PROFISSIONAIS E POLÍTICA DE DROGAS ANTINEOPLÁSICAS NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DE ROSÁRIO: ESTUDO QUALITATIVO

Autores

  • Valeria Palchik Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario
  • María L. Traverso Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario
  • Marisel Colautti Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario
  • Mariela Bianchi Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario
  • María L. Dolza Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario
  • José M. Catena Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario
  • Valeria Hernandez Profesorado en Portugués. Facultad de Humanidades y Artes. Universidad Nacional de Rosario
  • Mercedes Cecilia Salamano Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.31052/1853.1180.v22.n1.17058

Palavras-chave:

política de saúde, medicamentos, agentes antineoplásicos, farmacoepidemiologia.

Resumo

Objetivo: Analisar, baseada na perspectiva dos profissionais, a execução da política de antineoplásicos do Serviço de Oncologia Pública de Rosario. Métodos: Estudo qualitativo retrospectivo, utilizando entrevistas semiestruturadas com informantes-chave do Serviço. Período: janeiro a junho de 2012. Eixos definidos: (a) conhecimento de programas de medicina oncológica; (b) marco regulatório; (c) financiamento; (d) ferramentas de administração de seleção / prescrição / oncologia; (e) inovações de drogas e uso off-label; (f) trabalho em equipe; g) âmbito do trabalho. Resultados: Respostas geralmente derivadas ao campo clínico. Eles alegaram saber sobre o Programa Nacional de Câncer, mas foi visto isolado da prática diária de cuidados de saúde. Os regulamentos relacionados ao desempenho dentro do serviço foram mais claramente reconhecidos. No financiamento, os problemas de jurisdição foram distinguidos. Referiram-se às Diretrizes Internacionais de Prática Clínica, hierarquizando a necessidade de consenso dentro da equipe. Eles observaram o regulador com cautela. Eles alegaram receberem informações atualizadas sobre oncologia, mas hesitaram em definir off-label. A equipe de trabalho foi contextualizada dentro da Rede Municipal de Saúde Pública. Conclusões: Na perspectiva dos profissionais de saúde, o Programa Nacional foi enquadrado em um cenário complexo, com pontos fortes e limitações. A abordagem qualitativa dá visibilidade a aspectos que podem complementar outros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mercedes Cecilia Salamano, Área Farmacia Asistencial. Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas. Universidad Nacional de Rosario

Profesora Adjunta del Area Farmacia Asistencial de la Carrera de Farmacia de la Facultad de Cs Bioquímicas y Farmacéuticas de la UNR

Referências

Referencias Bibliográficas:

Instituto Nacional del Cáncer. Buenos As: Ministerio de Salud de la Nación. Análisis de la situación del cáncer en Argentina. [Disponible en: http://www.msal.gov.ar/inc/index.php/acerca-del-cancer/estadisticas]. [Último acceso: octubre 2015].

Organización Mundial de la Salud. Informe sobre la situación mundial de las enfermedades no transmisibles 2010. Resumen de Orientación. [Disponible en: http://www.who.int/nmh/publications/ncd_report_summary_es.pdf]. [Último acceso: noviembre 2015].

Maceira, D. Olaviaga, S. Mapa de actores del sector oncológico en la Argentina. Revista de Salud Pública.2011;1:17-28.

Ministerio de Salud. Legisalud Argentina. Ley 15766. [Disponible en: http://test.e-legis-ar.msal.gov.ar/leisref/public/showAct.php?id=19300]. [Último acceso: noviembre 2015].

Ministerio de Salud. Legisalud Argentina. Decreto 6180/1965. [Disponible en: http://test.e-legis-ar.msal.gov.ar/leisref/public/showAct.php?id=17900]. [Último acceso: noviembre 2015].

Secretaría de Estado de Salud Pública. Programa de Control de Cáncer. Resolución Secretarial Nº 2886/76. Argentina. 1976.

Taylor SJ, Bordan R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación México: Editorial Paidos. 1996.

Municipalidad de Rosario. Descripción Centro de Especialidades Médicas Ambulatorias de Rosario “M. H. Zuasnábar” (CEMAR). [Disponible en: http://www.rosario.gov.ar/sitio/lugaresVisual/verLugar.do?id=1727]. [Último acceso: noviembre 2015].

Maceira D, Cejas C, Olaviaga S. Coordinación e integración: el desafío del sistema de salud argentino. Bs. As. Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento (CIPPEC). 2012.

Clinical Oncology Society of Australia. Guidelines for the Safe Prescribing, Dispensing and Administration of Cancer Chemotherapy. 2008. [Disponible en: https://www.cosa.org.au/media/1093/cosa_guidelines_safeprescribingchemo2008.pdf.]. [Último acceso: abril 2016].

Confalone Gregorián M. Uso de la evidencia científica para la toma de decisiones. Boletín INC Nº 15. Agosto 2014. [Disponible en: http://www.msal.gov.ar/inc/images/stories/downloads/comunicacion/boletines/boletin_n15_evaluacion-tecnologias-sanitarias.pdf]. [Último acceso: enero 2016].

Santa Cruz P. La industria farmacéutica y su influencia en la práctica clínica. Rev GPU. 2011;7;1:92-102.

Organización Panamerica de la Salud.OMS Argentina. Acreditan a la ANMAT como autoridad reguladora de medicamentos de referencia. [Disponible en: http://www.paho.org/arg/index.php?option=com_content&view=article&id=417:acreditan-anmat-autoridad-reguladora-medicamentos-referencia&Itemid=281]. [Último acceso: enero 2016].

Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica. ANMAT. Guía de Buenas Prácticas de Farmacovigilancia.2009. Ministerio de Salud. Argentina Circular 008/2009. (20/11/2009)

Real JP; Palchik V; Salamano M; Traverso ML; Palma S. Off label use of medicines in Argentina. Who wins and who loses? Pharmaceuticals Policy and Law. 2012;14:209-22.

Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica. ANMAT. Ministerio de Salud. Presidencia de la Nación. [Disponible en: http://www.anmat.gov.ar/comunicados/Indicaciones_de_medicamentos_fp.pdf]. [Último acceso: mayo 2016].

Publicado

2018-04-19

Como Citar

1.
Palchik V, Traverso ML, Colautti M, Bianchi M, Dolza ML, Catena JM, Hernandez V, Salamano MC. PROFISSIONAIS E POLÍTICA DE DROGAS ANTINEOPLÁSICAS NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DE ROSÁRIO: ESTUDO QUALITATIVO. Rev. Salud Pública (Córdoba) [Internet]. 19º de abril de 2018 [citado 24º de junho de 2024];22(1):31-40. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/17058

Edição

Seção

Artigos Originais