (1977). Tratado de la naturaleza humana: ensayo para introducir el método del razonamiento experimental en asuntos morales. (V. Viqueira, Trad.). México, MX: Porrúa.
Hunter, W. S. (1913). The delayed reaction in animals and children. Behavior Monographs, 2, 1–86.
IBM SPSS Statistics for Windows (Version 23.0) [Software de computación]. Armonk, NY: IBM Corp.
Iversen, I. H., Sidman, M., & Carrigan, P. (1986). Stimulus definition in conditional discriminations. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 45, 297-304. doi: 10.1901/jeab.1986.45-297
Lattal, K. A., & Gleeson, S. (1990). Response acquisition with delayed reinforcement. Journal of Experimental Psychology: Animal Behavior Processes, 16(1), 27-39. doi: 10.1037/0097-7403.16.1.27
McClearn, G., & Harlow, F. (1954). The effect of spatial contiguity on discrimination learning by rhesus monkey. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 47(5), 391-394. doi: 10.1037/h0059728
Meyer, D. R., Polidora, V. J., & McConnell, D. G. (1961). Effects of spatial S-R contiguity and response delay upon discriminative performances by monkeys. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 54(2), 175-177. doi: 10.1037/h0041336
Morris, R. (1984). Developments of a water-maze procedure for studying spatial learning in the rat. Journal of Neuroscience Methods, 11(1), 47-60. doi: 10.1016/0165-0270(84)90007-4
Mowrer, O. H. (1960). Learning theory and behavior. New York, US: John Wiley & Sons Inc.
Murphy, J. V., & Miller, R. E. (1955). The effect of spatial contiguity of cue and reward in the object-quality learning of rhesus monkeys. Journal of Comparative and Physiological Psychology, 48(3), 221-224. doi: 10.1037/h0045441
Murphy, J. V., & Miller, R. E. (1959). Spatial contiguity of cue, reward, and response in discrimination learning by children. Journal of Experimental Psychology, 58(6), 485-489. doi: 10.1037/h0041157
NORMA Oficial Mexicana NOM-062-ZOO-1999. Especificaciones técnicas para la producción, cuidado y uso de los animales de laboratorio. Diario Oficial de la Federación. México D.F., México, 6 de diciembre de 1999. Recuperado de:
http://www.ibt.unam.mx/computo/pdfs/bioterio.NOM-062.pdf
NORMA Oficial Mexicana NOM-161-SEMARNAT-2011. Que establece los criterios para clasificar a los Residuos de Manejo Especial y determinar cuáles están sujetos a Plan de Manejo. Diario Oficial de la federación. México D.F., México, 22 de agosto de 2011. Recuperado de http://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5286505&fecha=01/02/2013
Pulido-Rull, M. A., & López-Bello, L. (2006). Delay of reinforcement effects under temporally defined schedules of reinforcement. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta, 32(1), 39-53.
Pulido-Rull, M. A., Sosa-Sánchez, R., & Valadez, L. (2006). Adquisición de la operante libre bajo condiciones de reforzamiento demorado: una revisión. Acta Comportamentalia, 14(1), 5-21.
Reilly, M. P., Posadas-Sánchez, D., Kettle, L. C., & Killeen, P. R. (2012). Rats (Rattus norvegicus) and pigeons (Columbia livia) are sensitive to the distance to food, but only rats request more food when distance increases. Behavioural Processes, 91(3), 236-243. doi: 10.1016/j.beproc.2012.09.002
Rescorla, R. A., & Cunningham, C. L. (1979). Spatial contiguity facilitates pavlovian second-order conditioning. Journal of Experimental Psychology: Animal Behavior Processes, 5(2), 151-161. doi: 10.1037/0097-7403.5.2.152
Ribes, E. (1992). Sobre el tiempo y el espacio Psicológicos. Acta Comportamentalia, 1, 71-84.
Ruiz, J. A., & Bruner, C. A. (2008). Demora de reforzamiento con agua en un procedimiento de beber inducido por el programa.
Revista Mexicana de Análisis de la Conducta, 34(1), 97-109.
Schoenfeld, W. N., & Cole, B. K. (1972). Stimulus schedules: The t-T systems. New York: Harper & Row.
Schoenfeld, W. N., & Farmer, J. (1970). Reinforcement schedules and the ‘‘behavior stream’’. En W. N. Schoenfeld (Ed.), The theory of
reinforcement schedules (pp. 215–245). New York: Appleton-Century-Crofts.
Schoenfeld, W. N., Cumming, W. W., & Hearst, E. (1956). On the classification of reinforcement schedules. Proceedings of the National Academy of Science, 42, 563-570.
SigmaPlot Exact Graphs and Data Analysis (Version 11.0) [Software de computación]. San Jose, CA: Systat Software Inc.
Sizemore, O. J., & Lattal, K. A. (1977). Dependency, temporal contiguity, and response-independent reinforcement. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 27(1), 119-125. doi: 10.1901/jeab.1977.27-119
Sizemore, O. J., & Lattal, K. A. (1978). Unsignaled delay of reinforcement in variable-interval schedules. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 30(2), 169-175. doi: 10.1901/jeab.1978.30-169
Skinner, B. F. (1938). The behavior of organisms. New York: Appleton-Century-Crofts.
Tolman, E. C. (1932). Purposive behavior in animals and men. New York, US: Appleton-Century-Crofts.
Tolman, E. C. (1948). Cognitive maps in rats and men. Psychological Review, 55(4), 189-208. doi: 10.1037/h0061626
Weil, J. L. (1984). The effects of delayed reinforcement on free-operant responding. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 41(2), 143-155. doi: 10.1901/jeab.1984.41-143