Reflexões sobre as formulações discursivas no Museu de História "Fuerte Independencia"

Autores

  • Felicitas Sánchez Azcarate Laboratorio de Arqueología Regional Bonaerense, Facultad de Humanidades, Universidad Nacional de Mar del Plata

DOI:

https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n3.28359

Palavras-chave:

Museus históricos, Museografia, Construções discursivas, Alteridade, Sociedades indígenas

Resumo

Os museus históricos, entendidos como dispositivos culturais, atuam como espaços que configuram e oferecem certas histórias sobre o passado. Por meio da encenação e montagem, as exposições museográficas cristalizam estruturas de compreensão da história, patrimônio e memória histórica. O artigo investiga os discursos sobre o futuro local proferidos no Museu Histórico “Fuerte Independencia”, localizado na cidade de Tandil, centro-sul da província de Buenos Aires. A análise permite elucidar como, por um lado, “o indígena” é elaborado em relação ao universo de significados que buscam delinear o passado local e a identidade tandilense e, por outro, como os discursos sobre a alteridade de sociedades indígenas. Assim, simultaneamente à sua produção como alteridade, "o indígena" se congela em um segmento concluído e / ou acabado da história local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bertoni, L. (2001). “Patriotas, cosmopolitas y nacionalistas. La construcción de la nacionalidad argentina a fines del siglo XIX”. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Blasco, M. E. (2007). Los Museos Históricos en la Argentina entre 1889 y 1943. XI Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia Lugar: Universidad Nacional de Tucumán.

Cattaruzza, A. (2001). Descifrando pasados: debates y representaciones de la historia nacional. En A. CATTARUZZA, (Dir.), Nueva Historia Argentina.

Fernandez Bravo, A (2016). “El museo vacio: acumulación primitiva, patrimonio cultural e identidades colectiva. Argentina y Brasil: 1880-1945”. Ciudad autónoma de Buenos Aires. Editorial EUDEBA.

Lionetti, L. (2007) La misión política de la escuela pública. Formar a los ciudadanos de la república (1870-1916). Buenos Aires: Miño y Dávila Editores.

Morales Moreno, L. G. (2009). “Límites narrativos de los museos de historia”, Alteridades, vol. 19, núm. 37, pp. 43-56, Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa Distrito Federal, México.

Nora P. (2008). Pierre Nora en Les Lieux de mémoire. Porlogo de Jose Rilla. Montevideo. Ediciones Trilce.

Novaro, G. (2003). “Indios, aborígenes y pueblos originarios. Sobre el cambio de conceptos y la continuidad de los conceptos escolares”. Revista educación, lenguaje y sociedad. Vol nº1: 199-219.

Pereyra, E. (2006). Museología, historia, patrimonio y sociedad. Vieregg H, Risnicoff de Gorgas M, Schiller R. (eds.), Museología e Historia: un campo de conocimiento, tema 2, XXIX Encuentro Anual del ICOFOM, y XV Encuentro Regional del ICOFOM LAM, Córdoba.

Pérez Calarco, M. I. (2012). Lugones, la hora del cuchillo (entre los dientes). Revista Hispamérica. Año 41, No. 123 (Diciembre 2012), pp. 15-22.

Prieto, A. (1998). “El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna”, Sudamericana. Buenos Aires.

Pupio, M. A. (2005). “Coleccionistas de objetos históricos, arqueológicos y de ciencias naturales en museos municipales de la provincia de Buenos Aires en la década de 1950”, História, Ciencias, Saúde-Manguinhos, V. 12, PP. 205-229.

Reca, M. M. (2011). Estudio de público de museos: el aporte teórico-metodológico de la semiótica. Revista do Museu de Arqueología e Etnología, 21: 357-369.

Sorense Goodich, D. (1997) La conferencia pública en la construcción de los mitos nacionales en la argentina del centenario. In: América: Cahiers du CRICCAL, n°18 tome 2. Les Formes brèves de l’expression culturelle en Amérique Latine de 1850 à nos jours : Poésie, Théâtre, Chanson, Chronique, Essai. pp. 559-565.

Uribarren, M. S. (2009). “La Comisión Nacional de Museos y de Monumentos y Lugares históricos de la Argentina entre 1938 y 1946: El patrimonio cultural y la construcción de una idea de Nación”, Cuadernos de Historia, Serie Ec. y Soc., N° 11, CIFFyH-UNC, Córdoba, pp. 213-244.

Vera, J., Soria J. L y G. Seal. (2014). Representaciones del mundo indígena pampeano en ámbitos educativos. En: Mazzanti y Quintana (Eds.) Historias Milenarias Pampeanas. Arqueología de las sierras de Tandilia. Larbo, UNMDP.

Veron, E. (1993). “La semiosis social. Fragmentos de una teoría de la discursividad”. Barcelona: Editoral Gedisa.

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Museología

Como Citar

Sánchez Azcarate, F. (2020). Reflexões sobre as formulações discursivas no Museu de História "Fuerte Independencia". Revista Del Museo De Antropología, 13(3), 155-164. https://doi.org/10.31048/1852.4826.v13.n3.28359

Artigos Semelhantes

71-80 de 210

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.