Pedagogia da Reforma de Córdoba.

Autores/as

  • Denise Leite

DOI:

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v7.n1.20103

Palabras clave:

Reforma de Córdoba, Pedagogia da Reforma, Estudantes, Universidade

Resumen

A Reforma de Córdoba foi entendida como produto de circunstâncias históricas que criaram um contexto favorável às mudanças. Neste artigo procuro mostrar como o fato passado tem a ver com o conceito de reforma do presente. Tentei refazer uma epistemologia do social em um campo de estudo das reformas educacionais com apoio em Popkewitz (1994). Revisei o passado colonial da cidade de Córdoba e a herança pedagógica da universidade medieval, estudei a pedagogia da reforma e as pautas estudantis de 1918. O artigo conclui respondendo à questão: O que fez a Reforma de Córdoba ser lembrada durante 100 anos?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Barros, E. F., Bordabehére, I. C., Valdés, H., Sayago, G., Castellanos, A., Méndez, L. M., Bazante, J. L., Maceda, C. G., Molina, J., Pinto, C. S., Biagosch, E. R., Nigro, A. J., Saibene, N. J., Allende, A. M., & Garzón, E. (1918). La Juventud Argentina de Córdoba a los Hombres Libres de Sudamérica (Manifesto Liminar) (Órgano de la Federación Universitaria de Córdoba). La Gaceta Universitaria, 10.

Freitas Neto, J. A. d. (2011). A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana. Revista Ensino Superior Unicamp (Jun), 62-70.

Goldmann, L. (1978). Epistemologia e filosofia política. Lisboa: Editoial Presença.

Guilhon Albuquerque, J. A. (1977). Movimento estudantil e consciência social na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Ingenieros, J. (1924/2017). Propagación universitaria. La Revolución universitaria se extiende ya por toda la américa. Integración y Conocimiento, 2(7), 121.

Krotsch, P. (2004). Los estudiantes universitarios como actores de reformas em América Latina: la cultura de los jóvenes y la crisis de la institución. Avaliação. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 9(4), 99-119.

Leite, D. (1990). Aprendizagem e consciência social na universidade. PHD Thesis, Ufrgs, Porto Alegre, Brasil.

Leite, D. (2002). Avaliação Institucional, Reforma e redesenho Capitalista da Universidades. Avaliação. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 7, 29-48.

Leite, D. (2008). Manifesto dos estudantes de Córdoba. Aos estudantes, homens e mulheres livres da américa no século XXI. In E. Sader, H. Aboites & P. Gentili (Eds.), La Reforma Universitaria. Desafíos y perspectivas noventa años después. Buenos Aires: Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Leite, D. (2010). Mercados, Rankings e Estudantes Consumidores: Escolhas-Escolhidas ou o que diriam os colegas de Córdoba? In: LEHER , Roberto. (2010). Por una reforma radical de las universidades latinoamericanas / compilado por Roberto Leher. - 1a ed. - Rosario: Homo Sapiens Ediciones.

Miranda, E. (2017). La universidad en la encrucijada. Del imaginario de la democratización al discurso de la excelencia. Una lectura a cien años de 1918. X SIES. Conhecimento em contextos emergentes no centenário da Reforma de Córdoba. Conferência Inaugural. Porto Alegre 6-18, Novembro, 2017.

Moyano, J. (2017). Los reformistas cordobeses en 1918. Clivajes, aliados y antagonistas. Integración y Conocimiento, 1(6), 53-65.

Popkewitz, T. S. (1994). Sociología política de las reformas educativas: el poder-saber en la enseñanza, la formación del profesorado y la investigación. Madrid: Ediciones Morata.

Popkewitz, T. S. (1994a). Modelos de poder y regulación social en pedagogía. Madrid: Pomares.

Portantiero, J. C. (1978). Estudiantes y política en América Latina: el proceso de la reforma universitaria, 1918-1938.

Quijano, C. (1928/2008). La reforma universitaria y la Facultad de Derecho de Montevideo. In E. Sader, H. Aboites & P. Gentili (Eds.), La Reforma Universitaria. Desafíos y perspectivas noventa años después. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Ribeiro, D. (1982). A universidade necessária. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Ribeiro, D. (1983). O dilema da América Latina. Estruturas de poder e forças insurgentes. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes.

Ripatti-Torniainen, L. (2017). Becoming (a) public: what the concept of public reveals about a programmatic public pedagogy at the university. Higher Education, 1-15.

Roca, D. (2017). La nueva generación Argentina. Discurso de clausura del Primer Congreso Nacional de Estudiantes Universitários. Integración y Conocimiento, 1(6).

Sarmiento, D. F. (2010). Facundo ou civilização e barbárie. S. Paulo: Cosac Naif.

Sarmiento, D.F. (1962). Memorias. Buenos Aires: Ediciones Culturales Argentinas.

Torres, C. A. La Reforma de Córdoba fue mucho más que una Reforma Universitaria. Fue un acto político-pedagógico que impactó la vida política latino-americana. Integración y Conocimiento, 2(7).

Tünnermann, C. B. (2008). 90 años de la reforma universitaria de Córdoba (1918-2008). Buenos Aires: Clacso-Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Ullmann Reinholdo e Bohnen, A. (1994). A universidade. Das origens à Renascença. São Leopoldo: Editora Unisinos.

Vázquez, G. (2017). Estudiantes y política, 40 años después. Integración y Conocimiento, 1(6).

Publicado

30.06.2018

Cómo citar

Leite, D. (2018). Pedagogia da Reforma de Córdoba. Integración Y Conocimiento, 7(1), 37–53. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v7.n1.20103

Número

Sección

Dossier especial: "Presente y pasado: disputas de sentido sobre la Reforma Universitaria".