Adaptação da equipe docente do laboratório de aprendizagem de práticas simuladas ao processo ensino-aprendizagem em modo virtual. Relato de experiência.

Autores

  • Carlos Fernando Luna Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Escuela de Enfermeria
  • Marcela Noemí Quiñones Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Hospital Universitario de Maternidad y Neonatología
  • Marcela del Carmen Rivadera Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Hospital Universitario de Maternidad y Neonatología
  • Gloria Ester Rodríguez Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Escuela de Enfermeria

DOI:

https://doi.org/10.59843/2618-3692.v23.n40.39598

Palavras-chave:

simulação clínica, adaptação pedagógica, streaming, pedagogia

Resumo

Este relatório descreve a adaptação que a equipe docente do Laboratório de Aprendizagem de Práticas Simuladas passou em uma instituição educacional de nível universitário na Argentina diante da mudança no processo de ensino-aprendizagem, para se adequar às novas modalidades educacionais para acompanhar atividades práticas de simulação. Com base nisso, buscou-se reconhecer como isso foi alcançado em dois aspectos; em primeiro lugar, relacionadas com as tecnologias que tiveram de adquirir; e em segundo lugar, referindo-se às plataformas que deveriam utilizar, considerando as mudanças a serem avaliadas e implementadas na virtualidade, que serviram de ponto de partida para a criação de normativas e propostas pedagógicas em simulação clínica. Em jeito de encerramento, chegaram-se a conclusões e feedback positivos relativamente aos objetivos traçados, podendo assim implementar de forma favorável estratégias como streaming, recursos digitais e debriefing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Fernando Luna, Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Escuela de Enfermeria

Lic. en Enfermería. Docente Escuela de Enfermería. Laboratorio de Aprendizaje de Prácticas Simuladas. EE FCM UNC.

Contacto: carlosluna@unc.edu.ar

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0931-447432

Marcela Noemí Quiñones, Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Hospital Universitario de Maternidad y Neonatología

Lic. en Enfermería. Docente Escuela de Enfermería.

Contacto: mquinones17@unc.edu.ar
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3414-09603

Marcela del Carmen Rivadera, Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Hospital Universitario de Maternidad y Neonatología

Lic. en Enfermería. Docente Escuela de Enfermería.

Contacto: mquinones17@unc.edu.ar
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3414-09603

Gloria Ester Rodríguez, Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Escuela de Enfermeria

Docente Escuela de Enfermería. Esp. en Administración y Gestión en Enfermería. Laboratorio. de Aprendizaje de Prácticas Simuladas.

Contacto: glrodriguez@unc.edu.ar

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2941-9388

Referências

López Jiménez, Ilia E.; Villafañe Rodríguez, Camille. La integración del Tic al currículo: propuesta práctica. Rev. Razón y Palabra, núm. 74, noviembre, 2010 Universidad de los Hemisferios Quito, Ecuador Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/1995/199516111056.pdf

Caballero Martínez, F. Educ Med. 2017;18(Supl 1):12-19. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.elsevier.es/es-revista-educacion-medica-71-pdf-X1575181317608153

Area, M. (2000): ¿Qué aporta Internet al cambio pedagógico en la educación? en R. PÉREZ (Coord): Redes multimedia y diseños virtuales. Actas del III Congreso Internacional de Comunicación, Tecnología y Educación. Universidad de Oviedo, septiembre 2000. 128-135. [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/1995/199516111056.pdf

CEPAL-UNESCO. La educación en tiempos de pandemia. Ed. Cepal-Unesco. Santiago de Chile. Agosto 2020. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/S2000510 _es.pdf?sequence=1&isAllowed=y5. Urra Medina Eugenia, Sandoval Barrientos Sandra, Irribarren Navarro Fabio. El desafío y futuro de la simulación como estrategia de enseñanza en enfermería. Investigación educ. médica [revista en la Internet]. 2017 Jun [citado 2022 Oct 31] ; 6( 22 ): 119-125. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-50572017000200009&lng=es. https://doi.org/10.1016/j.riem.2017.01.147.

Reynosa Navarro, Enaidy, Rivera Arellano, Edith Gissela, Rodríguez Galán, Darien Barramedo, & Bravo Díaz, Rosa Elena. (2020). Adaptación docente educativa en el contexto covid-19: una revisión sistemática. Conrado, 16(77), 141-149. Epub 02 de diciembre de 2020. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en : http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000600141&lng=es&tlng=es.

Sociedad Argentina de Simulación en Ciencias de la Salud y Seguridad de los Pacientes. Recomendaciones para el uso seguro en tiempos de pandemia. Buenos Aires . CABA. 2020. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.sasim.org.ar/_files/ugd/e940d7_35db1dea9aab4cabb237fd52b00a3b26.pdf

Hodges, C. Moore, S et al. (2020). La diferencia entre la enseñanza remota de emergencia y el aprendizaje en línea. EDUCAUSE Review: [Citado 27 de marzo de 2020]. Disponible en: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

Cardenas, N., & Angulo, F. (2016). Análisis de las dimensiones de adaptación, mejoramiento e innovación en los procesos de aprendizaje tecnológico. CULTURA EDUCACIÓN Y SOCIEDAD, 7(2), 139–149. : [Citado 27 de marzo de 2020]. Disponible en: https://revistascientificas.cuc.edu.co/culturaeducacionysociedad/article/view/1468

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Luna, C. F., Quiñones, M. N., Rivadera, M. del C., & Rodríguez, G. E. (2022). Adaptação da equipe docente do laboratório de aprendizagem de práticas simuladas ao processo ensino-aprendizagem em modo virtual. Relato de experiência. Notas De Enfermería, 23(40), 57–59. https://doi.org/10.59843/2618-3692.v23.n40.39598

Edição

Seção

Artículos Originales