Validación de constructo de escala que mide alfabetización en salud sexual y reproductiva

Validação do construto de uma escala que mede a alfabetização em saúde sexual e reprodutiva

Autores

  • Juan Guerrero-Núñez Departamento de Obstetricia y Puericultura, Universidad de Atacama.
  • Francisco Guillén-Grima Departamento de Ciencias de la Salud, Universidad Pública de Navarra
  • Inés Aguinaga-Ontoso Departamento de Ciencias de la Salud, Universidad Pública de Navarra

DOI:

https://doi.org/10.31052/1853.1180.v28.n2.37423

Palavras-chave:

Alfabetización en Salud, Evaluación de la situación de salud, Comunicación de salud, salud reproductiva , planificacion familiar

Resumo

Objetivo: Medir a capacidade de discriminação dos itens, fiabilidade e validade do construto de uma escala que mede o nível de Alfabetização em Saúde Sexual e Reprodutiva.

Métodos: Através de um teste piloto da escala, em uma amostra de 375 estudantes universitários, foram implementadas 3 etapas de avaliação. Primeira: avaliação das variáveis ​​sociodemográficas e capacidade discriminante dos itens; utilizando estatísticas de tendência central, teste U de Mann-Whitney, coeficiente de correlação bisserial, efeitos de piso e teto e correlação de item total  a  fim de eliminar itens com menor discriminação. Segunda: avaliação da fiabilidade, utilizando Omega de  McDonald e Alpha  de Cronbach. Terceira: validade do construto e convergência; avaliando o modelo por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e teste de convergência com a percepção do estado de saúde.

Resultados: A versão final possui 24 itens, 6 para cada uma das 4 subescalas. Sua confiabilidade é de 0,96. A AFC valida o modelo proposto de 4 fatores equivalentes às subescalas: Chi2/gl=2,15, RMSEA=0,056, SRMR=0,037, CFI=0,961, TLI=0,957, NFI=0,931, RFI=0,922, IFI=0,962. Evidencia-se a validade da convergência.

Conclusões: A escala apresenta validade e confiabilidade, é breve e de fácil aplicação. Recomendado para diagnósticos de saúde  comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Naciones Unidas. La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible. Una oportunidad para América Latina y el Caribe 2018. Available from: https://www.cepal.org/sites/default/files/publication/files/40155/S1801141_es.pdf.

World Health Organization, Meeting on E, Treatment in Human S. Education and treatment in human sexuality : the training of health professionals, report of a WHO meeting [held in Geneva from 6 to 12 February 1974]. Geneva: World Health Organization; 1975 1975.

Galdos Silva S. La conferencia de El Cairo y la afirmación de los derechos sexuales y reproductivos, como base para la salud sexual y reproductiva. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Publica. 2013;30:455-60.

Organización Mundial de la Salud. Promoción de la salud sexual. Recomendaciones para la acción. Guatemala. 2000.

Organización Mundial de la Salud. Defining sexual health: Report of a technical consultation on sexual health. 2006.

Organización Mundial de la Salud. Declaración de Shanghai sobre la promoción de la salud en la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Shanghai. 2016.

Scherer LD, Pennycook G. ¿Quién es más susceptible a la información errónea en línea sobre la salud? Revista panamericana de salud publica = Pan American journal of public health. 2021;45:e53-e.

Juvinyà-Canal D, Bertran-Noguer C, Suñer-Soler R. Alfabetización para la salud, más que información. Gaceta Sanitaria. 2018;32:8-10.

Organización Mundial de la Salud. Promoción de la Salud.Glosario 1998. Available from: https://www.msssi.gob.es/profesionales/saludPublica/prevPromocion/docs/glosario.pdf.

Sørensen K, Van den Broucke S, Fullam J, Doyle G, Pelikan J, Slonska Z, et al. Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health. 2012;12(1):80.

Sørensen K, Van den Broucke S, Pelikan JM, Fullam J, Doyle G, Slonska Z, et al. Measuring health literacy in populations: illuminating the design and development process of the European Health Literacy Survey Questionnaire (HLS-EU-Q). BMC Public Health. 2013;13(1):948.

Kickbusch I, Pelikan JM, Apfel F, Tsouros AD. Health Literacy. The Solid Facts. World Health Organization, Regional Office for Europe: Geneva, Switzerland; 2013.

Quenzel G, Schaeffer D, Messer M, Vogt D. Gesundheitskompetenz bildungsferner Jugendlicher. Bundesgesundheitsblatt - Gesundheitsforschung - Gesundheitsschutz. 2015;58(9):951-7.

Guo S, Armstrong R, Waters E, Sathish T, Alif SM, Browne GR, et al. Quality of health literacy instruments used in children and adolescents: a systematic review. BMJ Open. 2018;8(6):e020080.

Bas Sarmiento P, Fernández Gutiérrez M. Evaluación de la Alfabetización en Salud en Población Infantil. RINSAD. 2019;1(3):1-17.

Salud OPdl. La salud de los adolescentes y jóvenes en la Región de las Américas: la aplicación de la estrategia y el plan de acción regionales sobre la salud de los adolescentes y jóvenes (2010-2018). Informe resumido. Washington, D.C.:. 2018.

Alzate MM, Dongarwar D, Matas JL, Salihu HM. The Effect of Sexual Literacy on Adolescent Pregnancy in Colombia. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology. 2020;33(1):72-82.

França AS, Pirkle CM, Sentell T, Velez MP, Domingues MR, Bassani DG, et al. Evaluating Health Literacy among Adolescent and Young Adult Pregnant Women from a Low-Income Area of Northeast Brazil. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(23).

Dongarwar D, Salihu HM. Influence of Sexual and Reproductive Health Literacy on Single and Recurrent Adolescent Pregnancy in Latin America. J Pediatr Adolesc Gynecol. 2019;32(5):506-13.

Blázquez Barba M, Gómez Romero D, Frontaura Fernández I, Camacho Ojeda A, Rodríguez Salas FM, Toriz Cano H. Uso de Internet por los adolescentes en la búsqueda de información sanitaria. Atención Primaria. 2018;50(9):547-52.

Espino La O Z, Chong Quesada D, Rodríguez Artiles M, Álvarez Pérez NL. Instrumento de medición de la alfabetización en salud sexual y reproductiva en estudiantes universitarios. MEDISAN. 2018;22:568-77.

León-Larios F, Gómez-Baya D. Diseño y validación de un cuestionario sobre conocimientos de sexualidad responsable en jóvenes. Revista Española de Salud Pública. 2018;92.

Guerrero Núñez J. Diseño y validación de contenido de escala de Alfabetización en Salud Sexual y Reproductiva. Revista de Salud Pública. 2021;26(2):19 - 30.

AG D, KM S, MM S. OpenEpi: Open Source Epidemiologic Statistics for Public Health, Versión. www.OpenEpi.com, actualizado 2013/04/06.

Elousa P, Egaña M. Psicometría aplicada: Guía para el análisis de datos y escalas con Jamovi. Universidad del País Vasco. Bilbao. 2020.

Espinoza SC, Novoa-Muñoz F. Advantages of ordinal alpha versus Cronbach's alpha, illustrated using the WHO AUDIT testVantagens do alfa ordinal em relação ao alfa de Cronbach verificadas na pesquisa AUDIT-OMS. Revista panamericana de salud publica = Pan American journal of public health. 2018;42:e65-e.

Frias Navarro D. Apuntes de Consistencia interna de las puntuaciones de un instrumento de medida. In: España V, editor. 2020. p. 13.

Park J-H, Kim J-I. Practical Consideration of Factor Analysis for the Assessment of Construct Validity. J Korean Acad Nurs. 2021;51(6):643-7.

Escobedo Portillo MT, Hernández Gómez JA, Estebané Ortega V, Martínez Moreno G. Modelos de ecuaciones estructurales: Características, fases, construcción, aplicación y resultados. Ciencia & trabajo. 2016;18:16-22.

Tavakol M, Wetzel A. Factor Analysis: a means for theory and instrument development in support of construct validity. International journal of medical education. 2020;11:245-7.

Bas-Sarmiento P, Fernandez-Gutierrez M, Poza M, Pelicano Piris N. Propuestas de evaluación de la Alfabetización en Salud. 2015;6:1-11.

Gil-Gómez de Liaño B, Pascual-Ezama D. La metodología Delphi como técnica de estudio de la validez de contenido. Anales de Psicología. 2012;28(3):1011-20.

Rigo DY, Donolo D. Modelos de ecuaciones estructurales usos en investigación psicológica y educativa. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology. 2019;52(3):345-57.

Borges Hernandez P, Ruiz R, De la Vega R. Validez convergente de la escala POMS-VIC (Validation and convergent analysis of the scale POMS-VIC). Retos. 2021;42:891-7.

Fernández A, Ruiz L, Vrecer N. La alfabetización en salud y el empoderamiento de las comunidades. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales Universidad de Barcelona. 2013;XVII, Núm. 427.

Sala M, Guilabert M, Carrillo I. Alfabetización en Salud y Salud Percibida. Revista de Psicología de la Salud. 2020;8 N°1.

Shatenko S, Harder S, Gair J. Why you should Mini-Med School: Mini-Med School as an intervention to increase health literacy. Can Med Educ J. 2020;11(6):e72-e8.

Hyman A, Stewart K, Jamin AM, Novak Lauscher H, Stacy E, Kasten G, et al. Testing a school-based program to promote digital health literacy and healthy lifestyle behaviours in intermediate elementary students: The Learning for Life program. Prev Med Rep. 2020;19:101149.

Loer AM, Domanska OM, Stock C, Jordan S. Subjective Generic Health Literacy and Its Associated Factors among Adolescents: Results of a Population-Based Online Survey in Germany. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(22).

Publicado

2023-01-05

Como Citar

1.
Guerrero-Núñez J, Guillén-Grima F, Aguinaga-Ontoso I. Validación de constructo de escala que mide alfabetización en salud sexual y reproductiva : Validação do construto de uma escala que mede a alfabetização em saúde sexual e reprodutiva. Rev. Salud Pública (Córdoba) [Internet]. 5º de janeiro de 2023 [citado 17º de julho de 2024];28(2). Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/37423

Edição

Seção

Artigos Originais