A POÉTICA DE MANOEL DE BARROS E SUAS POSSIBILIDADES LINGUÍSTICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O presente artigo pretende apresentar discussões e possibilidades de ensino da linguagem por meio da poesia de Manoel de Barros. A opção por seus textos se deu em virtude de seu discurso poético aproximar-se da infância devido à sua inventividade e ruptura com a lógica. Para tal, será traçada a trajetória da poesia infantil, algumas discussões sobre Barros e, por fim, algumas possibilidades linguísticas como: a análise dos neologismos e a própria reinvenção da escrita. A proposta de trabalho tem como objetivo a formação de leitores críticos e capazes de se apropriar da linguagem para produzir textos eficazes. Organizou-se o artigo a partir da pesquisa bibliográfica, viabilizando o estudo e a análise das obras do autor e elaboração de atividades.Downloads
Published
2015-12-22
Issue
Section
Artículos
License
Aquellos/as autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los/as autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cual estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- La cesión de derechos no exclusivos implica que la publicación de los artículos en la presente revista no quita la posibilidad o el derecho al autor de publicar de manera posterior a otras revistas u órganos editoriales y la autorización por parte de los autores para que el trabajo sea depositado en los repositorio institucionales: Portal de Revistas de la Universidad Nacional de Córdoba.