Adaptação da equipe docente do laboratório de aprendizagem de práticas simuladas ao processo ensino-aprendizagem em modo virtual. Relato de experiência.

Autores

  • Carlos Fernando Luna Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Escuela de Enfermeria
  • Marcela Noemí Quiñones Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Hospital Universitario de Maternidad y Neonatología
  • Marcela del Carmen Rivadera Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Hospital Universitario de Maternidad y Neonatología
  • Gloria Ester Rodríguez Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Médicas. Escuela de Enfermeria

DOI:

https://doi.org/10.59843/2618-3692.v23.n40.39598

Palavras-chave:

simulação clínica, adaptação pedagógica, streaming, pedagogia

Resumo

Este relatório descreve a adaptação que a equipe docente do Laboratório de Aprendizagem de Práticas Simuladas passou em uma instituição educacional de nível universitário na Argentina diante da mudança no processo de ensino-aprendizagem, para se adequar às novas modalidades educacionais para acompanhar atividades práticas de simulação. Com base nisso, buscou-se reconhecer como isso foi alcançado em dois aspectos; em primeiro lugar, relacionadas com as tecnologias que tiveram de adquirir; e em segundo lugar, referindo-se às plataformas que deveriam utilizar, considerando as mudanças a serem avaliadas e implementadas na virtualidade, que serviram de ponto de partida para a criação de normativas e propostas pedagógicas em simulação clínica. Em jeito de encerramento, chegaram-se a conclusões e feedback positivos relativamente aos objetivos traçados, podendo assim implementar de forma favorável estratégias como streaming, recursos digitais e debriefing.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

1. López Jiménez, Ilia E.; Villafañe Rodríguez, Camille. La integración del Tic al currículo: propuesta práctica. Rev. Razón y Palabra, núm. 74, noviembre, 2010 Universidad de los Hemisferios Quito, Ecuador Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/1995/199516111056.pdf

2. Caballero Martínez, F. Educ Med. 2017;18(Supl 1):12-19. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.elsevier.es/es-revista-educacion-medica-71-pdf-X1575181317608153

3. Area, M. (2000): ¿Qué aporta Internet al cambio pedagógico en la educación? en R. PÉREZ (Coord): Redes multimedia y diseños virtuales. Actas del III Congreso Internacional de Comunicación, Tecnología y Educación. Universidad de Oviedo, septiembre 2000. 128-135. [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/1995/199516111056.pdf

4. CEPAL-UNESCO. La educación en tiempos de pandemia. Ed. Cepal-Unesco. Santiago de Chile. Agosto 2020. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/S2000510 _es.pdf?sequence=1&isAllowed=y5. Urra Medina Eugenia, Sandoval Barrientos Sandra, Irribarren Navarro Fabio. El desafío y futuro de la simulación como estrategia de enseñanza en enfermería. Investigación educ. médica [revista en la Internet]. 2017 Jun [citado 2022 Oct 31] ; 6( 22 ): 119-125. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-50572017000200009&lng=es. https://doi.org/10.1016/j.riem.2017.01.147.

6. Reynosa Navarro, Enaidy, Rivera Arellano, Edith Gissela, Rodríguez Galán, Darien Barramedo, & Bravo Díaz, Rosa Elena. (2020). Adaptación docente educativa en el contexto covid-19: una revisión sistemática. Conrado, 16(77), 141-149. Epub 02 de diciembre de 2020. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en : http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000600141&lng=es&tlng=es.

7. Sociedad Argentina de Simulación en Ciencias de la Salud y Seguridad de los Pacientes. Recomendaciones para el uso seguro en tiempos de pandemia. Buenos Aires . CABA. 2020. Jun [citado 2022 Oct 31] Disponible en: https://www.sasim.org.ar/_files/ugd/e940d7_35db1dea9aab4cabb237fd52b00a3b26.pdf

8. Hodges, C. Moore, S et al. (2020). La diferencia entre la enseñanza remota de emergencia y el aprendizaje en línea. EDUCAUSE Review: [Citado 27 de marzo de 2020]. Disponible en: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

9. Cardenas, N., & Angulo, F. (2016). Análisis de las dimensiones de adaptación, mejoramiento e innovación en los procesos de aprendizaje tecnológico. CULTURA EDUCACIÓN Y SOCIEDAD, 7(2), 139–149. : [Citado 27 de marzo de 2020]. Disponible en: https://revistascientificas.cuc.edu.co/culturaeducacionysociedad/article/view/1468

Publicado

2022-12-01

Edição

Seção

Artículos Originales

Como Citar

Adaptação da equipe docente do laboratório de aprendizagem de práticas simuladas ao processo ensino-aprendizagem em modo virtual. Relato de experiência. (2022). Notas De Enfermería, 23(40), 57-59. https://doi.org/10.59843/2618-3692.v23.n40.39598